Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrições para feiras científicas do IFMS seguem até dia 31

SCT 2021

Inscrições para feiras científicas do IFMS seguem até dia 31

por Juliana Aragão publicado: 18/08/2021 13h40 última modificação: 18/08/2021 13h40

Seguem até o dia 31 de agosto as inscrições de trabalhos para a edição 2021 das Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Podem participar estudantes e professores do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das redes pública e privada de ensino, além de ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos integrados após novembro do ano passado.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador, no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS

O tutorial Passo a Passo da Inscrição explica todas as etapas de submissão e dá dicas para que os estudantes gravem os vídeos sobre as pesquisas.

Todas as normas para a elaboração do resumo expandido, do vídeo de apresentação do projeto, do relatório do trabalho e do caderno de campo estão disponíveis no item 6 do edital de abertura da seleção de trabalhos, publicado na Central de Seleção do IFMS, onde também é possível ter acesso ao modelo de resumo de cada feira.

Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.

Após o cadastro e a submissão do trabalho, a banca irá indicar a necessidade de correção e adequações até 14 de setembro. A previsão é que os trabalhos aprovados sejam divulgados no dia 25 do mesmo mês.

O prazo para o envio da documentação relativa ao trabalho selecionado, o que inclui o vídeo de apresentação gravado pelos estudantes, irá até 27 de setembro.

Os trabalhos serão expostos de forma virtual entre os dias 4 e 8 de outubro, durante as feiras promovidas pelos campi: Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).

Avaliação e Premiação – A comissão avaliadora será composta por professores e pesquisadores de diversas instituições e áreas de conhecimento, para atestar a qualidade dos trabalhos.

A premiação das Feiras de Ciência e Tecnologia 2021 será transmitida em eventos virtuais organizados pelos respectivos campi. A previsão é que os trabalhos premiados sejam divulgados no dia 8 de outubro.

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:

• 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • melhor vídeo;
  • melhor relatório;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental.;
  • melhor projeto na categoria convidados;
  • melhor projeto na categoria: impacto socioambiental;
  • melhor projeto na categoria: inovação tecnológica.

SCT 2021 – As feiras científicas do IFMS fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2021, que será realizada entre 4 e 9 de outubro com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta".

Realizada pelo IFMS há 11 anos, a SCT 2021 prevê em sua programação salas virtuais de aprendizagem, onde serão oferecidos cursos, palestras e oficinas, além de:

• Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict);
  • Hackathon multicampi;
  • Atividades makers;
  • Encontro de Iniciação Científica;
  • Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (Cipei).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página da SCT 2021.