Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Matrícula para selecionados vai até sexta-feira

Especialização

Matrícula para selecionados vai até sexta-feira

Cursos são ofertados por Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Jardim. Solicitação precisa ser feita on-line
por Cleyton Lutz publicado: 03/08/2021 14h53 última modificação: 03/08/2021 14h53

Os candidatos selecionados em primeira chamada para as especializações em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica e em Informática Aplicada à Educação – ofertadas pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Jardim – devem efetuar a matrícula até sexta-feira, 6. 

O resultado final dos processos seletivos e a primeira chamada dos editais n° 47, 48 e 49 estão disponíveis na Central de Seleção. A seleção foi feita por sorteio, no dia 27 de julho, respeitando a divisão das vagas entre servidores do Instituto Federal, professores da Rede Municipal de Campo Grande (Reme) e comunidade externa. 

Os convocados precisam estar atentos aos documentos necessários e aos procedimentos para matrícula, que acontece exclusivamente pelo Sistema de Matrículas do IFMS. Caso seja o primeiro acesso, o usuário deverá ativá-lo clicando em “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. 

Será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro do sistema de seleção. Após ativar o seu acesso, o login no sistema estará liberado, basta acessar o endereço e informar seu CPF. 

Ao logar, será informado ao candidato o curso e campus para o qual está apto a solicitar a matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta é necessário enviar um e-mail para a Central de Relacionamento do campus onde concorreu a vaga. 

Se as informações estiverem corretas, o selecionado deverá clicar em “Solicitar Matrícula”. Como o preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito, caso não tenha sido preenchido ainda, haverá redirecionamento para a página. Após a validação do questionário, os dados pessoais também serão mostrados para atualização e possíveis correções. 

Documentação – É necessário então anexar os seguintes documentos digitalizados:

  • requerimento de matrícula, preenchido e assinado (Anexo 1)
  • diploma de graduação;
  • comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);
  • cópia do holerite atualizado (apenas para professores da REME);
  • documento oficial de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • uma foto 3x4;
  • comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo cinco megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf. 

Após carregar todos os arquivos, o candidato deverá clicar em “Salvar e Finalizar” para encerrar o processo. Ao final do procedimento, será exibido um comprovante. 

Especialização – Por meio dos três processos seletivos foram ofertadas 190 vagas para as pós-graduações lato sensu. Os cursos possuem carga horária de 360h, acrescidas de 60 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

As aulas terão início no dia 13 de agosto. Para todas as turmas, os módulos serão ofertados de forma presencial, mas algumas disciplinas poderão ser desenvolvidas na modalidade a distância.