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Cooperação

Última semana para inscrição no edital IFMaker Educador

Seleção prevê a destinação de R$ 266 mil para o desenvolvimento de materiais didáticos e soluções pedagógicas. Prazo termina na segunda-feira, 4
por Cleyton Lutz publicado: 27/09/2021 16h28 última modificação: 27/09/2021 16h28

A submissão de propostas para o edital IFMaker Educador, que visa estimular o desenvolvimento e a transferência de tecnologias educacionais para escolas públicas do Estado, termina na próxima segunda-feira, 4. 

O processo seletivo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) busca fortalecer a educação básica através da produção de materiais didáticos e demais soluções aplicadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, capacitando professores e estudantes de escolas públicas nas diferentes localidades atendidas pelos campi da instituição. 

O total de recursos disponibilizados é de R$ 266 mil. Serão contemplados até dez propostas com R$ 26.600. Para cada projeto, serão destinados R$ 15 mil para custeio e capital e outros R$ 11.600 para o pagamento de bolsas. 

O professor coordenador precisa ser servidor docente efetivo do quadro permanente do IFMS, com currículo contendo sua produção acadêmico-científica dos últimos cinco anos cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado nos últimos seis meses, além de possuir de 5 a 10 horas semanais para o desenvolvimento do projeto. 

Cada proposta deverá prever a participação de estudantes, bolsistas ou voluntários, de graduação e de nível médio (técnico integrado, subsequente ou concomitante). Também podem participar docentes como orientadores e técnico-administrativos como colaboradores. 

A submissão deve ser feita no módulo Pesquisa do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap)

Normas – Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta, contemplando uma ou mais áreas temáticas contempladas na BNCC, seguindo o modelo do Anexo 1 do edital de abertura, publicado na Central de Seleção

A proposta deve prever a produção de no mínimo um material didático e/ou solução aplicada à BNCC do ensino fundamental ou médio, incluindo a capacitação de professores e estudantes da escola pública parceira. 

Deve ser incluída também a declaração de intenção de parceria de, pelo menos, uma instituição pública de educação básica parceira e beneficiária do projeto, conforme o Anexo 3. A previsão das atividades deverão ser detalhadas nos planos de trabalho no SUAP, indicando os responsáveis por elas. 

A proposta também precisa ter membros da equipe gestora do IFMaker no campus. O prazo para execução vai de novembro de 2021 a outubro de 2022. 

Seleção – Será feita por meio da análise documental, de caráter eliminatório, e da avaliação da proposta, de caráter classificatório. A comissão responsável pela avaliação será nomeada pelas pró-reitorias que coordenam a seleção.
Serão considerados cinco critérios, com pessoas diferentes, aos quais serão atribuídas notas de 1 a 5:

  • experiência do professor coordenador (peso 3);
  • infraestrutura adequada para execução do projeto (peso 1)Viabilidade da execução dos planos de trabalho (peso 3);
  • aderência à educação 4.0 (peso 4);
  • avaliação do impacto social da proposta (peso 2).

Será contemplada, preferencialmente, uma proposta por campus, desde que obtenha a nota mínima de cinco na média ponderada dos critérios avaliados. 

A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 22 de outubro. Os projetos deverão ser executados entre 1º de novembro deste ano e 31 de outubro de 2022. 

Recursos – Cada projeto aprovado será contemplado com R$ 13 mil, que poderão ser usados para a aquisição de materiais de consumo, R$ 2 mil para materiais permanentes, e R$ 11.600 para pagamento de bolsas de pesquisa. 

O valor das bolsas será de R$ 2 mil para o coordenador de proposta, em cota única, e de R$ 400 e R$ 200 para estudantes de nível superior e médio, respectivamente, pagas em doze parcelas. 

Os recursos são oriundos do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

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