Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições em evento voltado à educação inclusiva

Inclusão

Abertas inscrições em evento voltado à educação inclusiva

Colóquio virtual sobre o assunto será organizado por quatro campi do IFMS, nos meses de outubro e novembro. Saiba como participar.
por Cleyton Lutz publicado: 27/09/2022 08h18 última modificação: 27/09/2022 08h22

Em 2022 será realizado o II Colóquio de Educação Inclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento ocorrerá de maneira virtual, com organização multicampi através dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) da instituição em Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. 

As atividades estão divididas em duas partes. De 25 a 27 de outubro, ocorrerão palestras, reflexões e discussões, sempre no período noturno e com transmissão pelo canal do evento no YouTube

Serão abordados temas como a contextualização da inclusão nos Institutos Federais, a implementação de políticas públicas destinada a educação inclusiva e o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino básico e superior, por profissional da área.

A primeira parte do Colóquio é aberta a todos os interessados, sendo que aos participantes será concedido certificado de 6 horas.

Curso – Já a segunda parte do evento será nos dias 7, 9 e 11 de novembro e consistirá num minicurso de formação intitulado “Acessibilidade no contexto do Instituto Federal”, que será ministrado pela docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Carla Ariela Vilaronga. 

A professora, que é doutorada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atua também em programas de pós-graduação da Universidade. O minicurso terá transmissão virtual, sempre no período vespertino, com carga horária de 9h, e se destina exclusivamente a servidores do IFMS, com 40 vagas disponíveis. 

Inscrições – São gratuitas e podem ser feitas na página do evento, onde estão disponíveis mais informações sobre a programação e os palestrantes. A segunda edição do Colóquio dá continuidade ao evento promovido pela primeira vez em 2020. 

“Tivemos muito êxito, foram realizadas 1.100 inscrições vindas de todo o Brasil. Desde o início percebemos a necessidade latente que urgia sobre o atendimento aos estudantes com necessidades específicas no sentido de levá-los ao êxito dentro da instituição”, explica a coordenadora do Colóquio, Jozil dos Santos, docente de Português/Espanhol e coordenadora do NAPNE do Campus Naviraí. 

“O evento visa trazer reflexões e também oportunizar conhecimento à comunidade tanto externa e interna do Instituto Federal acerca da educação inclusiva no ensino regular”, complementa. 

Apoio – O Colóquio foi selecionado por meio do edital n° 19/2022, voltado a propostas de atividades de extensão a serem desenvolvidas pelos núcleos do Instituto Federal, sendo contemplado com bolsas e recurso para custeio.

Além dos servidores dos campi envolvidos em sua realização, outros três estudantes do Campus Naviraí atuam como bolsistas no desenvolvimento da proposta, integrando a equipe organizadora. 

NAPNE – De natureza consultiva e executiva, o núcleo integra a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS. Há uma coordenação-geral na reitoria e uma coordenação local em cada campus da instituição, que conta ainda com uma equipe interdisciplinar e membros voluntários da comunidade escolar. 

Entre suas finalidades estão definir normas de inclusão a serem praticadas na instituição, promover a cultura de convivência e respeito à diferença, buscar a superação de obstáculos arquitetônicos e atitudinais e garantir a prática da inclusão social na instituição. 

Mais informações sobre o núcleo estão disponíveis aqui.