Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para Semana da Consciência Negra 2022

Diversidade

Abertas inscrições para Semana da Consciência Negra 2022

Evento será realizado nos campi Campo Grande e Três Lagoas. As atividades, presenciais e on-line, são gratuitas e abertas ao público
por Paulo Gomes publicado: 11/11/2022 12h25 última modificação: 11/11/2022 15h59

Estão abertas as inscrições para a Semana da Consciência Negra do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que neste ano será realizada nos campi Campo Grande e Três Lagoas. Os eventos são alusivos ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

Na Capital, o tema da semana será 'Aquilombar-se: Ciente, Consciente e Atuante', com atividades presenciais nos dias 17 e 18 de novembro.

"Com temas como o respeito à diversidade e valorização da cultura afro, o evento tem o papel de valorizar a população negra nos aspectos social, tecnológico e cultural”, destaca Paula Silva, coordenadora da Semana em Campo Grande.

A programação prevê palestras e oficinas sobre temas como racismo, discriminação, igualdade social e inclusão. Também estão previstas visitas técnicas às comunidades quilombolas Tia Eva e São João Batista.

“A Semana da Consciência Negra do Campus Campo Grande ofertará uma série de atividades que visam contribuir com o desenvolvimento do estudante, com temas como o respeito à diversidade a valorização da cultura afro. O evento tem o papel de valorizar a população negra nos aspectos social, tecnológico e cultural”, destaca Paula Silva, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus.

Em Três Lagoas, a 12ª edição da Semana da Consciência Negra terá como tema 'O protagonismo e a diversidade negra na sociedade'.

O evento será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, com atividades presenciais e em ambiente virtual. A programação prevê a realização de apresentações culturais, palestras, rodas de conversa, oficinas e do Concurso de Beleza Negra.

“Em meio à diversidade de valores e culturas em que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito”, explica Patrícia Palmieri, coordenadora do evento no Campus Três Lagoas.

“Em meio à diversidade de valores e culturas em que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira. Percebe-se a necessidade de um trabalho constante, proporcionando debates, momentos de reflexão e valorização da cultura africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade”, explica Patrícia Palmieri, coordenadora da 12ª Semana da Consciência Negra.

Inscrições - Para participar dos eventos, basta acessar a página da Semana da Consciência Negra e escolher um dos campi realizadores.

O interessado será direcionado para o link de inscrições, onde estão listadas as atividades que serão realizadas em cada local. Todas são gratuitas e abertas ao público externo.

Em seguida, é preciso escolher e marcar aquelas nas quais deseja participar, preencher o formulário e enviar o pedido de inscrição.

Para mais informações, o contato deve ser feito via e-mail dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Campo Grande () ou do Campus Três Lagoas ().

* Texto alterado às 16h59 de 11/11/2022 para inclusão do depoimento da coordenadora do evento no Campus Campo Grande.