Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aquisições modernizam infraestrutura tecnológica do IFMS

Aquisições modernizam infraestrutura tecnológica do IFMS

Ao longo de um ano, foram adquiridos 833 computadores e notebooks para uso em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão
por Osvaldo Sato publicado: 16/11/2022 14h44 última modificação: 16/11/2022 15h20
  • Computadores e notebooks foram entregues às unidades neste ano. Fotos: Divulgação/IFMS

Nos últimos doze meses, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) investiu mais de R$ 4,1 milhões na infraestrutura tecnológica para a ampliação e modernização de equipamentos que dão sustentação às atividades administrativas e letivas da instituição.

Foram aplicados exatamente R$ 4.107.384,00 na aquisição de computadores, notebooks, monitores e webcams, que serão utilizados por estudantes e servidores no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

“O objetivo dos investimentos é renovar e ampliar o parque tecnológico do IFMS, propiciando para estudantes e servidores ferramentas mais modernas e ágeis para o desenvolvimento dos seus estudos e trabalhos”, destacou o diretor de tecnologia de informação do IFMS, Carlitos Fioravante.

As aquisições foram feitas por meio de recursos orçamentários próprios do IFMS, de Termos de Execução Descentralizada (TED) e, também, através da doação de equipamentos feita por outras instituições que integram a Rede Federal.

CronologiaNo mês de outubro de 2021, foram realizadas aquisições por meio de três planos de trabalho vinculados ao TED 10487, totalizando investimento de R$ 443.336,00.

No primeiro plano, foram comprados 24 notebooks para os intérpretes de libras e profissionais de apoio aos estudantes PCDs dos campi, entregues às unidades em fevereiro de 2022.

O segundo plano viabilizou computadores, webcams e mesas digitalizadoras para apoio às atividades de ensino nos campi, sendo: 66 computadores e 24 webcams. Os equipamentos foram distribuídos aos campi e reitoria entre março e abril de 2022.

Já o terceiro plano visou à estruturação dos ambientes das incubadoras TecnoIF e resultou na aquisição de 10 notebooks, que chegaram às unidades entre fevereiro e março de 2022.

Em dezembro do mesmo ano, outros 340 computadores ultracompactos foram comprados, por meio do TED 10804, em valor que totalizou R$ 1.201.220,00. Somados aos 86 computadores adquiridos a partir de outubro, totalizou-se 426 novos equipamentos, todas eles já entregues às unidades.

Em maio deste ano, ainda por meio do TED 10804, foram adquiridos computadores desktops e notebooks de alto desempenho, que totalizaram R$ 1.721.922,00.

Além das aquisições viabilizadas por meio dos TEDs, em fevereiro, 10 notebooks e 20 monitores foram comprados com recursos da Reitoria, para atender a demanda de equipamentos de mobilidade para os gestores e troca de monitores com defeito.

Em abril o IFMS conseguiu, por meio de doação por parte do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), 350 monitores FullHD de 21,5 polegadas.

Além desses, foram adquiridas outras quantidades usando recursos das unidades, no total de R$ 740.906,00, como os 95 desktops e 17 notebooks, ambos de alto desempenho.

“Considerando computadores e notebooks, foram adquiridos e entregues 833 novos equipamentos, o que representa uma ampliação de 25% do nosso parque tecnológico atual, sendo esta a maior entrega anual de computadores da história da instituição”, destacou o diretor da Dirti.

Os desktops de alto desempenho foram recebidos e entregues às unidades em julho. Os notebooks de alto desempenho foram recebidos em outubro, estão sendo conferidos e patrimoniados, com previsão de entrega aos campi ainda em novembro.

As aquisições, em sua maioria, fazem parte da Intenção de Registro de Preço (IRP) n.º 08/2020 (aquisição de desktops, notebooks e monitores) e da IRP nº 14/2021 (desktops e notebooks de alto desempenho), ambas gerenciadas pela Central de Compras do Ministério da Economia, das quais o IFMS foi participante.