Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Candidatos já podem conferir locais de prova e ensalamento

Exame de Seleção 2023

Candidatos já podem conferir locais de prova e ensalamento

Aplicação do Exame de Seleção será no domingo, 23. Relação de inscrições homologadas também está disponibilizada
por Cleyton Lutz publicado: 19/10/2022 08h46 última modificação: 20/10/2022 11h09

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa terça-feira, 18, na Central de Seleção, a relação final das inscrições homologadas e os locais de prova, juntamente ao ensalamento, dos candidatos que realizarão o Exame de Seleção 2023 no próximo domingo, 23. 

A prova para ingresso no ensino técnico integrado da instituição ocorrerá nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. É de responsabilidade do candidato confirmar com antecedência o local e a sala em que fará a prova.

Os inscritos devem se apresentar nos locais entre 7h e 8h, de acordo com o horário local de Mato Grosso do Sul, portando documento oficial de identificação com foto. Após esse horário, não será mais possível adentrar no locais de aplicação. 

Além do documento, os participantes deverão levar caneta esferográfica, tinta azul ou preta, com tubo de material transparente. Também é possível utilizar lápis e borracha, bem como água (garrafa transparente e sem rótulo) e pequenos lanches. 

Relação final das inscrições homologadas, locais de prova e ensalamento

Prova - Com duração de quatro horas, os candidatos responderão 30 questões de múltipla escolha, com apenas uma opção correta, nas áreas de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Matemática, seguindo o conteúdo programático listado no Anexo X do edital de abertura.

A previsão é de que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. Já o resultado final, com a lista de convocados para matrícula em primeira chamada, sairá no dia 21 de dezembro. Antes disso, os inscritos para as vagas reservadas a candidatos pretos e pardos passarão por bancas de hetoidentificação. 

Cursos em que não haverá aplicação da prova - De acordo com o outro edital do processo seletivo, também publicado na Central de Seleção, os candidatos dos cursos cujo número de inscritos foi inferior ao de vagas ofertadas, ou que o exceda em apenas 10%, não precisarão fazer o Exame. 

Confira a lista completa dos candidatos dispensados da prova!

Dessa forma, os candidatos dos cursos que se enquadrem nessa situação serão convocados diretamente em primeira chamada para realização da matrícula. São os casos das seguintes ofertas:

Campus Curso Turno
Aquidauana Técnico integrado em Edificações Manhã
Técnico integrado em Edificações Tarde
Coxim Técnico integrado em Alimentos Manhã
Técnico integrado em Aquicultura Manhã
Técnico integrado em Desenvolvimento de Sistemas Tarde
Jardim Técnico integrado em Edificações Manhã
Ponta Porã Técnico integrado em Agricultura Tarde
Técnico integrado em Informática  Tarde

Em caso de dúvidas, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail

Exame de Seleção 2023 - O ingresso no ensino técnico integrado do IFMS volta a ser realizado neste ano por meio do Exame de Seleção, depois da suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia de Covid-19. 

São ofertadas 1.670 vagas, distribuídas nos dez campi do Instituto Federal, para os cursos de Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. 

O curso mais concorrido é o técnico em Informática (matutino) oferecido em Campo Grande, com 10,02 candidatos por vaga, e em Corumbá, com concorrência de 7,47. O novo curso técnico em Administração ofertado na Capital vem em seguida, com taxa de 6,40 candidatos por vaga. 

Nessa modalidade de ensino, o estudante cursa as disciplinas de formação técnica de maneira integrada às do ensino médio. Ao concluir o curso, ele pode tanto atuar na área de formação quanto ingressar no ensino superior. 

Mais informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2023.