Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Divulgada 1ª chamada para cursos técnicos integrados

Exame de Seleção 2023

Divulgada 1ª chamada para cursos técnicos integrados

Convocados deverão fazer a matrícula entre 9 e 13 de janeiro, preferencialmente pela internet. Saiba quais os documentos necessários
por Paulo Gomes publicado: 21/12/2022 14h18 última modificação: 23/12/2022 17h02

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta quarta-feira, 21, o resultado final e a primeira chamada do Exame de Seleção 2023, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ofertados em dez municípios.

Os convocados deverão fazer a matrícula entre 9 e 13 de janeiro, preferencialmente no Sistema de Matrículas do IFMS. O acesso ao sistema poderá ser feito com usuário e senha do gov.br ou seguindo as instruções do edital nº 061.11/2022.

Documentos básicos necessários: *

• histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (quando pertinente);
  • uma foto atual digital 3x4 ou selfie.

* A documentação completa deve ser consultada no edital 061.11/2022.

O candidato que não possui acesso à internet poderá fazer a matrícula presencialmente, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus para o qual se inscreveu, observando o endereço e o horário de atendimento do campus.

A segunda chamada e a lista de espera serão divulgadas no dia 19 de janeiro, com matrículas e manifestação de interesse na vaga entre os dias 23 e 27 do mesmo mês.

De acordo com os calendários letivos de 2023 dos dez campi do IFMS, as aulas terão início no dia 7 de fevereiro.

Todos os editais do Exame de Seleção 2023 estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Vagas remanescentes - Nos cursos com vagas não preenchidas e sem lista de espera, os candidatos em lista de espera de outros cursos do mesmo campus poderão manifestar interesse na vaga. Essa manifestação deverá ser feita de forma presencial, nos dias 9 e 10 de janeiro, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus para o qual se inscreveu, observando o endereço e o horário de atendimento de cada unidade. Para preencher a vaga, será preciso apresentar os documentos listados no item 5 do edital de convocação da primeira chamada.

Ao todo, são 144 vagas remanescentes em cursos dos dez campi do IFMS. Confira na tabela:

Campus Curso/Turno Vagas Remanescentes
Aquidauana Técnico em Edificações/Manhã 07
Técnico em Edificações/Tarde 22
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica/Tarde 03
Coxim Técnico em Alimentos/Manhã 06
Técnico em Aquicultura/Manhã 34
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas/Tarde 19
Dourados Técnico em Administração 04
Jardim Técnico em Edificações/Manhã 05
Naviraí Técnico em Agricultura/Manhã 13
Nova Andradina Técnico em Informática/Tarde 05
Ponta Porã Técnico em Agricultura/Tarde 03
Técnico em Informática/Tarde 11
Três Lagoas Técnico em Eletrotécnica/Tarde 12

A partir do dia 11 de janeiro, caso ainda haja vagas remanescentes, o campus poderá abrir inscrições para quaisquer candidatos interessados, conforme item 9.5 do edital de abertura do processo seletivo. A manifestação de interesse na vaga deverá ser feita de forma presencial, na Cerel do campus do IFMS, com a apresentação dos documentos previstos no edital de convocação (item 5).

Exame de Seleção 2023 - Foram ofertadas 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Ao todo, o IFMS abriu vagas em 12 opções de cursos: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Nesta modalidade de ensino, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica de forma integrada às do ensino médio. Ao concluir o curso, ele pode tanto atuar na área de formação quanto ingressar no ensino superior.

Mais informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2023.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail .

* Matéria alterada às 15h09 de 21/12/2022 para a inclusão da tabela de vagas remanescentes por campus; e para a troca do termo "troca de curso" pela palavra vaga no primeiro parágrafo do tópico Vagas Remanescente.

*  Matéria modificada às 17h02 de 23/12/22 para alteração das informações sobre a manifestação de interesse nas vagas remanescentes, de acordo com a retificação publicada no edital que traz o resultado final e a primeira chamada da seleção.