Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Divulgada primeira chamada para especialização em Docência

Pós-Graduação

Divulgada primeira chamada para especialização em Docência

Convocados devem fazer a matrícula até 11 de fevereiro. Vagas se destinam aos campi Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas
por Cleyton Lutz publicado: 07/02/2022 13h13 última modificação: 07/02/2022 13h13

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na última sexta-feira, 4, o resultado final e a primeira chamada para o curso de especialização lato sensu em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ofertado em Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

O documento traz a classificação dos candidatos, com o resultado final por público (servidor do IFMS ou externo) e a ordem para a lista de espera. No total, 580 candidatos concorreram às 160 vagas oferecidas. A seleção foi feita por sorteio eletrônico no dia 1°.

O prazo de matrícula para os convocados em primeira chamada vai até 11 de fevereiro.

Orientações para matrícula - Caso seja o primeiro acesso ao Sistema de Matrícula Online do IFMS, o usuário deverá ativar o seu acesso clicando em “Ainda não tem login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro do Sistema de Seleção para a inscrição.

Após a ativação, o login no sistema estará liberado, basta acessar o endereço eletrônico e informar o número do CPF, que também será a primeira senha. Ao logar no sistema, será informado ao candidato o curso e o campus em que a matrícula pode ser solicitada. Se alguma informação estiver incorreta, o candidato deve enviar um e-mail para a Central de Relacionamento dos campi.

Caso todas as informações estejam corretas, basta clicar em “Solicitar matrícula”. Todas as orientações podem ser consultadas no Anexo II do edital de abertura, publicado na Central de Seleção.

Documentação - Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos, digitalizados:

  • requerimento de matrícula, preenchido e assinado (Anexo I);
  • diploma de graduação;
  • comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);
  • carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • foto 3x4;
  • comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico.

Além da documentação, o candidato deve estar em dia com a Justiça Eleitoral. Os integrantes da lista de espera poderão ser convocados para matrícula, levando em consideração as vagas não ocupadas na primeira chamada. 

Campo Grande - O campus da Capital também está com processo seletivo em andamento para a especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O sorteio está previsto para esta segunda-feira, 7.

A oferta é de 40 vagas, sendo 15 vagas para servidores do IFMS; 10 vagas para professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande em exercício da docência e que não tenham curso de pós-graduação; e as demais 15 vagas para o público externo. 

 O processo seletivo é regido pelo Edital nº 002/2022.

Curso – A pós-graduação terá atividades letivas realizadas em regime modular, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O prazo para realização do curso é de 18 meses. 

A especialização é ofertada na modalidade presencial nos campi do IFMS, sendo que algumas disciplinas poderão ser ministradas a distância.