Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Dourados realiza entrega de 400 computadores a escolas públicas

Inclusão Digital

Dourados realiza entrega de 400 computadores a escolas públicas

Máquinas entregues pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), vinculado ao campus, serão utilizadas por comunidades de 15 municípios do MS
por Vinicius Vieira publicado: 06/04/2022 17h11 última modificação: 07/04/2022 08h13

CRC Dourados 01 Computadores entregues foram recondicionados por estudantes e servidores do Campus Dourados - Foto: IFMS Dourados

Estudantes de escolas municipais e estaduais de quinze municípios serão beneficiados com a doação de 400 máquinas revitalizadas pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Esta é a primeira entrega feita à comunidade pelo CRC, iniciativa que integra o programa Computadores para Inclusão, desenvolvido pelo campus em parceria firmada com o Ministério das Comunicações (MCom).

“As máquinas doadas são importantes para implementação de políticas de inclusão digital. Nesta primeira entrega, cada escola receberá um kit de dez computadores”, explica o coordenador do CRC, professor Evandro Falleiros.

“As máquinas doadas são importantes para implementação de políticas de inclusão digital e para a revitalização dos PIDs [Pontos de Inclusão Digital] nos municípios. Nesta primeira entrega, cada escola receberá um kit de dez computadores”, explica o coordenador do CRC de Dourados e professor de Informática do campus, Evandro Falleiros.

Os PIDs foram definidos de acordo com critérios do MCom e por meio de cadastramento realizado diretamente pelas escolas. As unidades contempladas estão localizadas nos municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Caarapó, Caracol, Dourados, Eldorado, Japorã, Juti, Nioaque, Ponta Porã, Sidrolândia, Taquarussu e Terenos.

Falleiros explica que os kits recondicionados são compostos por um computador, com monitor, mouse e teclado. Os equipamentos são montados por meio de peças e componentes recebidos de instituições do próprio Governo Federal, nos termos do Decreto nº 10.340/2020.

“Computadores, componentes e periféricos considerados bens ociosos ou inservíveis são repassados ao CRC mediante listas de desfazimento. Nesta primeira etapa, recebemos os equipamentos da UFGD [Universidade Federal da Grande Dourados]. Todo esse material sai funcional do CRC depois de uma série de etapas de recondicionamento”, revela.

“O CRC atende aos anseios institucionais, nos permitindo operacionalizar computadores para escolas, pontos de internet e chegar em quem mais precisa, que é a comunidade em situação de vulnerabilidade social”, avalia o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Figueiredo.

O aspecto sustentável e social da ação também é destacado por Falleiros, que relata a emoção que tomou conta da equipe na tarde dessa terça-feira, 5, após carregarem o caminhão que irá fazer as primeiras entregas com as máquinas recondicionadas.

“Ontem, ao vermos o caminhão cheio, percebemos que ali havia uma tonelada de equipamento que iria virar lixo ou, talvez, ser descaminhada, após leilão, para uso em caça-níqueis, por exemplo. Este é um capítulo que a gente está escrevendo junto com quem promove inclusão social”, detalha.

Para o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, o CRC Dourados, por meio de princípios de atuação como o cuidado com o meio ambiente e a reutilização de materiais, reafirma o compromisso social do IFMS com as comunidades em que está inserido.

“Ao prospectar matéria-prima vista como lixo e produzir equipamentos que retornam para a comunidade, o CRC atende aos anseios institucionais, nos permitindo operacionalizar computadores para escolas, pontos de internet e chegar em quem mais precisa, que é a comunidade em situação de vulnerabilidade social”, avalia.

CRC Dourados 02 Computadores serão entregues a escolas públicas de 15 municípios - Foto: IFMS Dourados

Formação Profissional - Além de beneficiar comunidades do Estado com os equipamentos, Falleiros destaca o alinhamento das atividades desenvolvidas pelo Centro ao projeto pedagógico e missão educacional do IFMS.

Todos os computadores são recondicionados pela equipe do CRC, composta por dez estudantes do curso técnico em Informática do campus, sob a supervisão de professores do Instituto e com a colaboração de servidores da UFGD. Os participantes do projeto são contemplados com bolsas de R$ 400 mensais.

“Para nós é uma experiência bem produtiva, pois os estudantes que estão fazendo condicionamento vivenciam a vida no mundo do trabalho, com metas a serem batidas, e dinheiro recebido por meio de bolsas para que tenham o senso de responsabilidade”, diz.

O CRC como complementação da formação acadêmica recebida no IFMS também é destacado pelo diretor-geral, que define o Centro como “um grande laboratório para que estudantes dos cursos ofertados pelo campus possam atuar”.

“É uma oportunidade para os estudantes aplicarem todo o conhecimento adquirido durante o curso. Ou seja, é a práxis para que os conteúdos ministrados durante o curso ganhem materialidade e ofereça aos alunos um conhecimento do mundo real e da vida do trabalho”, finaliza Figueiredo.

Outra ação que integra o CRC é a formação de jovens em vulnerabilidade social por meio da oferta de cursos de capacitação. Desde o início das atividades, em 2019, o Centro já formou 613 alunos nos cursos de Informática Básica e Marketing Digital, ambos com carga horária de 60h.

CRC - O Centro de Recondicionamento de Computadores tem como meta inicial pactuada com o Ministério das Comunicações o recondicionamento de 1.250 computadores e a formação de 800 estudantes.

Com recursos do Governo Federal de R$ 1,3 milhão – para custeio de bolsas, equipamentos e prestação de serviços – a expectativa é de que a meta possa ser atingida até dezembro deste ano.

A vigência do Termo de Execução Descentralizado (TED), que permitiu o investimento inicial no CRC, termina em agosto. Segundo Falleiros, entretanto, já há tratativas para a formalização de um novo TED, que irá permitir a continuidade das atividades.

“Estamos finalizando o barracão no qual realizaremos tanto as ações de recondicionamento, quanto de formação. Assim que recebermos o prédio, iniciaremos as adaptações de espaço para que as atividade ocorram já em um ambiente adequado”, ressalta.

O barracão irá abrigar laboratórios, onde serão ofertados cursos nas áreas de informática, robótica, automação, recondicionamento e Indústria 4.0. 

Computadores para a Inclusão – Em todo o país, já foram doados quase 26 mil computadores promovendo inclusão digital para a população de 600 municípios. Os equipamentos recebidos pelos CRCs passam por um processo de recondicionamento, que consiste na realização de limpeza, testes, troca dos componentes e instalação de aplicativos.

O programa também oferece cursos nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como informática, suporte e robótica. Até o momento, foram formadas 17 mil pessoas nos 103 cursos ofertados pelos CRCs.

Acesse a página da ação para mais informações sobre como participar, legislação e rede vinculada.