Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Estudantes são premiados em competição nacional de matemática

OBMEP 2021

Estudantes são premiados em competição nacional de matemática

Com 53 prêmios, entre medalhas e menções honrosas, estudantes do IFMS são destaque na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
por Juliana Aragão publicado: 02/02/2022 08h17 última modificação: 03/02/2022 06h36

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram nove medalhas, além de 44 menções honrosas, na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2021.

Ao todo, foram quatro medalhas de prata e cinco de bronze, com medalhistas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Dourados. Estudantes de oito campi receberam menção honrosa pela participação na competição. Confira a lista completa de premiados do IFMS

"Nos últimos dois anos, participei de um programa com encontros virtuais para discussão de conteúdo e provas com prazos. Acredito que isso me ajudou a conquistar a prata", comenta o estudante Bruno de Paula, de Campo Grande.

O aluno do 5º semestre do curso técnico em Eletrotécnica de Campo Grande, Bruno Pereira de Paula, 16, foi um dos medalhistas de prata. O estudante já participou da OBMEP cinco vezes, e na edição de 2021 obteve seu melhor resultado.

"Por ter conquistado o bronze em 2019, nos últimos dois anos eu participei do Programa de Iniciação Científica Júnior. A cada dois sábados a gente se reunia virtualmente para discutir um conteúdo proposto pelo professor, e as provas eram difíceis e com prazo para responder. Acredito que esse programa me ajudou a obter a prata nessa última edição", comenta.

O professor de Matemática do Campus Campo Grande, Anderson Martins Corrêa, explica que os docentes da área incentivam os estudantes a participar das olimpíadas de matemática.

"Nós temos um grupo de WhatsApp com mais de 70 participantes no qual são discutidos assuntos relacionados à área. Os próprios alunos trazem questões para serem resolvidas, e dessa forma eles se preparam para competições como a OBMEP. O resultado desse estímulo à participação em olimpíadas tem sido a evolução ano a ano no quadro de medalhas".

Com a retomada do ensino presencial neste início do ano letivo de 2022, a expectativa é que os encontros quinzenais do grupo sejam retomados.

O docente também destaca a importância do fomento institucional para estimular a participação em olimpíadas de conhecimento. O último edital destinou R$ 250 mil para que os campi preparassem equipes nos anos de 2020 e 2021.

OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos:

• contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
  • incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
  • promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da olimpíada é formado por alunos do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio. Mais informações na página da OBMEP

Quadro de Premiados

Prêmio Campus Estudante (s)
Medalha de Prata Aquidauana Paulo Vitor Correia de Oliveira

Samyra Jamilli Prestes
Três Lagoas Cristiano Andrade
Christyan Paniago Nantes

* Texto alterado às 7h36 de 03/02/2022 para correção do nome do estudante Caio Lutz Honda, do Campus Jardim.