Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS abre consulta aos Instrumentos de Autoavaliação

Participação Social

IFMS abre consulta aos Instrumentos de Autoavaliação

Até 1º de julho, interessados podem sugerir alterações nos questionários aplicados anualmente nos processos de autoavaliação da instituição
por Juliana Aragão publicado: 22/06/2022 08h50 última modificação: 22/06/2022 08h50

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul inicia nesta quarta-feira, 22, a consulta pública aos Instrumentos de Autoavaliação Institucional, que são os questionários aplicados todos os anos aos estudantes, docentes e técnicos-administrativos nos processos de Autoavaliação Institucional.

Os interessados podem participar da consulta até 1º de julho, pelo i-Cidadania, espaço virtual destinado à participação social no IFMS.

"É fundamental que os questionários sejam aprimorados com a participação das comunidades interna e externa, para que possamos levantar dados fidedignos que serão levados à gestão", ressalta Rodrigo Falson, presidente da CPA Central.

Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição, a consulta pública visa aperfeiçoar os questionários da Autoavaliação.

"A CPA é responsável pela organização e sistematização da Autoavaliação Institucional, que tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da educação oferecida aos nossos estudantes. Como a Autoavaliação é anual, os instrumentos avaliativos são constantemente revistos e reformulados, visando a uma coleta eficiente dos dados", explica o professor Rodrigo Falson, presidente da CPA Central.

Falson complementa que as informações obtidas na Autoavaliação têm a função de subsidiar futuras tomadas de decisões por parte dos gestores.

"Nesse contexto, é fundamental que os questionários sejam aprimorados com a participação das comunidades interna e externa, para que possamos levantar dados fidedignos que serão levados à gestão", finaliza.

A primeira consulta aos Instrumentos de Autoavaliação foi realizada em 2020

Consulta - Para participar, o interessado deve acessar o formulário eletrônico com o número do CPF. Em seguida, é preciso inserir nome completo, e-mail, município em que reside e perfil (estudante, servidor ou comunidade externa).

O próximo passo é escolher o Instrumento de Avaliação Institucional que pretende apreciar – estudante, docente ou técnico-administrativo –, e indicar o número da página e da questão que deseja alterar.

O participante pode 'Adicionar item', 'Alterar item' ou 'Remover item', sendo que o item é referente a cada questão do questionário que está sendo apreciado.

As sugestões precisam ter justificativa, que deve ser redigida de forma clara, objetiva e com, no máximo, 3.000 caracteres.

A íntegra das regras de participação estão disponíveis no Regulamento da Consulta Pública aos Instrumentos de Autoavaliação Institucional.

Em caso de dúvidas, o contato com a CPA Central deve ser feito pelo e-mail .

Eixos a serem avaliados - Os Instrumentos de Autoavaliação Institucional devem ter como base os cinco eixos e as dez dimensões previstas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004.

Em 2022, serão avaliados apenas os eixos 3 e 5. Por isso, na consulta pública é importante que o participante fique atento às seguintes questões:

• 3º Eixo - Políticas Acadêmicas: analisa os elementos das políticas acadêmicas e correspondentes a ações relacionadas ao ensino, pesquisa e inovação, extensão, comunicação, políticas de atendimento estudantil e acompanhamento dos egressos;
  • 5º Eixo -Infraestrutura Física: analisa as condições dos dez campi do IFMS, os termos de infraestrutura, para alavancar o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Os demais eixos do Sinaes são relacionados aos temas Planejamento e Avaliação (1º), Desenvolvimento Institucional (2º) e Políticas de Gestão (4º).

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da CPA.