Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS faz investimento na segurança de redes e dados

Tecnologia da Informação

IFMS faz investimento na segurança de redes e dados

Recursos de mais de R$ 2 milhões serão utilizados na aquisição de equipamentos de backup, firewall e softwares
por Vinicius Vieira publicado: 29/12/2022 09h05 última modificação: 29/12/2022 09h05

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prevê concluir, até o final do primeiro trimestre de 2023, a instalação e configuração de novos equipamentos e softwares para garantir a segurança da informação institucional.

Foram investidos R$ 2.002.890 para a aquisição de soluções de backup (cópia de dados) e firewall (proteção de acesso), além de softwares, suporte, garantia e treinamento.

“Essas soluções irão permitir que a instituição realize cópias mais seguras de dados dos principais sistemas e serviços oferecidos e garanta maior proteção da nossa rede de computadores contra invasões e ataques cibernéticos”, afirma o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação do IFMS, Carlitos Oliveira.

Segundo Carlitos, esta é a primeira vez que a instituição realiza a contratação de ferramenta de backup profissional o que, além de atender ao recomendado em auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), melhora o processo de cópia e armazenamento das informações.

“Essas soluções permitirão que o IFMS realize cópias mais seguras de dados e garanta maior proteção da nossa rede de computadores contra invasões e ataques cibernéticos”, afirma o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Carlitos Oliveira.

“Hoje, o backup de alguns dos nossos sistemas começa a ser feito às 00h e é concluído somente às 14h. Com a nova ferramenta é estimado que esses backups sejam concluídos dentro do período da madrugada, de forma que não interfira nas atividades do sistema durante o horário de expediente das unidades do IFMS”, explica.

Quanto à atualização da solução de firewall, Carlitos esclarece que ela permitirá o monitoramento e controle do tráfego da informação no IFMS e a gestão uniformizada das configurações de rede entre todas as unidades.

“Atualmente, servidores, estudantes e visitantes acessam a rede não apenas dos computadores e dispositivos institucionais, mas também de celulares, tablets e notebooks pessoais, inclusive de forma remota, seja para o trabalho ou estudo, o que exige um controle ainda maior”, ressalta.

Backup  - é uma cópia de segurança dos dados que permite uma rápida recuperação dos serviços em caso de desastres ou ataques cibernéticos.

Firewall - é o responsável por prover todas as conexões de rede da reitoria e de todos os campi, fazendo a proteção e separação das zonas locais (administrativo, acadêmico e visitante), bem como propiciando a conexão dessas zonas com a internet de forma controlada e gerenciada.