Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS forma jovens pesquisadores no ensino médio

Exame de Seleção 2023

IFMS forma jovens pesquisadores no ensino médio

Nos cursos técnicos integrados, estudantes são estimulados a fazer pesquisa. Seleção para esse tipo de curso está aberta!
por Juliana Aragão publicado: 23/09/2022 12h31 última modificação: 23/09/2022 12h31

Imagine um estudante do ensino médio criar um aplicativo para auxiliar pessoas com necessidades especiais na realização de tarefas diárias ou um software que ajude a rede pública de saúde a gerir os dados dos pacientes. Exemplos como esses são comuns no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Nos cursos técnicos integrados, em que o estudante faz o ensino médio e a formação técnica ao mesmo tempo, o aluno pode desenvolver pesquisas por meio da iniciação científica, ou participar de projetos selecionados em outros editais da instituição.

"Os estudantes podem participar de projetos como bolsistas, e os trabalhos podem gerar experiências únicas, como a participação em eventos locais, nacionais e até internacionais", destaca o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe Oliveira.

Esse diferencial dos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo IFMS só traz benefícios aos estudantes, segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Oliveira.

"A iniciação científica permite que o estudante desenvolva habilidades metodológicas e o pensamento crítico com base científica, e ainda o estimula a observar e propor soluções à sociedade. Além disso, eles podem participar de projetos como bolsistas, e os trabalhos podem gerar experiências únicas, como a participação em eventos locais, nacionais e até internacionais", destaca.

Todos os anos, o IFMS publica o edital que seleciona projetos de pesquisa para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, com estudantes bolsistas e voluntários. No último, foram selecionadas mais de 100 propostas.

Desde 2014, a instituição selecionou 1.291 projetos de pesquisa e concedeu 1.699 bolsas de iniciação científica, pagas com recursos do IFMS e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Leonardo Silva, 17, aluno de Aquicultura em Coxim, pesquisa a criação de peixes - Foto: Arquivo Pessoal

  • Com a pesquisa, Leonardo (de azul) adquiriu conhecimento e conheceu outras cidades - Foto: Arquivo Pessoal

  • O estudante (de marrom) analisa como reaproveitar os resíduos dos peixes - Foto: Arquivo Pessoal

  • Kauany Alves, 17, aluna de Edificações em Aquidauana, só vê benefícios na pesquisa científica - Foto: Arquivo Pessoal

Jovens pesquisadores - Exemplos de estudantes que se descobriram pesquisadores no IFMS não faltam. Um deles é o Leonardo Pereira Silva, 17, matriculado no 6º semestre do curso técnico integrado em Aquicultura do Campus Coxim.

Ao lado dos colegas Gabriel Silva e Gabriel Barros e sob a coordenação do professor Odair Diemer, o estudante participa como voluntário do projeto 'Criação Sustentável de Pintado no Sistema de Recirculação de Água'.

"Além de adquirir conhecimento sobre o sistema de criação de pescado, com esse projeto eu pude viajar para outras cidades do estado. Esse tipo de experiência eu nunca tinha vivido em outras escolas, só o IFMS me deu essa oportunidade", ressalta o estudante Leonardo, de Coxim.

Na pesquisa, que será apresentada na Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Coxim (Fecitecx), nos dias 4 e 5 de outubro, os estudantes analisam a qualidade da água, e como reaproveitar os resíduos dos peixes.

"Além de adquirir conhecimento sobre o sistema de criação de pescado, com esse projeto eu pude viajar para outras cidades do estado. Esse tipo de experiência eu nunca tinha vivido em outras escolas, só o IFMS me deu essa oportunidade", ressalta Leonardo.

Desde o ano passado, o estudante recebe bolsa para desenvolver uma outra pesquisa, selecionada no edital de projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação. O estudo propõe um modelo inovador e sustentável para cultivar plantas e hortaliças, com a utilização de resíduos de peixes, como amônia e nitrato.

A estudante Kauany Alves, 17, matriculada no quarto semestre curso técnico integrado em Edificações do Campus Aquidauana, aceitou o convite do professor Robervan Alves de Araújo para desenvolver a pesquisa 'Experimentos Físicos em Peças Hidráulicas para Sistemas de Distribuição de Água - Projeto do Experimento'.

A jovem pesquisadora, bolsista no projeto, é responsável por testar e analisar tubulações para compreender os fatores que levam a vazamentos. Em uma das etapas do estudo, foi impresso um cano na impressora 3D, no qual serão analisados fatores como resistência, impermeabilidade e durabilidade, em comparação ao cano de PVC.

"A vida de quem faz pesquisa científica é corrida, mas vale a pena. Publicar um artigo científico no ensino médio sobre um estudo que faz a diferença na vida das pessoas é algo, a meu ver, muito importante", comenta a estudante Kauany, do Campus Aquidauana.

Kauany explica que, além de despertar a curiosidade, a pesquisa científica amplia o conhecimento e ajuda no crescimento pessoal e acadêmico.

"Todos os dias você descobre algo novo, o que estimula a querer estudar cada vez mais, participar de eventos, concorrer a premiações dentro e fora do estado. A vida de quem faz pesquisa científica é corrida, mas vale a pena. Publicar um artigo científico no ensino médio sobre um estudo que faz a diferença na vida das pessoas é algo, a meu ver, muito importante".

A pesquisa será apresentada na Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq), que será realizada nos dias 3 e 4 de outubro.

Exame de Seleção 2023 - Se você gostou da ideia de fazer pesquisa no ensino médio, fique atento porque o IFMS está com inscrições abertas no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados no ano que vem.

Pelo Exame de Seleção 2023, são ofertadas 1.670 vagas nos cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Há, ainda, uma nova opção de curso, o técnico em Administração.

Os cursos são oferecidos gratuitamente nos dez municípios em que o IFMS possui campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no próprio nome, além de ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem. 

Metade das vagas é reservada a quem cursou todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deve ser informada no ato da inscrição. 

Inscrições - Devem ser feitas até 5 de outubro, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

Aqueles que não têm acesso à internet podem comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) dos campi e fazer a inscrição, de acordo com os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

A taxa de inscrição é de R$ 20, e deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU). Só é possível o pagamento por aplicativo se for do Banco do Brasil, lembrando que não é um boleto, é preciso pagar como GRU. Também não é possível o pagamento em casas lotéricas.

Como a GRU não é registrada automaticamente, a orientação é que o pagamento seja feito no dia seguinte ao da emissão da guia, respeitando o prazo limite final de 6 de outubro.

Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o 9º ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). 

E, atenção: o prazo para solicitação da gratuidade termina nesta sexta-feira, 23.

Para saber como se inscrever, basta acessar o passo a passo de como efetuar a inscrição ou assistir este tutorial:

Prova - Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde são ofertadas as vagas.

O exame será composto por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático da prova disposto no edital. 

A previsão é de que o resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro. 

Acesse a página do Exame de Seleção 2023 e fique por dentro de todas as informações sobre o processo seletivo.

Em caso de dúvida, o contato pode ser feito pelo e-mail

Quadro de Vagas

Município Curso Turno*
Vagas
Aquidauana


Técnico em Edificações Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Campo Grande

Técnico em Administração [NOVO] Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Mecânica Matutino 40
Vespertino 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Metalurgia Vespertino 40
Coxim Técnico em Alimentos Matutino 40
Técnico em Aquicultura Matutino 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Matutino 40
Vespertino 40
Dourados Técnico em Administração [NOVO] Matutino 80
Vespertino 40
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Vespertino 40
Jardim Técnico em Edificações Matutino 35
Técnico em Informática Matutino 35
Naviraí Técnico em Agricultura Matutino 80
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Três Lagoas Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
*Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
*Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.