Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS promove workshop voltado à Assistência Estudantil

Institucional

IFMS promove workshop voltado à Assistência Estudantil

Evento, que será realizado de forma presencial nos dias 12 e 13 de maio, está com inscrições abertas. Saiba como participar
por Cleyton Lutz publicado: 28/04/2022 13h46 última modificação: 02/05/2022 10h48

Em 2022, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) organiza, por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), a primeira edição do Workshop de Assistência Estudantil, que será realizado ao longo de dois dias, 12 e 13 de maio, no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que fica na Rua Jornalista Belizário Lima, n° 263.

Com atividades presenciais, o evento institucional – que faz alusão ao dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio e é promovido pela Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae) –  reunirá profissionais de Serviço Social e servidores que atuam junto à assistência estudantil nos campi do Instituto Federal. 

As atividades do primeiro dia também serão abertas aos demais interessados, sendo que as inscrições devem ser feitas através do formulário eletrônico até dia 10. 

A abertura terá uma palestra, ministrada pela assistente social e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Maria Conceição Dantas, intitulada “A política de Assistência Estudantil e os desafios para o Serviço Social”. 

A programação do workshop prevê ainda a apresentação de pesquisas e rodas de conversa, que abordarão temas como a participação de estudantes beneficiários na assistência estudantil, evasão no ensino superior, alimentação escolar, uso de ferramentas de tecnologia da informação, além de experiências de assistência estudantil no Instituto Federal, bem como avaliações e proposição da área técnica. 

Também será discutida a reformulação do edital de Assistência Estudantil do IFMS para o próximo ano e a construção de um formulário para avaliação anual. A programação completa está disponível na página do evento

Assistência estudantil – O workshop busca realizar intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os servidores da área no Instituto Federal. 

“Será um evento importante para pensarmos na temática da assistência ao estudante para além dos processos seletivos dos auxílios, para avançarmos sob uma perspectiva multidisciplinar e ampliarmos as estratégias no atendimento aos estudantes em vulnerabilidade social”, explica a coordenadora de assuntos estudantis da instituição e assistente social da reitoria, Carolina Maria Araújo, uma das responsáveis pela organização do workshop

Em foco estarão os desafios da assistência estudantil para o Serviço Social, a importância da participação dos estudantes beneficiários para a gestão, a assistência estudantil como instrumento na prevenção da evasão escolar e a contribuição da alimentação escolar na permanência dos estudantes. 

“A ideia é que seja um encontro produtivo para instituição, que até o momento não havia tido a oportunidade de realizar um espaço tão amplo para diálogos, repasses de conhecimentos, articulação entre os profissionais e reformulação das ações”, complementa.

Política  No IFMS, a assistência estudantil é regida por uma política institucional que visa promover a permanência e êxitos dos estudantes, bem como estimular o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é reduzir o índice de reprovação, retenção e evasão escolar decorrentes de dificuldades financeiras.

As dimensões, os tipos de auxílios ofertados e os requisitos para participação nos processos seletivos estão disponíveis na página da Política de Assistência Estudantil