Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS realiza Semana de Ciência e Tecnologia até sexta-feira

SCT 2022

IFMS realiza Semana de Ciência e Tecnologia até sexta-feira

Com retorno ao formato presencial, evento traz programação com palestras, oficinas, minicursos e feiras científicas em dez municípios
por Vinicius Vieira publicado: 03/10/2022 17h43 última modificação: 04/10/2022 09h02
  • Auditório do Campus Três Lagoas lotado na abertura do evento nesta segunda-feira, 3 - Foto: Muriel Teixeira

  • Semana de Ciência e Tecnologia reúne diversos eventos científicos em um só - Foto: Muriel Teixeira

  • Estudantes participam de oficinas de cubo mágico e programação - Foto: Muriel Teixeira

  • Estudantes participam de oficinas de cubo mágico e programação - Foto: Muriel Teixeira

  • Evento foi aberto na noite dessa segunda-feira, 3, em Naviraí - Foto: Paula Cameschi

  • Evento foi aberto na noite dessa segunda-feira, 3, em Naviraí - Foto: Paula Cameschi

  • Evento foi aberto na noite dessa segunda-feira, 3, em Naviraí - Foto: Paula Cameschi

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou nesta segunda-feira, 3, a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2022. O evento, um dos mais importantes do calendário anual da instituição, é realizado presencialmente em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

O tema da SCT 2022 é o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI): "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil".

Além de palestras, oficinas, minicursos e rodas de conversa, a programação inclui as Feiras de Ciência e Tecnologia, o Encontro de Iniciação Científica e atividades makers. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. 

A programação do evento por município e o acesso ao sistema de inscrições estão disponíveis na página da SCT 2022.

Os interessados devem se inscrever nas atividades de forma on-line. Na ficha de inscrição do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), são solicitados dados pessoais, como nome, e-mail e CPF.

Programação - Confira detalhes sobre as atividades da SCT nos dez campi do IFMS: 

Em Aquidauana, a Semana, que vai de 3 a 7 de outubro, terá mostra de cursos e profissões, mostra de jogos de tabuleiro, além de oficinas diversas e palestra sobre acessibilidade. 

Em Campo Grande, as atividades também vão até 7 de outubro e preveem palestra sobre empreendedorismo, visita ao Bioparque Pantanal, minicursos e palestras sobre temas que vão de modelagem 3D a Leonardo da Vinci.  

Em Corumbá, a Semana começa na terça-feira, 4, com Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica – ENICT, e segue até sexta-feira, 7 com workshops, oficinas e minicursos de impressão 3D, empreendedorismo e Mangá.

No Campus Coxim, estão previstos minicursos para elaboração de pratos culinários, além de oficinas sobre robótica e judô. 

Em Dourados, serão realizadas mesas-redondas sobre meninas na ciência, jogos de tabuleiro, manutenção de computadores, entre outras atividades. 

Em Jardim, além de palestras, oficinas e rodas de conversa, estão previstos Seminário de Iniciação à Docência (SEMID); Encontro de Iniciação Científica; e atividades makers.

Em Naviraí, os temas das palestras e minicursos incluem apicultura, biodiversidade, povos indígenas e assuntos relacionados à área de informática. 

Em Nova Andradina, os minicursos e palestras estão diretamente relacionados às áreas de atuação do campus: informática e agronomia. 

Em Ponta Porã, a programação será realizada nos dias 6 e 7 de outubro com temas como pilotagem de drone, empreendedorismo digital, irrigação de de solo e ferramentas de dados. 

No Campus Três Lagoas, a Semana prevê exibição de filmes, open lab day e mostra de cursos do campus, entre outras atividades. 

Feiras de Ciência e Tecnologia - São realizadas durante a SCT e reúnem trabalhos de estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.

A edição 2022 reunirá 645 trabalhos, que serão expostos e avaliados pelas comissões locais. O número é 73% maior com relação à edição do ano passado, que foi realizada em formato on-line.A relação dos trabalhos selecionados está disponível na página das Feiras.

Os trabalhos apresentados serão divididos de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; e Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante. 

Todos os autores receberão certificado de participação. Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhores pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico. 

Este ano, as Feiras do IFMS serão realizadas de forma presencial. Confira as datas por município:

Feira/Município Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 3 e 4 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 5 a 7 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan) 3 e 4 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx) 4 e 5 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran) 5 e 6 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) 3 a 7 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi) 5 e 6 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) 4 e 5 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron) 4 e 5 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel) 4 e 5 de outubro

Semict - O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica também integra a programação da SCT 2022 e será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, em Campo Grande.

O evento é aberto a estudantes de nível superior do IFMS. Os interessados devem submeter os trabalhos até o dia 17 de outubro, por meio de formulário eletrônico.

A participação é obrigatória para bolsistas envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados por meio do Edital nº 030/2021 e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS.

Semana de Ciência e Tecnologia - É realizada há 12 anos pelo IFMS, sempre no mês de outubro, e tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas com estudantes e servidores da instituição nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

Informações e fotos das edições anteriores estão disponíveis na página da Semana de Ciência e Tecnologia.

* Matéria atualizada às 9h02 de 04/10/22 para inclusão de fotos da abertura do evento em Naviraí.