Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Iniciada oferta de curso livre de robótica

Educação a Distância

Iniciada oferta de curso livre de robótica

Com carga horária de 20 horas e oferecido sem tutoria, curso é para interessados em aprender programação com o software Lego Mindstorms EV3
por Juliana Aragão publicado: 14/02/2022 13h25 última modificação: 14/02/2022 13h25

Estão abertas as inscrições para o novo curso livre de "Programação de Robótica Lego EV3: Nível Básico", ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a distância e sem tutoria, neste primeiro semestre de 2022.

O curso gratuito é destinado a interessados em aprender programação em blocos com a utilização do software Lego Mindstorms EV3.

Com carga horária de 20 horas, o curso de nível básico tem como conteúdo:

- Introdução ao software Lego Mindstorm EV3 e suas principais funcionalidades;
- Entendendo sobre motores, sensores para detecção de obstáculos e comutação;
- Tratamento de erros;
- Personalizar blocos; e
- Estratégia de seguidor de linha.

Os professores Márcia Cristaldo e Leandro de Jesus, ambos do Campus Aquidauana, propuseram o curso  para que estudantes do IFMS e de outras escolas de ensino médio e fundamental tenham a oportunidade de aprender a programar em blocos e de aplicar essa programação diferenciada em robôs.

"Os dez campi do IFMS possuem os kits Lego, portanto os alunos do curso livre poderão fazer os testes práticos nos laboratórios da instituição", destaca Márcia Cristaldo, uma das professoras que propôs o curso.

"Os dez campi do IFMS possuem os kits Lego, portanto os alunos do curso livre poderão fazer os testes práticos nos laboratórios da instituição, seja nos IFMaker ou por meio de projetos de extensão desenvolvidos nas unidades do Instituto Federal. E o interessante é que também é possível fazer a programação sem o robô", destaca a docente.

As aulas do curso foram preparadas pelo egresso do curso técnico em Informática do Campus Aquidauana, João Couto, que em 2021 participou da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

"O João é bem experiente na área de programação em blocos, e fez um material que agrega tanto conceitos básicos quanto conteúdo para quem pretende participar de olimpíadas", finaliza Márcia.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na plataforma de Cursos Livres do IFMS.

Caso o interessado não tenha cadastro na plataforma, deverá criar uma conta e preencher os dados solicitados. É importante inserir o nome e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) corretamente, uma vez que essas informações serão utilizadas na emissão online do certificado.

Outro dado importante é o e-mail utilizado no cadastro, pois será por meio dele que o interessado receberá o link de confirmação para fazer o primeiro acesso à plataforma.

O curso deve ser concluído até o dia 30 de junho, e o prazo mínimo para obter o certificado é de quatro dias, contados a partir da data de inscrição.

Cursos Livres - Recentemente, foi aberto o curso livre de Libras Básico, com carga horária de 40 horas.

Além desses, o IFMS oferta outras 14 opções de cursos livres neste semestre, com carga horária que varia de 20 a 60 horas:

• Conceitos Básicos de Química - 20 horas
  • Conhecendo o IFMS - 30 horas
  • Comunicação Eficaz para Vendas - 30 horas
  • Formação Pedagógica para EAD - 50 horas
  • Francês Básico - 30 horas
  • Moodle para Educadores - 30 horas
  • Videoaula - Da Concepção à Postagem - 60 horas
  • Ética e Integridade na Pesquisa - 20 horas
  • LET US PLAY: maximização de atividades na educação física escolar - 20 horas
  • Introdução à inteligência artificial - 30 horas
  • Introdução à lógica de programação - 30 horas
  • Matemática: Álgebra Básica - 40 horas
  • Introdução a Lógica - 45 horas
  • Operação dos Tratores da Linha 5E - 20 horas

Todos os cursos devem ser concluídos até 30 de junho. O certificado será emitido pelo próprio estudante.

Mais informações sobre os cursos livres do IFMS, ofertados pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), podem ser obtidas pelo e-mail .