Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Inscrições para cursos técnicos a distância terminam no domingo

SUBSEQUENTE EAD

Inscrições para cursos técnicos a distância terminam no domingo

São ofertadas 1.080 vagas para três opções de cursos em 16 municípios. Interessados devem ter o ensino médio completo
por Juliana Aragão publicado: 06/01/2022 12h19 última modificação: 06/01/2022 12h19

Termina neste domingo, 9, o prazo de inscrições no processo seletivo em que o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferta 1.080 vagas em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio a distância, com ingresso neste semestre.

Os cursos de Administração, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática são ofertados em 16 municípios: Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Figueirão, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Os interessados devem ter o ensino médio completo até a data da matrícula, prevista para fevereiro.

Na modalidade a distância do IFMS, os estudantes têm aulas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e um encontro presencial por semana na cidade onde a vaga foi ofertada.

O edital de abertura do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.

O candidato deve, no ato da inscrição, escolher as opções de curso e campus/polo.

Caso o interessado não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo do IFMS para fazer ele próprio a inscrição. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados, nos endereços e horários disponíveis no anexo III do edital.

Ação Afirmativa (cotas) - A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Datas importantes - De acordo com o cronograma do processo seletivo, as inscrições homologadas serão divulgadas no dia 11 de janeiro. O sorteio das vagas ocorrerá no dia 17.

A convocação para a banca de heteroidentificação está prevista para o dia 25 de janeiro, sendo que os convocados terão o prazo de 26 de janeiro a 2 de fevereiro para comprovar a autodeclaração de preto ou pardo.

O resultado final e convocação para a primeira chamada serão divulgados no dia 16 de fevereiro.

Quadro de vagas

Manutenção e Suporte em Informática Quartas-feiras (Noturno) 30
Ribas do Rio Pardo (Biblioteca Sesi) Administração Quartas-feiras (Noturno) 10
Manutenção e Suporte em Informática Terças-feiras (Noturno) 10