Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Prorrogado prazo para comunidade avaliar o IFMS

Institucional

Prorrogado prazo para comunidade avaliar o IFMS

Estudantes de graduação e servidores podem participar da Autoavaliação Institucional até o dia 11, ajudando a mapear fragilidades e potencialidades
por Paulo Gomes publicado: 31/10/2022 09h58 última modificação: 31/10/2022 09h58

O prazo para participação na Autoavaliação Institucional 2022 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi prorrogado para o dia 11 de novembro, para garantir a participação de mais representantes da comunidade. 

As contribuições serão usadas para apontar as fragilidades e potencialidades institucionais, auxiliando no planejamento das ações. 

"Agradeço às comissões locais que estão se empenham para que a consulta seja bem sucedida. Na maioria dos campi, atingimos a participação necessária da comunidade. No entanto, ainda é preciso que servidores e estudantes tenham mais tempo para preencher a autoavaliação em algumas unidades. Por este motivo, entendendo que a participação de todos e todas é importante para a instituição, decidimos prorrogar o prazo", explica Rodrigo Falson, presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA Central). 

Como participar  Utilizando o Sistema de Autoavaliação, acadêmicos de ensino superior e servidores da instituição podem avaliar os eixos de Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física. 

Para acessar a autoavaliação, é necessário utilizar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. Se o participante esqueceu ou ainda não tiver senha, é possível gerar uma rapidamente por meio do próprio sistema. 

As respostas ao questionário – que é segmentado de acordo com os públicos discente, docente e técnico-administrativo – podem contribuir para o aperfeiçoamento contínuo do IFMS.

Questões – São objetivas e usam uma escala de parâmetro que vai de 0 a 5 (desconheço, muito ruim, ruim, regular, bom e ótimo). Também há espaço para envio de comentários ou sugestões.

O eixo de Políticas Acadêmicas está divido nas dimensões 'Políticas para o ensino', 'A pesquisa e a extensão', 'Comunicação com a sociedade' e 'Política de atendimento aos estudantes'. 

Já o de Infraestrutura Física aborda tanto as instalações físicas da instituição quanto a infraestrutura virtual, no que diz respeito ao 'Sistema Acadêmico', 'Central de Seleção', 'Sistema Pergamum', 'Biblioteca Digital', 'Moodle e demais sistemas institucionais'. 

Autoavaliação  Está prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004. No IFMS, o processo é conduzido pela CPA Central, sendo que nos campi existem representantes locais da comissão. 

Os dados obtidos serão repassados à gestão para a melhoria dos resultados institucionais.

No processo iniciado ano passado foram avaliados os eixos 1 e 2: Planejamento e Avaliação e Desenvolvimento Institucional, respectivamente. Para 2023, será a vez do eixo 4: Políticas de Gestão. 

No mês de julho, foi aberta uma consulta pública destinada à comunidade interna para contribuições aos instrumentos de Autoavaliação. Por meio dela, os participantes puderam sugerir a adição, alteração ou remoção de itens específicos do questionário.

Mais informações a respeito do processo, incluindo as ações de melhoria e os relatórios das edições passadas, estão disponíveis na página da Autoavaliação Institucional.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail