Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Iniciado prazo de participação na Autoavaliação 2022

Institucional

Iniciado prazo de participação na Autoavaliação 2022

Estudantes de graduação e servidores do IFMS podem avaliar, até o próximo dia 31, os eixos de Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física
por Cleyton Lutz publicado: 14/10/2022 10h21 última modificação: 17/10/2022 10h45

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu no sábado, 15, o período para a Autoavaliação Institucional 2022. Neste ano, dos cinco eixos que compõe o processo, serão avaliados os de Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física. 

Podem contribuir acadêmicos de ensino superior e servidores da instituição, utilizando o Sistema de Autoavaliação. O prazo segue até o próximo dia 31.

Para acessar, é necessário utilizar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. Se o participante esqueceu ou ainda não tiver senha, é possível gerar uma por meio do próprio sistema. 

As respostas ao questionário – que é segmentado de acordo com os públicos discente, docente e técnico-administrativo – buscam contribuir para o aperfeiçoamento contínuo do IFMS.

O presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA Central), Rodrigo Pinheiro, docente de Música do Campus Campo Grande, destaca a importância do processo para a instituição. 

“A participação da comunidade é fundamental, pois os dados coletados na Autoavaliação Institucional serão analisados pela CPA. Então, elaboraremos um relatório que será submetido no e-MEC, sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil”.  

Questões - São objetivas e usam uma escala de parâmetro que vai de 0 a 5 (desconheço, muito ruim, ruim, regular, bom e ótimo). Também há espaço para envio de comentários ou sugestões.

"A Autoavaliação Instituição é um meio eficaz de comunicação da comunidade com a gestão, pois fornecerá dados que serão usados na tomada de decisões, em ações de melhoria da qualidade da educação superior”, aponta o presidente da CPA Central, Rodrigo Pinheiro.

Serão dois eixos avaliados. O eixo de Políticas Acadêmicas está divido nas dimensões 'Políticas para o ensino', 'A pesquisa e a extensão', 'Comunicação com a sociedade' e 'Política de atendimento aos estudantes'. 

Já o de Infraestrutura Física aborda tanto as instalações físicas da instituição quanto a infraestrutura virtual, no que diz respeito ao 'Sistema Acadêmico', 'Central de Seleção', 'Sistema Pergamum', 'Biblioteca Digital', 'Moodle e demais sistemas institucionais'. 

No mês de julho, foi aberta uma consulta pública destinada à comunidade interna para contribuições aos instrumentos de Autoavaliação. Por meio dela, os participantes puderam sugerir a adição, alteração ou remoção de itens específicos do questionário.

Autoavaliação - Está prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004. No IFMS, o processo é conduzido pela CPA Central, sendo que nos campi existem representantes locais da comissão. 

Os dados obtidos serão repassados à gestão para a melhoria dos resultados institucionais.

“Na análise dos dados e na elaboração do relatório, a comissão apontará as fragilidades e potencialidades da instituição, sugerindo ações de melhorias por parte da gestão”, explica Rodrigo. 

“Ou seja, a Autoavaliação Instituição é um meio eficaz de comunicação da comunidade com a gestão, pois fornecerá dados que serão usados pela gestão na tomada de decisões, em ações de melhoria da qualidade da educação superior”, complementa. 

No processo iniciado ano passado foram avaliados os eixos 1 e 2: Planejamento e Avaliação e Desenvolvimento Institucional, respectivamente. Para 2023, será a vez do eixo 4: Políticas de Gestão. 

Mais informações a respeito do processo, incluindo as ações de melhoria e os relatórios das edições passadas, estão disponíveis na página da Autoavaliação Institucional.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail