Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Projetos de ensino para 2022 já podem ser registrados

Projetos de ensino para 2022 já podem ser registrados

De fluxo contínuo, o registro pode ser feito até 30 de setembro por docentes do IFMS. Atividades deverão ser desenvolvidas entre fevereiro e dezembro
por Juliana Aragão publicado: 05/01/2022 12h54 última modificação: 05/01/2022 12h54

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta quarta-feira, 5, o prazo para o registro de projetos de ensino que serão executados em 2022, sem fomento da instituição. Por se tratar de edital de fluxo contínuo, as propostas poderão ser registradas até 30 de setembro deste ano.

Os projetos de ensino devem estar, preferencialmente, articulados com a extensão e/ou com a pesquisa, e visar à implementação e promoção de ações educativas nos cursos técnicos integrado, subsequente e de graduação, presenciais e a distância, tendo estudantes como público-alvo.

Devem, ainda, prever ações voltadas aos seguintes eixos:

- permanência e êxito dos estudantes em todos os níveis e modalidades de ensino do público-alvo dos projetos de ensino;

- formação de professores para a educação básica, profissional, técnica e tecnológica;

- atividades transversais e interdisciplinares previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos; ou

- elaboração e publicação de Produtos Educacionais.

As atividades previstas nas propostas deverão desenvolvidas entre 7 de fevereiro e 21 de dezembro.

As informações completas estão disponíveis no edital, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Devem ser feitas pelo coordenador da proposta, no Módulo Projeto de Ensino do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

O coordenador precisa ser docente efetivo do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, utilizar o seu Plano de Atividades de Ensino (PAT Ensino) para o desenvolvimento do projeto (desde que aprovado pela chefia imediata) e não estar licenciado ou afastado total ou parcialmente de suas funções na instituição.

Já os estudantes participantes devem estar matriculados até o penúltimo semestre/ano nos cursos regulares do IFMS ou de outras instituições de educação (cursos técnicos integrado, subsequente e de graduação presenciais e a distância), possuir frequência mínima de 75% (com disponibilidade de carga horária para execução do projeto) e ter seu nome no projeto de ensino, no momento da submissão.

Além de coordenador e estudante colaborador de nível médio e superior, o edital prevê as funções de colaborador voluntário servidor e colaborador voluntário estudante.

Seleção - As propostas serão avaliadas por comissões constituídas por meio de portarias, emitidas pelos diretores-gerais dos campi. Posteriormente, o resultado será encaminhado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Para serem aprovados, os projetos deverão estar em conformidade com os critérios de avaliação, relacionados no item 8 do edital de fluxo contínuo