Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado relatório da autoavaliação 2021

Publicado relatório da autoavaliação 2021

Documento apresenta resultados da primeira avaliação do triênio 2021-2023 e traz um plano de melhorias
por Vinicius Vieira publicado: 13/04/2022 16h16 última modificação: 13/04/2022 16h49

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou, nesta semana, o Relatório de Autoavaliação - Ano base 2021 (Triênio 2021-2023). O documento está disponibilizado na página da Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo de autoavaliação da instituição.

Seguindo os procedimentos e estrutura sugeridos pela Nota Técnica nº 65, da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), o relatório traz o resultado da autoavaliação institucional realizada em 2021 e um Plano de Ação de Melhorias que deverá embasar as ações do IFMS.

O presidente da CPA Central, Rodrigo Falson, professor do Campus Campo Grande, destaca a relevância que o relatório da CPA pode ter para as ações e estratégias de gestão institucional.

“O relatório produz os insumos para a tomada de decisão por parte da gestão. Os resultados obtidos são repassados à comunidade e um plano de melhorias visando sanar as fragilidades apontadas é elaborado”, ressalta o presidente da CPA Central, Rodrigo Falson.

“O relatório produz os insumos para a tomada de decisão por parte da gestão. A comunidade avalia as áreas de planejamento, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas e de gestão, e infraestrutura física. Os resultados obtidos são repassados à comunidade e um plano de melhorias visando sanar as fragilidades apontadas é elaborado”, ressalta.

Realizado anualmente, o processo de autoavaliação institucional está previsto na Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e consiste na aplicação de questionários online junto a estudantes de nível superior, docentes e técnicos-administrativos do IFMS.

Falson explica que, durante o triênio 2021-2023, as questões relativas aos cinco eixos previstos no Sinaes foram distribuídas ao longo do período, na expectativa de estimular a participação da comunidade.

“No primeiro ano (2021) avaliamos os eixos 1 [Planejamento e Avaliação] e 2 [Desenvolvimento Institucional]. Neste ano de 2022 avaliaremos os eixos 3 [Políticas Acadêmicas] e 5 [Infraestrutura Física], e em 2023 avaliaremos o eixo 4 [Políticas de Gestão]. Com essa mudança, o questionário ficou menor e o tempo de resposta também diminui. Esperamos maior engajamento da comunidade em responder o questionário”.

Além de publicados no site institucional, os relatórios de autoavaliação são encaminhados ao Ministério da Educação (MEC).

Autoavaliação 2021 - Realizada entre 15 e 31 de outubro, a autoavaliação abordou questões relacionadas aos eixos Planejamento e Avaliação (1) e Desenvolvimento Institucional (2), e contou com a participação de 1.601 respondentes, entre estudantes dos cursos de graduação, docentes e técnicos administrativos. O número corresponde a 41% do total esperado, número 5% menor que no ano anterior.

“Acredito que a comunidade precisa entender melhor o papel da autoavaliação, se apropriar dos resultados e acreditar que os dados fornecerão subsídios para tomada de decisões. Precisamos confiar no processo e no retorno em forma de ações de melhorias, visando a qualidade da educação ofertada pela instituição”, diz Falson, ao afirmar que a baixa participação é um dos aspectos mais preocupantes para o trabalho da Comissão.

De acordo com as respostas obtidas, a CPA elaborou uma série de ações para a melhoria das atividades acadêmicas e da gestão da instituição. O quadro 14 (pág. 88) do relatório traz as recomendações de acordo com os eixos de avaliação e com as dimensões previstas no Sinaes.

EIXO DIMENSÃO AÇÕES DE MELHORIAS
Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional Dimensão 8 - Planejamento e Avaliação
  • Ampliar as estratégias de sensibilização das ações da CPA, bem como da Autoavaliação Institucional;
  • Promover uma efetiva integração entre a CPA e os coordenadores dos cursos de graduação e de pós-graduação, garantindo o pleno conhecimento do instrumento avaliativo, do processo de Autoavaliação, bem como da divulgação dos resultados; e
  • Realizar ampla divulgação dos resultados da Autoavaliação Institucional.
Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional Dimensão 1 - Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Continuar com o acompanhamento das ações contidas no instrumento do Eixo 2, com vistas à manutenção da boa avaliação e à criação de possibilidades para que o IFMS cumpra a visão de excelência prevista no PDI; e
  • Ampliar a atuação da CPA e dos gestores na divulgação do PDI para a comunidade, bem como do Plano de Metas.
Dimensão 3 - Responsabilidade Social da Instituição

O relatório traz também resultados e recomendações das autoavaliações realizadas no ano de 2020. Dividido por eixo, o quadro disponibiliza informações sobre ações de melhoria já realizadas ou em andamento.

CPA - Criada em 2013, a Comissão Própria de Avaliação é formada por servidores que representam os dez campi e a reitoria do IFMS, além da presidência. Há também representantes locais nos campi. As composições e os contatos estão disponíveis na página da CPA

Uma das suas funções é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios são usados para credenciamento, recredenciamento da instituição de ensino superior, reconhecimento e renovação de cursos.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail cpa.central@ifms.edu.br.

registrado em: , ,