Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFMS inicia primeiro semestre letivo

IFMS inicia primeiro semestre letivo

Atividades de recepção e ambientação dos estudantes são realizadas durante a semana nos dez campi da instituição
por Osvaldo Sato publicado: 07/02/2023 09h18 última modificação: 07/02/2023 09h18

As aulas do primeiro semestre letivo de 2023 iniciam nesta terça-feira, 7, em todos os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), localizados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O contingente é de, aproximadamente, 12 mil estudantes matriculados nos cursos presenciais da instituição, nos níveis médio e superior, que retomam ou iniciam suas atividades letivas.

No nível médio, a instituição oferta cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes ao ensino médio e também integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Já em nível superior, são ofertados cursos de licenciatura, tecnologia e bacharelados, além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

Atividades - Estão previstas atividades de recepção, ambientação e acolhida dos estudantes em todos os campi. Serão apresentados infraestrutura, setores, regulamentos, comissões, núcleos, bibliotecas e outras informações que serão úteis no cotidiano escolar dos discentes.

Também são promovidas apresentações culturais e palestras, além de rodas de conversa, gincanas e visitas guiadas no decorrer da semana.

Em Aquidauana, a recepção e ambientação são organizadas pelo Grêmio Estudantil, com mostra de projetos, gincana e Festa das Cores.

Já em Campo Grande, são realizadas gincanas, apresentação de filmes, entrega de uniformes, entre outras atividades.

Em Corumbá, as apresentações culturais terão participação da Banda do IFMS - Campus Corumbá e Instituto Novo Olhar, além de palestras, gincana cultural, bate-papo com egressos e a Roda de conversa 'Pode contar comigo' com o Assistente de Alunos.

No Campus Coxim, ocorre uma gincana educativa promovida com o auxílio do Grêmio Estudantil. Os estudantes também recebem orientações sobre os canais de comunicação do IFMS e sobre a importância do ensino, pesquisa e extensão, dentre outras.

Já em Dourados, além das boas-vindas da equipe do campus, a programação inclui apresentações culturais e de egressos do IFMS, além de tour pelo campus e palestras.

As atividades no Campus Jardim incluem a entrega de uniformes, apresentação do Regulamento Disciplinar do Estudante e gincana.

Em Naviraí, soma-se à recepção e apresentações culturais, a realização de um 'café comunitário', para socialização de estudantes veteranos e calouros.

Em Nova Andradina, está prevista a realização no sábado, 11, do Encontro de Pesquisa, Extensão e Estágio - IFMS/NA,  aberto a todos os estudantes e abordando os temas no âmbito da instituição. O evento começa às 8 horas e será realizado on-line pelo YouTube

Em Ponta Porã, as atividades de recepção também ocorrem durante a semana, com um intervalo cultural na sexta-feira, 10, prevendo apresentação dos estudantes da Banda Covil da Bruxa.

A programação em Três Lagoas também inclui oficinas sobre acesso e uso dos e-mails institucionais e sobre temas como estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Calendário - O calendário letivo prevê neste primeiro semestre a realização de eventos institucionais sistêmicos, ou seja, que envolvem todos os campi da instituição.

Na semana compreendida entre os dias 31 de maio e 2 de junho está prevista a realização da Semana do Meio Ambiente nos dez campi da instituição. O evento é promovido anualmente em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

A programação da Semana, que é organizada desde 2011, inclui diversas atividades gratuitas como oficinas, palestras, minicursos, visitas técnicas, gincanas ambientais, trilha ecológica, plantio e distribuição de mudas. Parte da programação é aberta ao público externo.

Na semana de 12 a 16 de junho, a instituição realiza os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS). Os estudantes da instituição disputam provas de atletismo, basquete, futsal, judô, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez.

As competições são classificatórias para a Etapa Centro-Oeste dos Jogos do Instituto Federal (JIFCO), que por sua vez classifica atletas para os Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF).

Já no segundo semestre letivo estão previstos os demais eventos institucionais, como a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS, a Semana da Consciência Negra, o Festival de Arte e Cultura (FAC) e outros.

Os calendários acadêmicos 2023 dos campi estão disponibilizados para consulta. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail da Pró-Reitoria de Ensino: .