Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberta consulta pública à minuta do PDI 2024-2028

Participação Social

Aberta consulta pública à minuta do PDI 2024-2028

Sugestões ao texto do Plano de Desenvolvimento Institucional podem ser feitas até 9 de fevereiro, na plataforma Participa Mais Brasil
por Juliana Aragão publicado: 11/12/2023 11h18 última modificação: 11/12/2023 11h18

Está aberta a partir desta segunda-feira, 11, a consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), documento que irá nortear as ações da instituição no período de 2024 a 2028.

Os interessados em participar devem acessar a página Participa + Brasil, plataforma de participação social do Governo Federal. A busca pela consulta pública deve ser feita pelo nome da instituição.

Para participar é preciso, inicialmente, fazer o cadastro na plataforma. Depois, basta acessar a consulta pública que se pretende participar. Para sugerir alterações no conteúdo da minuta do PDI 2024-2028, o participante pode clicar no parágrafo que deseja comentar ou no item 'Participe'. Ao final, basta enviar a contribuição.

"É uma oportunidade valiosa para envolver a comunidade acadêmica e a sociedade na construção de um plano que reflita as necessidades e expectativas de todos que fazem parte do IFMS", destaca Fernando Silveira, presidente da comissão responsável por elaborar o PDI.

As sugestões serão avaliadas pela comissão responsável por elaborar o documento que, recentemente, foi atualizada por meio da Portaria nº 1.415, de 28 de novembro de 2023.

O presidente da comissão e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Silveira, reforça a importância da participação social nesta etapa final de elaboração do plano de desenvolvimento do IFMS.

"Esta consulta representa uma oportunidade valiosa para envolver a comunidade acadêmica e a sociedade na construção de um plano que reflita as necessidades e expectativas de todos que fazem parte da nossa instituição. Convidamos estudantes, docentes, técnicos e todos os interessados em contribuir para o futuro do IFMS a participar ativamente deste processo, valorizando a pluralidade de ideias e perspectivas", destaca Fernando.

A consulta pública segue aberta até 9 de fevereiro. Após a análise das contribuições, o documento será finalizado e enviado ao Conselho Superior (Cosup) do IFMS para aprovação.

PDI 2024-2028 - O Plano de Desenvolvimento Institucional tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

O processo de elaboração do PDI 2024-2028 iniciou-se em março de 2022. Em agosto e setembro daquele ano, estudantes e servidores dos dez campi e reitoria participaram das reuniões da Matriz SWOT, ferramenta de gestão que identificou forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição e que subsidiou a proposta do Mapa Estratégico.

Durante todo o mês de março e na primeira semana de abril deste ano, foram realizadas audiências públicas nos dez municípios onde o IFMS possui campus (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas). Os participantes puderam fazer sugestões por escrito e de forma oral, em plenária.

Nos dias 27 e 28 de junho, durante o Congresso do PDI 2024-2028, servidores, estudantes e gestores validaram os objetivos e indicadores para novo planoRealizado no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o evento reuniu 76 participantes com direito à voz e voto. As votações da plenária foram realizadas de forma eletrônica.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhados para .