Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas inscrições para a Semana de Ciência e Tecnologia 2023

Divulgação Científica

Abertas inscrições para a Semana de Ciência e Tecnologia 2023

Estão previstas palestras, mesas-redondas e oficinas, entre 2 e 7 de outubro, com inscrições gratuitas. Resultado dos trabalhos aprovados para Feiras já está disponível
por Osvaldo Sato publicado: 27/09/2023 14h00 última modificação: 27/09/2023 14h00

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para os eventos e atividades programados em seus dez campi durante a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da instituição.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”,  esta edição será realizada entre os dias 2 e 7 de outubro. Além do tema, a SCT do IFMS segue ainda o cronograma da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento oferece uma série de atividades para a divulgação de ações desenvolvidas com estudantes e servidores do IFMS nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. São palestras, oficinas, mesas-redondas, além das Feiras de Ciência e Tecnologia, espaços para que estudantes apresentem trabalhos científicos.

A pró-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFMS, Roselene Ferreira destaca a importância da participação da comunidade escolar nas atividades previstas na SCT.

“Esta participação engaja os estudantes e pode motivá-los a se dedicarem mais aos estudos, além de fortalecer a comunidade para participar, colaborar e também estreita os laços entre pais, professores e servidores do IFMS”, destacou.

Segundo ela, o evento é uma oportunidade para troca de experiências e contribuição para o desenvolvimento da instituição.

“Nos eventos científicos, há momentos para os estudantes compartilharem feedbacks construtivos, discutirem preocupações e colaborarem com a instituição para melhorar a qualidade da educação, podendo contribuir para um ambiente educacional mais enriquecedor e eficaz”, afirmou a pró-reitora.

Inscrições - São gratuitas e abertas para todos os públicos, interno e externo à instituição. Devem ser feitas de forma on-line na página da SCT.

Ao acessar a página, o interessado pode selecionar a opção por campus e verificar quais eventos estão previstos para esta edição da SCT.

Encontram-se já disponíveis as inscrições para os campi Aquidauana, Campo Grande, Dourados, Jardim, Naviraí e Ponta Porã. Os campi Corumbá, Coxim, Nova Andradina e Três Lagoas devem, em breve, disponibilizar suas programações.

Feiras - Na terça-feira, 26, a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMS publicou o resultado dos trabalhos aprovados para apresentação nas Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), evento que faz parte da programação da SCT.

No documento constam os trabalhos aprovados nos dez campi da instituição. Já o resultado dos trabalhos de estudantes de ensino fundamental submetidos na Fecintec (Campus Campo Grande) foi publicado nesta quarta-feira, 27.

No total, foram aprovados 916 trabalhos, o que representa um aumento de mais de 40% em relação ao número alcançado no ano passado (645).

A pró-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFMS, Roselene Ferreira, destaca que o crescimento das feiras científicas é fundamental para promover a ciência, a educação e o progresso em diversas áreas do conhecimento.

“As feiras estimulam a curiosidade científica, desenvolvem habilidades, identificam talentos, por meio dos espaços ofertados para os estudantes e pesquisadores compartilharem seus projetos e descobertas, promovendo a educação e divulgação científica, conectando pessoas com interesses semelhantes e estabelecendo redes de colaboração”, afirmou.

Os trabalhos aprovados serão apresentados com a utilização de recursos como relatório, banner, caderno de campo/diário de bordo, resumo expandido e apresentação oral. Eles serão avaliados por uma comissão formada por professores, pesquisadores e estudantes de universidades, institutos federais, instituições de pesquisa, entre outras.

Todos os autores de trabalhos receberão certificado de participação no evento. Haverá ainda premiação por categorias, separadas por nível de ensino, áreas de conhecimento e outros.

Mais informações sobre as feiras podem ser obtidas pelo e-mail da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propi) ou com as comissões organizadoras locais.