Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas matrículas para selecionados em 1ª chamada

FIC EAD

Abertas matrículas para selecionados em 1ª chamada

Prazo vai até sexta-feira, 3. Também foi publicado resultado da prova de nivelamento para cursos de Espanhol e Inglês
por Cleyton Lutz publicado: 30/01/2023 09h53 última modificação: 30/01/2023 10h24

Os candidatos selecionados para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertados a distância pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), podem efetuar a matrícula a partir desta segunda-feira, 30. 

A primeira chamada está publicada na Central de Seleção e se baseia no sorteio eletrônico, realizado no dia 12 de janeiro. Os candidatos inscritos para os cursos de Espanhol e Inglês básicos, nível II, que não possuem o certificado do nível I, precisam ainda estar atentos ao resultado da prova de nivelamento. 

O documento traz a situação daqueles que fizeram a prova, sendo que o “classificado” está apto para fazer a matrícula e o “eliminado” não participa mais do processo seletivo (o último caso se refere àqueles que não fizeram a prova ou não obtiveram a nota mínima necessária). 

Os selecionados podem fazer a matrícula on-line no Sistema do IFMS. Entre os documentos necessários estão:

  • Documento oficial de identificação, com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no documento oficial de identificação;
  • Documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade com, no máximo, 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos.pdf, .doc, .docx ou .odf. 

Caso o convocado não tenha internet, poderá comparecer a Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo para o qual se inscreveu. As normas para realização da matrícula, bem como os endereços e horários para o atendimento presencial se encontram no edital de abertura.

A previsão é de que a segunda chamada, caso necessária, seja divulgada a partir de 9 de fevereiro. 

Qualificação profissional – Por meio do processo seletivo foram ofertadas 1.553 vagas para os cursos de Espanhol Básico, Inglês Básico, Operador de Computador e Vendedor. 

A seleção se destina aos polos de ensino em Amambai, Antônio João, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Sonora e Três Lagoas. 

Os cursos têm duração média de quatro meses. Alguns são ofertados totalmente a distância, enquanto outros preveem encontros presenciais semanais.  

A previsão é de que aulas comecem no período de 27 de fevereiro a 4 de março, dependendo do polo.