Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Audiências públicas são realizadas em Campo Grande e Coxim

PDI 2024-2028

Audiências públicas são realizadas em Campo Grande e Coxim

Eventos ocorrem nesta quarta-feira, 15, como parte do processo de construção do novo Plano de Desenvolvimento do IFMS
por Juliana Aragão publicado: 14/03/2023 08h32 última modificação: 21/03/2023 10h45

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta quarta-feira, 15, audiências públicas nos municípios de Campo Grande e Coxim, como parte do processo de construção no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028. Nos eventos, a comunidade terá a oportunidade de fazer sugestões para o planejamento da instituição pelos próximos cinco anos.

Em Campo Grande, a audiência pública será realizada no Espaço de Convivência do campus do IFMS, localizado na Rua Taquari, 831 - Bairro Santo Antônio, a partir das 19 horas.

No município de Coxim, o evento ocorrerá no Auditório do campus do IFMS, localizado na Rua Salime Tanure, s/nº, também a partir das 19 horas.

As audiências públicas são abertas a estudantes, servidores e representantes da sociedade civil organizada, iniciativa privada e poder público, além de demais pessoas interessadas.

Nos dias 7 e 8 de março, os eventos foram realizados nos municípios de Dourados e Ponta Porã, respectivamente.

• Em Dourados, a audiência foi realizada no dia 7 de março - Foto: Câmara Municipal

• Em Ponta Porã, evento ocorreu no dia 8 de março - Fotos Campus Ponta Porã

Audiências Públicas - As regras e os procedimentos para a realização dos eventos estão dispostos na Instrução Normativa nº 01/2023 - Prodi, publicada dia 3 de março.

O documento define ainda o cronograma para a realização das audiências públicas do PDI 2024-2028 nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Confira as datas, locais e horários dos próximos eventos:

Data Município Local Horário
15/03/2023 Campo Grande Campus do IFMS (Espaço de Convivência)
Rua Taquari, 831 - Bairro Santo Antônio
 19 horas
15/03/2023 Coxim Campus do IFMS (Auditório)
Rua Salime Tanure, s/nº
 19 horas
22/03/2023 Corumbá Campus do IFMS (Auditório)
Rua Pedro de Medeiros, 941- Bairro Popular Velha
22/03/2023 Jardim Câmara Municipal de Jardim
Av. Duque de Caxias, 206 - Centro
23/03/2023 Naviraí Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Auditório)
Av. Iguatemi, 125 - Jardim Vale Encantado
27/03/2023 Nova Andradina Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza
Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, nº 541 - Centro
29/03/2023 Aquidauana Câmara Municipal de Aquidauana
Praça Nossa Sra. Imaculada Conceição, nº 85
19 horas
05/04/2023 Três Lagoas Campus do IFMS (Auditório)
Rua Ângelo Melão, 790 - Jardim das Paineiras
19 horas

O cronograma completo também está disponível na página do PDI 2024-2028 - seção Audiências Públicas.

A IN nº 01/2023 estipula ainda todas as etapas dos eventos, que incluem vídeos e apresentações sobre o processo de elaboração do PDI 2024-2028, sobre a atuação do campus no município e região e sobre as regras da própria audiência pública, na qual os participantes poderão fazer sugestões por escrito e participar da plenária.

As sugestões deverão estar inseridas dentro dos seguintes temas:

• Oferta de cursos, seleção e ingresso de estudantes
    • Atendimento ao discente
    • Acessibilidade e atendimento a pessoas com necessidades específicas
    • Infraestrutura
    • Tema livre

A plenária será o momento em que os participantes poderão fazer a manifestação oral sobre as sugestões, que deverá obedecer ao tempo máximo de dois minutos.

Todas as sugestões serão compiladas e inseridas no Relatório Final das Audiências Públicas do PDI 2024-2028, a fim de subsidiar o planejamento do IFMS para os próximos cinco anos.

PDI 2024-2028 - O Plano de Desenvolvimento Institucional tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

O documento será estruturado em 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/2017:

• Perfil Institucional
• Metodologia
• Planejamento Estratégico
• Projeto Pedagógico
• Cursos, Seleção e Ingresso
• Atendimento ao Discente
• Gestão de Pessoas
• Acessibilidade
• Avaliação e Acompanhamento
• Monitoramento, Controle e Revisão
• Gestão Financeira e Orçamentária
• Gestão de Riscos
• Infraestrutura

O processo de elaboração do PDI 2024-2028 iniciou-se em março do ano passado, com a previsão de todas as atividades e recursos necessários para que o documento fosse construído.

Nos meses de agosto e setembro, estudantes e servidores dos dez campi e da reitoria participaram das reuniões da Matriz Swot, ferramenta de gestão que identificou as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição. Os resultados da análise institucional foram apresentados em novembro.

A construção do documento prevê outras duas etapas de participação social: o Congresso do Mapa Estratégico, onde a comunidade interna validará os objetivos e metas estratégicas do IFMS, e Consulta Pública à minuta do PDI 2024-2028.

Saiba mais sobre o processo de elaboração na página do PDI 2024-2028.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para .

* Texto atualizado às 10h45 de 21/03/2023 para a inclusão do local e horário da audiência pública em Três Lagoas na tabela.