Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Congresso do PDI 2024-2028 será realizado em junho

Plano de Desenvolvimento Institucional

Congresso do PDI 2024-2028 será realizado em junho

Estão disponíveis regras e procedimento para realização do evento. Poderão participar estudantes, servidores, gestores e convidados
por Laura Silveira publicado: 08/05/2023 12h18 última modificação: 21/06/2023 09h59

A próxima etapa de participação social do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está confirmada para junho.

Nos dias 27 e 28 do próximo mês, estudantes, servidores e gestores dos dez campi e da reitoria estarão reunidos no Congresso do PDI 2024-2028, ocasião em que será validado o Mapa Estratégico para os próximos cinco anos.

O evento será realizado em Campo Grande, com a participação também de membros da comunidade externa na papel de observadores.

As regras e procedimentos para a realização do evento estão dispostos na Instrução Normativa nº 03/2023, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi).

A coordenação do congresso é de responsabilidade da Subcomissão de Planejamento Estratégico do PDI 2024-2028.

Quem participa - O Congresso do PDI 2024-2028 contará com participantes natos e representantes das unidades do IFMS, com direito a voz e voto.

Os natos são:

• reitora;
  • cinco pró-reitores(as);
  • um gestor indicado por cada pró-reitor(a);
  • dez diretores-gerais;
  • um gestor indicado por cada diretor-geral;
  • chefe de gabinete da reitoria;
  • um gestor indicado pelo chefe de gabinete da reitoria;
  • diretor-executivo da reitoria
  • um gestor indicado pelo diretor-executivo da reitoria;
  • diretora de Gestão de Pessoas;
  • um gestor indicado pela diretora de Gestão de Pessoas;
  • diretor de Gestão de Tecnologia da Informação;
  • um gestor indicado diretor de Gestão de Tecnologia da Informação;
  • diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread);
  • um gestor indicado pelo diretor do Cread;
  • ouvidor;
  • auditor;
  • procuradora-chefe;
  • assessora de Comunicação Social;
  • assessora de Relações Internacionais.

Além deles, o evento também contará com representantes dos campi (um servidor efetivo da categoria docente, um da categoria técnico-administrativo e um estudante); além de um técnico-administrativo da reitoria.

Os representantes dos estudantes e servidores serão escolhidos por meio de processo seletivo que prevê sorteio eletrônico. Segundo a Prodi, a publicação do edital está prevista para ocorrer nos próximos dias, na Central de Seleção do IFMS.

Os observadores com direito a voz serão dois representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e um gestor da área de Planejamento convidado pela reitoria do IFMS.

Regras - O Congresso do PDI 2024-2028 será organizado em uma plenária com poder deliberativo para validar a proposta de Mapa Estratégico e definir os indicadores do IFMS para os próximos cinco anos. As atividades serão conduzidas por uma mesa diretora.

A votação em plenária será realizada por meio eletrônico. Contudo, caso não haja disponibilidade de tecnologia, a votação poderá ser feita por meio de apresentação de crachás pelos representantes. A metodologia de apresentação e ordem dos itens para votação serão apresentadas no início do evento.

Os estudantes e servidores não residentes em Campo Grande, constantes na relação final do congresso, receberão diárias para custear a alimentação, hospedagem e transporte durante o período de realização do evento.

Mais informações sobre o processo de elaboração do documento estão dispostas na página do PDI 2024-2028.