Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Coordenação sistematiza funcionamento de bibliotecas

Ensino

Coordenação sistematiza funcionamento de bibliotecas

Setor está vinculado à Diretoria de Assuntos Estudantis, da Pró-Reitoria de Ensino, e já contribui para resultados institucionais positivos
por Laura Silveira publicado: 19/07/2023 18h34 última modificação: 21/07/2023 10h00

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conta em seu organograma com um novo setor dentro da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Criada a partir da atualização do Regimento Geral por meio da Resolução do Conselho Superior (Cosup) nº 30/2022, a Coordenação de Gestão de Bibliotecas (Cogeb) tem como competências sistematizar a atuação das bibliotecas dos dez campi da instituição (a lista completa de competências pode ser consultada nas páginas 62,63 e 64 do Regimento Geral do IFMS).

“Considerando a importância e a complexidade das ações que envolvem as bibliotecas, percebeu-se que, no IFMS, não havia a devida organização para a área. Dessa forma, foi criada a Coordenação de Gestão Bibliotecas”, explica a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.

“Em uma instituição de ensino, as atividades que envolvem as bibliotecas são extremamente importantes. Considerando a complexidade das ações que devem ser desenvolvidas, percebeu-se que, no IFMS, não havia a devida organização para a área. Dessa forma, foi criada a Coordenação de Gestão Bibliotecas”, explica a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.

Dentre as atribuições da Cogeb estão:

  • elaboração de normativas sobre funcionamento, serviços e produtos das bibliotecas;
  • planejamento e coordenação para a otimização do acervo, serviços de empréstimo, devolução, renovação e reserva;
  • viabilização de acesso à base de dados nacionais e internacionais;
  • implantação da acessibilidade nas bibliotecas do IFMS, articulando com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) ações para inclusão educacional; e
  • proposição e organização de capacitações para o letramento informacional.

Organograma da Pró-Reitoria de Ensino

Organograma atualizado da Pró-Reitoria de Ensino do IFMS, com a inclusão da Cogeb

A bibliotecária Ana Catarina Cortêz Araújo, atual coordenadora de Gestão de Bibliotecas, explica as principais atividades executadas pelo setor, dentre as quais o mapeamento dos processos das bibliotecas.

“Já conseguimos mapear cerca de 20 processos, e nem entramos na parte de repositório, que será um grande destaque para o IFMS no sentido da produção intelectual e científica que temos”, aponta a coordenadora de Gestão de Bibliotecas, Ana Catarina Araújo.

“Já conseguimos mapear cerca de 20 processos, e nem entramos na parte de repositório, que vai ser um grande destaque para o IFMS no sentido da produção intelectual e científica que temos”, aponta.

Outra contribuição da Cogeb elencada pela coordenadora foi a publicação de atos normativos e instrumentativos.

"Hoje temos orientações, por exemplo, sobre como fazer a ficha catalográfica e quem deve ter perfis de acesso às Bibliotecas Virtuais. Atualmente, é possível gerar relatórios precisos sobre quantos estudantes acessam essas plataformas. E, se não acessam, é possível iniciarmos um trabalho de estímulo à capacitação e fomento à leitura".

Aquisição - Com a criação da Cogeb, a compra de livros para as bibliotecas do IFMS passou a ser sistematizada. A partir da elaboração de um fluxo para aquisição bibliográfica é possível planejar, por exemplo, em qual data é necessário fazer um levantamento para os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC).

Política de Desenvolvimento de Coleção das Bibliotecas, aprovada em 2020, traz diretrizes para o processo de seleção e aquisição de materiais do acervo bibliográfico do IFMS. Contempla, ainda, critérios e prioridades para viabilizar o desenvolvimento da coleção de forma consistente e racional em termos quantitativos e qualitativos, além de orientações acerca de desbastamento e descarte de materiais.

"Servidores e estudantes do IFMS têm o direito de solicitar livros, e a Política traz um norte para essa aquisição. Nesse documento a gente prevê, por exemplo, que haja uma reserva no QDD [Quadro de Detalhamento de Despesas] dos campi para compra de livros, o que é um grande avanço", explica Ana Catarina.

A Cogeb tem auxiliado na construção de diretrizes, com definições como a documentação necessária e as regras de tramitação para a aquisição de novas coleções. O fluxo inclui etapas como solicitação de compra, registro de patrimônio e catalogação nas bibliotecas.

A orientação da coordenadora é que, na ocasião da elaboração de novos Projetos Pedagógicos de Cursos os bibliotecários dos campi possam verificar se as bibliografias dispostas no documento estão disponíveis.

Sistema - Um dos principais avanços para as bibliotecas do IFMS foi a implementação do Pergamum, sistema de gerenciamento integrado do acervo bibliográfico, o que trouxe mais facilidade e rapidez para a catalogação das obras.

"Ter um sistema que abrangesse todos os campi, que é o Pergamum, é resultado de dez anos de luta dos bibliotecários do IFMS. Isso foi conquistado ao longo do tempo, e está sendo consolidado com a Cogeb”, aponta a coordenadora.

Com a sistematização do processo é possível realizar a catalogação cooperativa. Em resumo, se o livro catalogado em um campus está no mesmo PPC de outro campus é possível que o bibliotecário registre apenas o exemplar, e não novamente o mesmo livro.

"Ter um sistema que abrangesse todos os campi, que é o Pergamum, é resultado de dez anos de luta dos bibliotecários do IFMS. Isso foi conquistado ao longo do tempo, e está sendo consolidado com a Cogeb".

Avaliações do MEC - Um dos principais resultados positivos apontados pela Proen com a criação da Coordenação diz respeito aos excelentes conceitos conquistados por alguns cursos de graduação do IFMS em avaliações do Ministério da Educação (MEC).

“Por meio de um trabalho conjunto entre três diretorias da Proen, campi e demais pró-reitorias, foram realizadas orientações e capacitações para atendimento ao previsto nos Indicadores do Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior] para Reconhecimento e Renovação de Cursos de Graduação, que culminou em ótimas avaliações. De um total de dez cursos avaliados do IFMS, metade deles recebeu conceito 4, o que é excelente, e a outra metade, conceito máximo 5”, aponta a pró-reitora de Ensino.

Os cursos que receberam a nota máxima foram: Sistemas para Internet (Campus Campo Grande), Jogos Digitais (Campus Dourados), Licenciatura em ComputaçãoArquitetura e Urbanismo (ambos do Campus Jardim), e Engenharia de Controle e Automação (Campus Três Lagoas). 

Para Ana Catarina, as avaliações positivas são resultado de uma série de avanços, principalmente nas áreas da acessibilidade e inclusão. Na biblioteca do Campus Ponta Porã, por exemplo, os usuários contam com tecnologias assistivas, como teclado-colmeia e mouse com acionador de pressão que pode ser acionado com os pés.

"Estamos pensando de todas as formas para que a acessibilidade seja possível e a Coordenação de Gestão de Bibliotecas vem justamente orientando para que tenhamos no IFMS um trabalho sistêmico, inclusivo e respeitoso", ressalta a coordenadora.

Nesse sentido, a Cogeb já repassou às bibliotecas dos campi uma série de recomendações, dentre as quais:

  • a instalação nos computadores do DOSVOX, sistema que auxilia pessoas com deficiência visual a fazer uso de computadores por meio do uso de sintetizador de voz;
  • que os livros fiquem dispostos na segunda prateleira das estantes, para promover o fácil acesso ao alcance manual das pessoas
  • que as estantes fiquem de forma ordenada, com espaço de 1,50m, para que possibilite a passagem de cadeirantes.

"Estamos pensando de todas as formas para que a acessibilidade seja possível e a Coordenação de Gestão de Bibliotecas vem justamente orientando para que tenhamos no IFMS um trabalho sistêmico, inclusivo e respeitoso".

Assuntos relacionados ao funcionamento das bibliotecas do IFMS devem ser enviados para o e-mail .

Bibliotecas do IFMS - A Lei nº 12.244/2010 dispõe que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil contarão com bibliotecas.

Os dez campi do IFMS possuem bibliotecas e servidores bibliotecários em seu quadro de pessoal. O uso do espaço é aberto à comunidade.

"A comunidade pode e deve utilizar esses espaços, que em muitas cidades são os únicos lugares que proporcionam acervo bibliográfico e computadores. Muitas pessoas vão para lá estudar, ler, fazer pesquisas. Ainda não emprestamos as obras, mas pretendemos desenvolver um acervo paralelo que possa ser emprestado a todos", finaliza Ana Catarina.

O endereço e horários de atendimento podem ser conferidos na página de contato dos campi do IFMS.

* Texto alterado às 8h20 de 20/07/2023 para a inclusão da informação que a biblioteca do Campus Ponta Porã possui um mouse com acionador de pressão que pode ser acionado com os pés.

registrado em: ,