Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Eleição de novos conselheiros é nesta quinta-feira

COEPE 2024-2025

Eleição de novos conselheiros é nesta quinta-feira

Servidores e estudantes podem votar de forma on-line até às 23h59. Eleitos atuarão por dois anos no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
por Paulo Gomes publicado: 21/09/2023 07h25 última modificação: 21/09/2023 10h28

Nesta quinta-feira, 21, é realizada a eleição dos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) para o biênio 2024-2025. Os nomes dos candidatos, nos segmentos docente, técnico-administrativo e discente, podem ser consultados na página Eleição Coepe 2023

Estão aptos a votar docentes e técnicos-administrativos do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, além de  estudantes dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação das modalidades presencial e a distância, cuja matrícula tenha sido efetivada até a data de publicação do edital de abertura da eleição (03/07/2023).

Para votar, basta acessar o sistema de votação on-line até às 23h59 e inserir os dados solicitados, de acordo com a categoria a que pertence.

Servidores devem acessar o sistema usando o número de Siape e a senha do Suap

Estudantes devem acessar o sistema utilizando o e-mail institucional e a senha do próprio e-mail

Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 22 e 27 de setembro, respectivamente. Já a homologação do resultado final por ato do Conselho Superior (Cosup) do IFMS está prevista para outubro. O cronograma completo do processo eleitoral está disponível para consulta na Central de Seleção.

Vagas - Serão escolhidos 22 representantes titulares e seus respectivos suplentes, dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente, para atuarem no colegiado por dois anos.

As vagas para docentes se destinam às seguintes áreas:

• Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Sociologia, Geografia, Metodologia, Pedagogia e Filosofia);
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português/Português, Português/Inglês, - Português/Espanhol, Português/Libras, Arte, Educação Física);
  • Matemática e suas tecnologias (Matemática);
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • eixo tecnológico Controle e Processos Industriais;
  • eixo tecnológico Informação e Comunicação;
  • eixo tecnológico Produção Alimentícia;
  • eixo tecnológico Recursos Naturais;
  • eixo tecnológico Infraestrutura; e
  • eixo tecnológico Gestão e Negócios.

No segmento técnico administrativo, são três vagas abertas nas eleições para representantes das categorias:

• Classe “C” ou “D”;
  • Classe “E”, exceto os cargos de Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais; e
  • Classe “E”, dos cargos Pedagogo ou Técnico em Assuntos Educacionais.

Para o corpo discente, as vagas serão para nove estudantes, sendo:

• Três representantes dos cursos técnicos;
  • Três representantes dos cursos de graduação; e
  • Três representantes dos cursos de pós-graduação.

Coepe - O conselho é um órgão consultivo e normativo sobre ensino, pesquisa e extensão na instituição, composto por membros natos, que ocupam cargos de gestão relacionados às áreas ou desempenham funções correlatas, e por membros eleitos, escolhidos pela comunidade. A presidência do Coepe é exercida pelo titular da Pró-Reitoria de Ensino.

Dentre as atribuições do órgão estão a recomendação de aprovação, criação, alteração ou extinção de oferta de cursos do IFMS, bem como a aprovação dos seguintes documentos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão:

• políticas, diretrizes e normas para os cursos presenciais e a distância;
  • Projeto Pedagógico de Curso (PPC);
  • regulamentos;
  • políticas de avaliação do ensino, pesquisa e extensão e dos cursos da instituição;
  • calendário anual das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • diretrizes para elaboração do calendário acadêmico;
  • modelos de editais.

Mais informações sobre o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão estão disponíveis na página do Coepe.

Em caso de dúvidas sobre o processo eleitoral, o contato é .