Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFMS marca presença no Showtec 2023

Evento Agro

IFMS marca presença no Showtec 2023

Projetos de pesquisa e extensão tecnológica desenvolvidos na instituição são apresentados na maior feira do setor agro de Mato Grosso do Sul
por Laura Silveira publicado: 24/05/2023 11h16 última modificação: 01/06/2023 16h55
  • Governador Eduardo Riedel visitou estande do IFMS nessa terça-feira, 23 - Foto: IFMS

  • A estudante do Campus Coxim, Ana Beatriz, apresenta projeto sobre criação de peixes - Foto: IFMS

  • Além de professores e estudantes, gestores do Instituto Federal participam do evento - Foto: IFMS

  • Programação do Showtec segue até quinta-feira, 25, em Maracaju - Foto: IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é um dos 150 expositores do Showtec 2023, considerado o maior evento do setor agro do Estado. A programação da feira segue até esta quinta-feira, 25, no município de Maracaju.

No estande do Instituto Federal, 12 estudantes e quatro professores apresentam dez projetos de pesquisa e extensão tecnológica desenvolvidos nos campi Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

"No ano passado, o Showtec movimentou mais de R$ 400 milhões, então está entre os maiores eventos agro do Brasil, não só de Mato Grosso do Sul, e é de extrema importância para a divulgação da marca IFMS, para que a instituição seja ainda mais conhecida, tendo em vista que a feira recebe visitantes de praticamente todos os municípios do estado e de outros lugares do país", aponta o pró-reitor de Extensão, Marcio Amorim.

"Participar do Showtec é de extrema importância para a divulgação da marca IFMS, para que a instituição seja ainda mais conhecida, tendo em vista que a feira recebe visitantes de praticamente todos os municípios do estado e de outros lugares do país", ressalta o pró-reitor de Extensão, Marcio Amorim.

Para Amorim, a importância do evento vai além da exposição dos projetos.

"No estande do IFMS podemos mostrar a relevância dos projetos inovadores das áreas de piscicultura e agricultura desenvolvidos na instituição. Outro ponto interessante é que no Showtec os estudantes podem apresentar seus currículos, conhecer vagas de estágio e até mesmo oportunidades de trabalho", ressalta.

A participação da delegação foi viabilizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o pagamento de auxílio aos estudantes e diárias aos servidores.

Gestores do IFMS, incluindo a reitora Elaine Cassiano, além de pró-reitores e diretores, participam do evento. Nessa terça-feira, 23, o estande da instituição recebeu a visita do governador, Eduardo Riedel.

Aproximadamente 300 estudantes de cursos técnicos e da graduação dos campi Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã também visitarão o evento, acompanhados por professoresA visita é viabilizada por meio da Proex e de cada campus.

"Isso também agrega conhecimento à formação deles, para que possam conhecer equipamentos agrícolas, maquinários que estão sendo desenvolvidos e as novas tecnologias do mundo agro", finaliza o pró-reitor.

Confira abaixo a lista completa dos projetos expostos no estande do IFMS no Showtec 2023:

Campus Projeto
Coxim Sistema sustentável e inédito para a piscicultura pantaneira: criação de peixes em sistemas de recirculação com novas tecnologias
Naviraí Agromec
Hidroponia
Naviraí Protótipo de cultivo hidropônico NFT em Mato Grosso do Sul
Nova Andradina Eficiência do Uso de Fósforo em plantas de milheto inoculadas com fungos entomopatogênicos
Sistema de cultivo em solos arenosos: Iimpacto nos indicadores de qualidade de solo e produtividade de soja
Arborização urbana nas Avenidas de Taguarussu
Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para avaliação da permeabilidade do solo ao ar
Teste com pó de rocha para registro como remineralizador do solo
Ponta Porã Simulação de curva de nível interativa

Expositores - Ana Beatriz Amaro, 16 anos, é estudante do curso técnico integrado em Aquicultura do Campus Coxim. No Showtec, apresenta o projeto relacionado à área do curso, juntamente com os colegas Wellington Dias de Souza e Celso Allebrandt dos Santos, e o professor orientador do trabalho, Odair Diemer.

"A experiência está sendo muito boa para o meu aprendizado. Estou podendo passar todo meu conhecimento e também aprendendo com outros projetos. Estou muito feliz por poder representar o IFMS na Showtec", celebra a estudante Ana Beatriz

Há 8 meses a estudante integra a equipe do trabalho, que é um modelo inovador de criação de peixes desenvolvido no campus.

"Esse sistema é constituído por um tanque de geomembrana, que é um dos sistemas de criação que apresenta maior sustentabilidade por conter o aumento de produção, aproveitamento de água por meio da recirculação, controle ambiental e a redução de matéria orgânica", explica.

Para a estudante, participar do evento é uma realização pessoal. "A experiência está sendo muito boa para o meu aprendizado como técnica. Estou podendo passar todo meu conhecimento para outras pessoas e também aprendendo com outros projetos. Estou muito feliz por poder representar o IFMS na feira", celebra.

O docente do Campus Ponta Porã, João Lucas de Almeida, também integra a equipe do IFMS no estande do Showtec 2023. Ele apresenta o projeto sobre simulação de curva de nível interativa.

"Os estudantes estão tendo a oportunidade não só de apresentar os projetos e representar o IFMS, mas também de ter acesso a vários estandes, materiais, palestras, que permeiam a questão do ensino, pesquisa e extensão", aponta o professor João Lucas de Almeida.

"Estamos demonstrando uma ferramenta didática, que tem a capacidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem e mediar conteúdos do campo teórico para o campo prático. O professor pode utilizar para explicar sobre a construção de curvas de nível, de terraços no campo, manejo e conservação do solo, geografia, hidrologia, legislação ambiental, então são várias as disciplinas que podem ser contempladas com essa ferramenta", explica.

Sobre a importância da participação dos estudantes no evento, o docente aponta vários aspectos positivos.

"O Showtec é um evento bem grande e muito importante. Há muitas empresas nacionais e até internacionais. Os estudantes estão tendo a oportunidade não só de apresentar os projetos e representar o IFMS, mas também de ter acesso a vários estandes, materiais, palestras, que permeiam a questão do ensino, pesquisa e extensão, e visualizar muitas coisas práticas em relação ao meio agro".

  • Campus Ponta Porã apresenta ferramenta didática no evento - Foto: IFMS

  • O professor João de Almeida (à direita) acredita que a participação do IFMS no evento é muito importante - Foto: IFMS

  • Ida da delegação ao Showtec foi viabilizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão - Foto: IFMS

  • Reitora Elaine Cassiano acompanhou a visita do governador ao estande do IFMS - Foto: IFMS

  • Estudantes e professores apresentam projetos em Maracaju - Foto: IFMS

Showtec - É uma feira anual na qual são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas. 

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

No ano passado, estudantes e professores do IFMS também apresentaram projetos técnico-científicos no evento. desenvolvidos nos campi Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã

De acordo com a organização do evento, o Showtec 2023 deve receber cerca de 25 mil pessoas e além das tecnologias apresentadas, a programação do evento soma mais de 20 palestras e debates.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.