Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Jovens do projeto Academia & Futebol se destacam nos JIFMS

Jovens do projeto Academia & Futebol se destacam nos JIFMS

Projeto conta com participação de estudantes do Campus Aquidauana, incluindo jovens indígenas, que foram campeões do futsal nos Jogos do IFMS
por Osvaldo Sato publicado: 28/06/2023 12h28 última modificação: 30/06/2023 11h01
  • Time de futsal de Aquidauana campeão do JIFMS 2023 - Foto: Divulgação

• Time de futsal de Aquidauana campeão do JIFMS 2023. Foto: Divulgação

Criado em 2021 no Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o projeto Academia & Futebol conquistou resultados expressivos na edição 2023 dos Jogos do IFMS. As equipes de futsal masculino e feminino sagraram-se campeãs nas disputas encerradas na última semana, em Dourados.

Além do campus da instituição, o projeto conta com mais dois núcleos de treinamento, nas aldeias indígenas de Lagoinha e Ipegue, localizadas no distrito de Taunay. Assim, atende estudante do IFMS e de outras escolas da rede pública, em treinamentos realizados no contraturno escolar.

A aluna do Campus Aquidauana e residente da aldeia, a jovem indígena Stehfanny Marcos conta que participar do projeto tem ajudado para que ela melhore sua condição física e mental.

“Além da questão da saúde, o projeto ajuda a desenvolver habilidades técnicas sociais e emocionais importantes para a vida, como a autoconfiança e a autoestima”, conta a estudante Stehfanny Marcos.

“Além da questão da saúde, o projeto ajuda a desenvolver habilidades técnicas sociais e emocionais importantes para a vida, como a autoconfiança e a autoestima”, conta a estudante, que fez parte do time feminino de futsal de Aquidauana campeão nos JIFMS.

Para o coordenador do projeto, professor Pablo Salomão, as atividades esportivas desenvolvidas reforçam o papel de inserção social do projeto e também destaca todo o seu potencial.

“O projeto Academia & Futebol promove mudança de perspectiva de vidas e sonhos. O time feminino campeão dos JIFMS é o maior exemplo dessa realidade, sendo que quatro das oito meninas são da aldeia onde há um dos núcleos do projeto”, ressalta.

• Jovens indígenas posam com certificado e equipamentos recebidos. Foto: Divulgação

• Alunos do projeto experimentado os novos calçados. Foto: Divulgação

• Participantes não possuíam calçados para atividades esportivas. Foto: Divulgação

• Equipamentos foram adquiridos com recursos advindos de emenda parlamentar. Foto: Divulgação

• Reitora Elaine Cassiano e diretora-geral Hilda Romero na data de entrega dos equipamentos esportivos. Foto: Divulgação

Projeto - Atualmente, a iniciativa atende 137 estudantes, que participam dos treinamentos orientados pelos bolsistas Giovana Rodrigues, Victor Lellis e Wilian Carvalho.

No núcleo do Campus Aquidauana, o projeto conta com alunos da própria instituição, mas também é aberto à participação de jovens de outras escolas municipais ou estaduais, de 13 a 17 anos. Já nos núcleos localizados nas aldeias, a faixa etária atendida vai de 7 a 17 anos.

“O projeto Academia & Futebol promove mudança de perspectiva de vidas e sonhos. O time feminino campeão dos JIFMS é o maior exemplo dessa realidade, sendo que quatro das oito meninas são da aldeia onde há um dos núcleos do projeto”, ressalta o coordenador Pablo Salomão.

Para o seu desenvolvimento, o Academia & Futebol foi contemplado no ano de 2020 com recursos advindos do Ministério da Cidadania, no total de R$ 275 mil, visando à implantação dos núcleos, o treinamento e também pesquisa sobre o esporte.

Ainda neste ano, o projeto recebeu recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 35 mil, destinados à aquisição de uniformes e chuteiras para crianças e adolescentes atendidos nas aldeias indígenas.

Com esse aporte financeiro, as atividades e participantes do projeto recebem relevante incentivo, principalmente pela questão da vulnerabilidade social na qual estão inseridos grande parte deles.

As atividades devem seguir até dezembro deste ano, conforme previsto no planejamento do projeto.

JIFMS - A edição 2023 dos Jogos do IFMS foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo campus sede, Dourados.

A competição reuniu 365 estudantes dos dez campi da instituição, o maior número desde que o evento esportivo começou a ser realizado, em 2014.

Foram disputadas nove modalidades esportivas: atletismo, basquete, futsal, judô, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez. Os jogos foram realizados no Ginásio Municipal, no Ginásio Jorjão e na 4° Brigada de Cavalaria Mecanizada.

As disputas locais foram classificatórias para a etapa regional, o JIF Centro-oeste (JIFCO), previsto para ser realizado em Goiás no mês de setembro.

Com o título no futsal, os estudantes aquidauanenses agora aguardam uma possível convocação para participarem da etapa regional. Como ressalta um dos atletas, Rodrigo Moraes, a etapa local foi um teste emocionante e exigente para toda a equipe.

"Enfrentamos adversários formidáveis e batalhamos em cada partida, sempre buscando dar o nosso melhor. Com a vitória estadual em nossas mãos, é com grande determinação que encaramos o próximo desafio, cientes de que as dificuldades serão maiores, os adversários serão ainda mais competitivos, mas acreditamos no nosso potencial e na força do trabalho em equipe”, finaliza o estudante.

Conheça mais sobre o evento esportivo institucional no site do IFMS.