Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Matrícula para cursos Proeja e subsequentes vai até sexta-feira

Jovem e Adulto

Matrícula para cursos Proeja e subsequentes vai até sexta-feira

Selecionados podem fazer a matrícula de maneira presencial ou on-line. Aulas começa no dia 7 de fevereiro
por Cleyton Lutz publicado: 16/01/2023 13h00 última modificação: 25/01/2023 12h23

Os candidatos selecionados para os cursos técnicos Proeja e subsequentes – ofertados presencialmente nos campi Aquidauana, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – podem fazer a matrícula até sexta-feira, 20, de maneira presencial ou on-line.  

Se optar por comparecer ao campus, o convocado deve procurar a Central de Relacionamento (Cerel), observando o endereço e horário de atendimento. Já a matrícula on-line pode ser feita no sistema do Instituto Federal

As instruções completas estão disponíveis no edital que traz o resultado final e primeira chamada do processo seletivo, com a classificação dos candidatos, a situação (se apto a matrícula ou lista de espera) e a opção por ação afirmativa. 

Documentação – Para realizar a matrícula, o selecionado precisa estar atento aos documentos necessários:

  • histórico escolar que comprove a escolaridade mínima necessária (para os candidatos beneficiários de ação afirmativa, tanto na apresentação do histórico escolar quanto na do certificado de conclusão, deverá ficar comprovado que cada um dos anos foi cursado, com aprovação, em escola pública);
  • documento oficial de identificação;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (para candidatos entre 19 e 45 anos de idade);
  • foto atual digital 3x4 ou selfie (em postura frontal, nítida, individual, colorida, com fundo branco, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria).

Para os beneficiários de ação afirmativa é necessário também:

  • documentos exigidos no Anexo IV do edital de abertura (para aqueles com renda menor ou igual um salário-mínimo e meio per capita;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena, certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia, assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia para os candidatos indígenas);
  • laudo médico, acompanhado do formulário de entrega preenchido e assinado (para pessoas com deficiência).

Encerrado este período, se houver vagas remanescentes, elas serão destinadas aos candidatos da lista de espera, respeitando o limite do número de vagas não ocupadas, a classificação do candidato e a reserva de vagas para ações afirmativas. 

Processo seletivo – Para o ensino integrado na Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foram oferecidas 120 vagas para Administração, em Aquidauana e Dourados; e Manutenção e Suporte em Informática, em Naviraí. 

Já para os cursos técnicos subsequentes foram ofertadas 160 vagas para Agricultura, em Naviraí e Ponta Porã; Marketing, em Dourados; e Zootecnia, em Nova Andradina. 

As aulas começam no dia 7 de fevereiro. 

O edital do processo seletivo traz ainda as que vagas que serão abertas no segundo semestre letivo de 2023.