Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Prorrogado prazo para matrículas em cursos de Espanhol, Inglês e Libras

Prorrogado prazo para matrículas em cursos de Espanhol, Inglês e Libras

Novo prazo vai até a próxima quarta-feira, 18. Seleção ofertou 689 vagas em dez municípios por meio do Centro de Idiomas (Cenid)
por Vinicius Vieira publicado: 17/01/2023 10h58 última modificação: 17/01/2023 10h58

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na segunda-feira, 16, o edital que prorroga o período de matrículas para cursos de Espanhol, Inglês e Libras, ofertados por meio do Centro de Idiomas (Cenid) em dez municípios.

Com a prorrogação do prazo, os candidatos convocados em primeira chamada têm até a próxima quarta-feira, 18, para realizar a matrícula.

O procedimento pode ser realizado de forma on-line, por meio do Sistema de Matrícula. O passo a passo está disponível no edital de convocação da primeira chamada.

O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para solicitar matrícula na instituição. Também é necessário fazer o upload dos documentos digitalizados solicitados.

O candidato que não tiver acesso à internet pode efetuar sua matrícula presencialmente comparecendo à Central de Relacionamento (Cerel) do campus, observando o endereço e o horário de atendimento de cada unidade.

Todas as informações sobre a seleção, bem como a relação de convocados para cada curso, encontram-se disponíveis no edital publicado na Central de Seleção.

Novas datas – Com a alteração no cronograma, a nova data para a segunda chamada é dia 23 de janeiro, com matrículas previstas entre os dias 24 e 30 do mesmo mês.

No mesmo período, os estudantes que estiverem em lista de espera poderão realizar a manifestação de interesse na vaga. Eles serão convocados caso haja vagas remanescentes ao término da segunda chamada.

Conforme previsto em edital, em algumas turmas, o número de inscritos ou de aprovados no nivelamento foi menor do que o número de vagas ofertadas. Nesses casos, todos os candidatos foram classificados e convocados para matrícula já na primeira chamada.

A data de início das aulas não foi alterada, permanecendo para o dia 7 de fevereiro.

Os estudantes matriculados podem entrar em contato com as coordenações dos Centros de Idiomas de seu respectivo campus, conforme lista de e-mails disposta no edital da seleção, para receber informações sobre o curso, o regulamento, acesso aos sistemas, participação nos eventos on-line de acolhida e/ou resolução de possíveis dúvidas.

Cursos  Nesta seleção, foram ofertadas 689 vagas para estudantes e servidores do Instituto Federal, e público em geral.

Os cursos serão oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), com turmas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O Centro de Idiomas do IFMS oferta cursos gratuitos que buscam fomentar o processo de internacionalização na instituição, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.

O certificado tem validade nacional e atesta o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Mais informações estão disponíveis na página dos cursos de Idiomas do IFMS.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo correio eletrônico cofic@ifms.edu.br.