Eleições IFMS 2023
Renovação marca eleição para o cargo de diretor-geral
O resultado das eleições para diretor-geral de campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) traz um cenário de renovação entre os ocupantes do cargo. Dos dez campi da instituição, sete passam a ter novos nomes na direção.
Foram eleitos novos diretores-gerais nos campi Aquidauana, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Nas unidades de Campo Grande, Coxim e Ponta Porã, os atuais diretores foram reeleitos pela comunidade.
O resultado também revela aumento na representatividade feminina no cargo. Atualmente, três mulheres estão à frente de campi. Com a eleição, esse número sobe para quatro (Aquidauana, Corumbá, Coxim e Nova Andradina).
A atual reitora Elaine Cassiano foi reeleita com 35,99% dos votos. A professora concorreu ao cargo com Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, atual diretor-geral do Campus Dourados, que obteve 31,78% dos votos da comunidade, e com Guilherme Tommaselli, do Campus Três Lagoas, que recebeu 10,17% dos votos. Brancos somaram 1,33%,
Votação - Foi realizada na quarta-feira, 6, pela primeira vez de forma on-line no IFMS.
Dos 12,5 mil eleitores aptos a votar - entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos - 48,81% participaram da votação. O percentual de abstenção foi de 51,19%. O pleito registrou ainda 3,99% de votos brancos.
A apuração dos votos foi transmitida ao vivo no canal do IFMS no Youtube. O mapa de votação, por segmento e unidade, está disponível na Deliberação n° 061/2023.
Até 18 de setembro o processo será entregue pela Comissão Eleitoral Central ao Conselho Superior (Cosup) do IFMS para homologação. Após a resolução do Colegiado, o nome da reitora reeleita será encaminhado para a Presidência da República, responsável pela nomeação. A posse de todos os eleitos será realizada no início de 2024.
Confira os nomes dos diretores-gerais eleitos para os dez campi e um breve perfil de cada um:
Campus Aquidauana
A pedagoga Andréa Marques Rosa Eduardo recebeu 43,54% dos votos de estudantes e servidores. O concorrente, professor Robson Lubas Arguelho, obteve índice de 34,01%. Os votos em branco representaram 0,19%.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em Letras pela Faculdade Claretiano (2014), Andréa é doutora e mestre em Letras também pela UFMS. Desenvolve pesquisas sobre línguas indígenas, esperanto e análise de discurso. Também realiza estudos e formação pedagógica sobre educação inovadora para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.
Campus Campo Grande
O docente Dejahyr Lopes Junior foi reeleito com 45,68% dos votos da comunidade, contra 29,53% da também professora Themis Rondão Barbosa da Costa Silva. Os votos brancos somaram 1,31%.
Graduado em Engenharia Civil pela UFMS, licenciado em Matemática e especialista em Docência pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dejahyr é doutor e mestre em Educação também pela UFMS. Por 28 anos, foi professor da Rede Salesiana Dom Bosco. No IFMS desde 2013, ministra disciplinas no ensino médio integrado, especialização e no programa de mestrado profissional. Na gestão do Campus Campo Grande desde 2015, foi coordenador de Pesquisa e Inovação, diretor de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais e atualmente é diretor-geral.
Campus Corumbá
A professora Renilce Miranda Cebalho Barbosa foi eleita com 41,26% dos votos computados. Os dois concorrentes Robson Fleming Ribeiro e Wanderson da Silva Batista obtiveram, respectivamente, 27,55% e 8,53% da votação. O índice de votos em branco foi de 1,03%.
A docente é graduada em Letras, especialista em Linguística e Língua Portuguesa, e tem doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Professora do IFMS desde 2017, foi coordenadora do curso do Eixo Tecnológico em Informação e Comunicação e, desde 2020, é diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Campus Coxim
A docente Angela Kwiatkowski foi reeleita para o cargo com 61,27% dos votos, contra 13,94% do professor Alexandre dos Santos Lopes. Os votos em branco representaram 0,28%.
Formada em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e com mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Angela tem pós-doutorado em Ciência de Alimentos também pela UEM. Professora do Campus Coxim desde 2013, coordenou os cursos técnico e de tecnologia em Alimentos e foi diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em 2019 foi eleita diretora-geral da unidade.
Campus Dourados
O professor Ricardo Nascimento recebeu 41,96% dos votos de estudantes e servidores. A concorrente, Nátalli Falleiros, obteve 41,29 % da votação. Os votos em branco somaram 0,20%.
Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com pesquisa na área de tecnologia assistiva, Ricardo é especialista em Melhoria do Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e possui duas graduações: em Ciência da Computação, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e em Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior - Pedagogia, pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). É docente do IFMS desde 2012, tendo iniciado as atividades no Campus Ponta Porã e sendo removido para o Campus Dourados em 2016.
Campus Jardim
O docente Luciano Rodrigues Duarte foi eleito diretor-geral com 55,26% dos votos da comunidade, contra 26,95% do também professor Vinícius Bozzano Nunes. Foram registrados 2,26% votos em branco.
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na linha de pesquisa História, Políticas e Educação, e mestre em Estudos Fronteiriços também pela UFMS, Luciano é professor de História do Campus Jardim do IFMS desde 2016. Atualmente é coordenador do curso técnico integrado em Informática para Internet da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Campus Naviraí
O professor Wagner Antoniassi venceu as eleições para diretor-geral com 46,72% dos votos. Os concorrentes Lucas da Rocha Ferreira e Jozil dos Santos obtiveram, respectivamente, 38,99% e 2,81%. Os votos em branco somaram 0,19%.
A formação de Wagner inclui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), licenciaturas em Ciências Biológicas e em Matemática pela Universidade Leonardo Da Vinci, pós-graduação em Tecnologias em Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em 2011, assumiu o cargo de docente do Campus Coxim. Em 2015, passou a atuar na implantação do Campus Naviraí, onde ocupa o cargo de diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Campus Nova Andradina
Com 54,52% dos votos da comunidade, a docente Débora Cristina Macorini Ocon de Almeida foi eleita diretora-geral. O outro candidato, Júlio César Marques Magalhães, obteve 28,83% da votação. O índice de votos em branco foi de 2,36%.
Com graduação, mestrado e doutorado em Geografia, Débora é professora do Campus Nova Andradina desde 2015. Tem experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão e atuou como presidente de comissões de eventos sistêmicos, conselhos municipais e de gestão. Na gestão da unidade, esteve à frente da Coordenação de Estágio e Relações Institucionais e, atualmente, é diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Campus Ponta Porã
Candidato único, o professor Izidro dos Santos de Lima Junior obteve 63,87% dos votos de estudantes e servidores. Os votos em branco somaram 9,86%.
Docente do Campus Ponta Porã desde 2011, ministrou disciplinas no curso técnico integrado em Agricultura, no bacharelado em Agronomia e no curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Izidro atuou como coordenador dos cursos do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais e, desde 2020, é o diretor-geral da unidade.
Campus Três Lagoas
O professor Edson Italo Mainardi Júnior recebeu 56,62% dos votos da comunidade, contra 24,72% do atual diretor-geral, Walterisio Gonçalves Carneiro Júnior. O índice de votos em branco foi de 0,96%.
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Júlio Mesquita Filho e especialista em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFMS, Edson é professor da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica desde 2013, quando ingressou no Instituto Federal Catarinense (IFC). Em 2015, foi redistribuído para o Campus Três Lagoas do IFMS, onde atuou como coordenador dos cursos do Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais e do bacharelado em Engenharia de Controle e Automação.