Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Última semana para inscrição na graduação em três campi

Ensino Superior

Última semana para inscrição na graduação em três campi

Vagas são ofertadas em Jardim, Nova Andradina e Ponta Porã. As inscrições são abertas aos participantes do Enem desde 2013
por Cleyton Lutz publicado: 07/02/2023 20h15 última modificação: 07/02/2023 20h15

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe inscrições para 200 vagas ofertadas em cursos de graduação, com ingresso no 1° semestre, até a próxima terça-feira, 14. 

O processo seletivo se destina aos cursos superiores de Agronomia (bacharelado), Computação (licenciatura), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Gestão do Agronegócio (ambos superior de tecnologia). As vagas são oferecidas em Jardim, Nova Andradina e Ponta Porã. 

A seleção é aberta àqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2013, obtendo nota acima de zero na prova de Redação. As inscrições devem ser feitas na Página do Candidato.

Os candidatos precisam autorizar o IFMS a consultar o resultado obtido no Exame junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desta forma, é obrigatório que a inscrição seja realizada com o CPF do próprio candidato, para que a consulta da nota seja possível. 

O preenchimento das vagas só poderá ser realizado pelos classificados e convocados que possuam certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente. 

O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção

Cotas – Metade das vagas ofertadas é destinada a candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas, 50% são para aqueles com renda familiar per capita inferior a um salário-mínimo e meio.

Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição. 

Seleção – Será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições de 2013 a 2022 do Enem.  
Considera-se nota total o resultado da média ponderada das notas das áreas de conhecimento e da Redação. Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados estão disponíveis no edital de abertura. 

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a maior nota obtida dentre as edições do Enem consideradas, observando a opção de cota do candidato.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 16 de fevereiro, com solicitação de matrículas/manifestação de interesse de 23 de fevereiro a 3 de março. 

Vagas residuais – Restando vagas ao término da segunda chamada, as mesmas serão disponibilizadas para candidatos com ensino médio completo, sendo a seleção feita por ordem de inscrição. 

Para isso, o interessado deverá se dirigir a Central de Relacionamento (Cerel) do campus que oferta o curso pretendido. 

Outra seleção – O Instituto Federal também está com 80 vagas abertas na graduação, com ingresso no 2° semestre, para os cursos de Agronomia, em Naviraí, e Engenharia de Controle e Automação, em Três Lagoas (edital n° 06/2023).

A seleção será feita pela nota do último Enem através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Vagas

Campus Curso Turno Vagas
Jardim Licenciatura em Computação Noturno 40
Nova Andradina Agronomia Integral 40
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 40
Ponta Porã Agronomia Integral 40
Gestão do Agronegócio Noturno 40