Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Últimos dias para inscrição de candidaturas ao Coepe

Coepe 2024-2025

Últimos dias para inscrição de candidaturas ao Coepe

Prazo termina na quinta-feira, 17. Órgão consultivo e normativo do IFMS é composto por representantes de servidores e estudantes.
por Paulo Gomes publicado: 14/08/2023 14h15 última modificação: 20/09/2023 14h13

Termina na próxima quinta-feira, 17, o prazo de inscrições de candidaturas para a eleição dos representantes de docentes, técnicos-administrativos e discentes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) para o biênio 2024-2025.

Na estrutura administrativa do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o conselho é um órgão consultivo e normativo sobre ensino, pesquisa e extensão, sendo composto por membros natos, que ocupam cargos de gestão relacionados às áreas ou desempenham funções correlatas, e por membros eleitos, escolhidos pela comunidade.

Por meio do processo eleitoral, serão escolhidos os 22 representantes titulares e seus respectivos suplentes, dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente, para atuarem no colegiado por dois anos.

O edital da eleição está disponível na Central de Seleção. É importante a leitura das regras para realização da inscrição por meio da Página do Candidato. Todas as informações também estão publicadas no hotsite da eleição dos conselheiros.

As listas dos candidatos inscritos será divulgada no dia 22 de agosto. A relação de eleitores aptos a votar nas eleições será divulgada no dia 11 de setembro. A votação será realizada no dia 21 de setembro.

Vagas – Serão eleitos 10 representantes docentes, três técnicos-administrativos e nove discentes.

As vagas para docentes se destinam às seguintes áreas:

• Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Sociologia, Geografia, Metodologia, Pedagogia e Filosofia);
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português/Português, Português/Inglês, - Português/Espanhol, Português/Libras, Arte, Educação Física);
  • Matemática e suas tecnologias (Matemática);
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • eixo tecnológico Controle e Processos Industriais;
  • eixo tecnológico Informação e Comunicação;
  • eixo tecnológico Produção Alimentícia;
  • eixo tecnológico Recursos Naturais;
  • eixo tecnológico Infraestrutura; e
  • eixo tecnológico Gestão e Negócios.

No segmento técnico administrativo, são três vagas abertas nas eleições para representantes das categorias:

• Classe “C” ou “D”;
  • Classe “E”, exceto os cargos de Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais; e
  • Classe “E”, dos cargos Pedagogo ou Técnico em Assuntos Educacionais.

Para o corpo discente (estudantes), as vagas serão para nove estudantes, sendo:

• Três representantes dos cursos técnicos;
  • Três representantes dos cursos de graduação; e
  • Três representantes dos cursos de pós-graduação.

Os estudantes candidatos precisam ter mais de 16 anos e não estar cursando os dois últimos semestres do curso, além de não serem membros eleitos de outros conselhos superiores e especializados da instituição.

Campanha – A divulgação das candidaturas será realizada entre 1.º e 18 de setembro. Toda a propaganda deverá ser realizada sob a responsabilidade do candidato.

Será permitida a utilização de perfis pessoais nas redes sociais e o e-mail institucional pessoal para divulgação da campanha. Os candidatos poderão enviar foto e link da página da candidatura para divulgação em espaço institucional on-line.

Os resultados preliminar e final da votação serão divulgados nos dias 22 e 27 de de setembro, respectivamente.

A homologação do resultado final por ato do Conselho Superior (Cosup) do IFMS está prevista para outubro.

Responsabilidades - Dentre as atribuições do órgão estão a recomendação de aprovação, criação, alteração ou extinção de oferta de cursos do IFMS, bem como a aprovação dos seguintes documentos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão:

• políticas, diretrizes e normas para os cursos presenciais e a distância;
  • Projeto Pedagógico de Curso (PPC);
  • regulamentos;
  • políticas de avaliação do ensino, pesquisa e extensão e dos cursos da instituição;
  • calendário anual das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • diretrizes para elaboração do calendário acadêmico;
  • modelos de editais.

Mais informações sobre o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão estão disponíveis na página do Coepe.

* Matéria atualizada em 20 de setembro para retirada da vaga de docente do eixo Gestão (Administração, Administração Rural e Economia), atendendo a retificação publicada pela Comissão Eleitoral na Resolução 054.5.