Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Docente do IFMS é finalista do prêmio 'Professor Destaque'

Febrace 2024

Docente do IFMS é finalista do prêmio 'Professor Destaque'

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia começa no dia 18 e terá a participação de estudantes e docentes do Instituto Federal
por Cleyton Lutz publicado: 13/03/2024 15h37 última modificação: 25/03/2024 14h48

A edição 2024 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) terá uma novidade para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS): além dos estudantes que concorrem na mostra de projetos científicos, a instituição também estará representada no prêmio 'Professor Destaque' pela docente Karina Kristiane Vicelli, do Campus Dourados. 

É a segunda vez que o Instituto Federal participa do prêmio, criado em 2012, em reconhecimento aos docentes empenhados na orientação e acompanhamento de estudantes que realizam projetos selecionados para a feira. O primeiro foi o professor de Geografia do Campus Três Lagoas, Kléber Rodrigo Penteado, em 2015. 

"O IFMS me deu a possibilidade constante de orientar e desenvolver projetos de pesquisa. Isso nos permite empoderar as/os estudantes que mais precisam da Educação", destaca a docente do Campus Dourados, Karina Vicelli.

Karina é a única finalista de Mato Grosso do Sul, e concorre ao prêmio com outros nove docentes da Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. 

A seleção foi feita por um comitê da Febrace, junto a orientadores e coorientadores que participarão da feira. Na página do evento foram disponibilizados vídeos em que os finalistas contam suas trajetórias. 

O prêmio prevê ainda uma apresentação presencial, que fará parte da programação da feira. O vencedor será definido com base em uma votação a ser realizada no dia da apresentação, da qual participarão outros orientadores e coorientadores inscritos na Febrace, e no desempenho dos orientandos no evento.

O eleito 'Professor Destaque' receberá certificado e um troféu de reconhecimento. 

Foto 1

Karina (ao centro) desenvolve o projeto com estudantes do técnico integrado do Campus Dourados - Foto: Divulgação

Trajetória – Karina é docente de Língua Portuguesa do Campus Dourados, onde atua desde 2015, e se prepara para participar da Febrace pela terceira vez. 

O projeto orientado pela professora intitula-se 'Escritoras no Mato Grosso do Sul'. Desenvolvida desde 2022, a pesquisa já foi apresentada em eventos como a Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran); Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do MS (Fetec/MS); e Feira Literária de Bonito (FLIB), entre outros.

"A pesquisa é uma forma de abrir portas, solucionar problemas próximos de nós, fortalecendo o êxito e a permanência dos discentes”, reflete a docente, única representante de MS no prêmio 'Professor Destaque'.

Também foi selecionado no edital de 2022 do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS). 

Com o objetivo de viabilizar a escrita feminina sul-mato-grossense, o projeto, que conta a participação de quatro estudantes voluntárias dos cursos técnicos integrados do campus, se utiliza de diferentes estratégias como desenvolvimento e disponibilização de perfis de escritoras do Estado, realização de entrevistas e divulgação científica.

“Comecei a lecionar em 1995, ao mesmo tempo em que cursava a faculdade de Letras. Trabalhei em várias instituições, mas só o IFMS me deu a possibilidade constante de orientar e desenvolver projetos de pesquisa. Isso nos permite empoderar as/os estudantes que mais precisam da Educação. A pesquisa é uma forma de abrir portas, solucionar problemas próximos de nós, fortalecendo o êxito e a permanência dos discentes”, explica.

As atividades do 'Escritoras no Mato Grosso do Sul' podem ser conferidas nas redes sociais do projeto (Instagram e Tumblr).

Foto 2

'Escritoras no Mato Grosso do Sul' foi apresentado no Festival Literário de Bonito - Foto: Divulgação

Febrace - Das oito pesquisas de Mato Grosso do Sul que serão apresentadas nesta edição da feira, quatro são do IFMS.

Projetos desenvolvidos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Dourados representarão a instituição no evento, que visa estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica de todo o Brasil. 

Promovida anualmente pela Universidade de São Paulo (USP), em 2024 a feira ocorrerá entre os dias 18 e 22 de março, na capital paulista. Saiba mais na página oficial do evento!

Projetos do IFMS na Febrace 2024 

Projeto Campus Orientadores Estudantes
Briquetagem como solução para o reaproveitamento de finos depositados em barragens de rejeito de minério de manganês Corumbá Leandro Gustavo Mendes de Jesus Lyvia Maria Barros de Castro Costa, Beatriz da Silva Loula Dourado, Livia Luane Anastácio Matos
Escritoras no Mato Grosso do Sul Dourados Karina Kristiane Vicelli Edilaine Rodrigues Rocha, Ana Julia Souza Silva Leite, Ana Laura Dias Garcia
Incubadora inteligente guiada por aplicação móvel  Aquidauana Vinícius de Araújo Maeda Maria Eduarda de Sá Cavalcanti, Ana Júlia Costa Moraes
O jogo digital como forma de ressignificar a aprendizagem: As Heroínas Plus em uma nova narrativa digital Campo Grande Claudia Santos Fernandes Ana Graziela Monteiro dos Santos, Victor Gabriel Chaparro Soares, Melly Sabrina Araújo Miranda