Ponta Porã
Parcerias com Paraguai fortalecem internacionalização
Mais um importante passo no processo de internacionalização do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi dado. No último dia 24, a instituição firmou um acordo com a Universidade Central do Paraguai (UCP), e ainda fortaleceu a parceria com a Universidade Nacional de Assunção (UNA).
“As parcerias firmadas com as universidades do Paraguai ampliam horizontes para nossos estudantes e servidores, fortalecendo a formação cidadã, a pesquisa aplicada e a atuação extensionista, e promovendo a internacionalização com foco em inovação, inclusão e desenvolvimento local", comenta a reitora Elaine Cassiano.
Para a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, a internacionalização é uma dimensão estratégica para a instituição, sobretudo em um território de fronteira, e acordos celebrados com universidades paraguaias reforçam a vocação do Instituto em atuar de forma integrada.
“As parcerias firmadas com as universidades do Paraguai ampliam horizontes para nossos estudantes e servidores, fortalecendo a formação cidadã, a pesquisa aplicada e a atuação extensionista, e promovendo a internacionalização com foco em inovação, inclusão e desenvolvimento local. Ao unirmos esforços, potencializamos soluções conjuntas e reafirmamos nosso compromisso com uma educação pública conectada com o mundo e comprometida com a transformação social”, comenta.
O protocolo de intenções com a UCP foi assinado no Centro Tecnológico da universidade, em Pedro Juan Caballero, com a presença da reitora Elaine Cassiano, do diretor- geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima, e de outros gestores do IFMS, além do CEO da instituição paraguaia, Carlos Bernardo.
Válido por cinco anos, o acordo visa promover a cooperação entre as duas instituições tendo em vista a realização conjunta de atividades acadêmicas, científicas, técnicas, pedagógicas e/ou culturais em áreas de interesse comum.
De acordo com o diretor-geral do Campus Ponta Porã, a oportunidade da parceria surgiu nos Jogos do IFMS (JIFMS), realizados em junho.
"A parceria entre a UCP e o IFMS permite ampliar o alcance do projeto, já que ultrapassa as fronteiras, garantindo também mais qualidade técnica, logística e científica. Estamos preparando nossos estudantes para atuar de forma cidadã", afirma Alvaro Gimenez, responsável pelo projeto 'Mãos que Salvam Vidas'.
"A UCP foi nossa parceira na prestação de serviços de saúde, como médico, enfermeiro, ambulância, eles fizeram toda a cobertura do evento. Foi assim que surgiu essa oportunidade de fazerem o plano de acompanhamento médico, identificação de risco e treinamento para nossos servidores e estudantes aqui no campus a partir deste segundo semestre letivo".
A primeira ação conjunta será o projeto 'Mãos que Salvam Vidas', voltado à capacitação em primeiros socorros e atendimento médico básico, visando fortalecer a capacidade de resposta diante de emergências no ambiente escolar e a cultura de prevenção e cuidado.
Serão oferecidas oficinas teórico-práticas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), capacitação de professores, entrega de materiais didáticos, simulações com apoio de bombeiros, unidades de saúde e hospitais.
A intenção é de que o projeto também seja levado para os outros campi do IFMS, segundo Izidro.
"A parceria entre a UCP e o IFMS é de suma importância, pois permite ampliar o alcance do projeto, já que ultrapassa as fronteiras, garantindo também mais qualidade técnica, logística e científica. Estamos preparando nossos estudantes para atuar de forma cidadã", afirma Alvaro Gimenez, responsável pelo projeto 'Mãos que Salvam Vidas'.
"Nesse processo de integração entre o IFMS e a UNA, colocamos o tanque elevado para levar a tecnologia de Mato Grosso do Sul, e do Brasil, para dentro do Paraguai. Vamos tentar fazer a difusão dessa tecnologia, inclusive ofertando o curso de piscicultor ali", explica o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima.
Fortalecimento de parceria - Também no dia 24 de julho, foi realizada a cerimônia de lançamento do projeto de criação de peixes em tanques elevados e feitos de geomembrana, resultado da parceria com a Universidade Nacional de Assunção (UNA) firmada há quase três anos.
O tanque foi instalado na municipalidade de Cerro Corá, que é da Fazenda Escola da UNA e onde estão localizados assentamentos rurais.
"Nesse processo de integração das duas instituições, colocamos o tanque elevado para levar a tecnologia de Mato Grosso do Sul, e do Brasil, para dentro do Paraguai. Com base nisso, vamos tentar fazer a difusão dessa tecnologia, inclusive ofertando o curso de piscicultor ali no segundo semestre", explica Izidro.
O tanque elevado, desenvolvido com uma tecnologia inovadora voltada à piscicultura, representa uma opção tecnificada e eficiente por diversos fatores. O sistema integra recirculação de água, energia solar e biotecnologia para manter a qualidade da água. Seu foco está na sustentabilidade ambiental, aliando eficiência produtiva à responsabilidade ecológica.
"Essa tecnologia deve ser amplamente difundida, por seu potencial de geração de renda, fortalecimento da economia local, estímulo ao consumo de alimentos saudáveis, contribuição para a segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida da população", elenca o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da UNA, Jorge Gonzalez.
A importância do tanque é ressaltada pelo diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da UNA, Jorge Gonzalez, que ressalta como principais benefícios a produção de peixes mais saudáveis, com carne de alta qualidade, maior controle sanitário e o incentivo à adoção de sistemas sustentáveis, acessíveis e economicamente viáveis.
Gonzales ressalta que as inovações aplicadas tornam o processo mais seguro, reduzem desperdícios e aumentam a rentabilidade, especialmente para os pequenos piscicultores.
"Essa tecnologia deve ser amplamente difundida, por seu potencial de geração de renda, fortalecimento da economia local, estímulo ao consumo de alimentos saudáveis, contribuição para a segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida da população", elenca o diretor.
A instalação do tanque de geomembrana é uma ação do projeto 'IFMS na Comunidade', iniciativa que busca promover a integração da instituição com a sociedade e gerar impactos positivos nas comunidades locais. O mesmo modelo de tanque já foi instalado em assentamentos rurais e em uma escola agrícola do distrito de Rochedinho.
Histórico - Firmada em setembro de 2022, a parceria com a UNA começou com um Acordo Geral de Cooperação Internacional entre o Campus Ponta Porã do IFMS e a Faculdade de Ciências Agrárias da universidade, que possui uma unidade acadêmica em Pedro Juan Caballero, do lado paraguaio da fronteira.
Em maio de 2023, foi assinado um novo acordo entre as instituições, que prevê ações como cooperação nas tarefas de ensino, pesquisa, extensão, buscando promover o desenvolvimento mútuo entre o IFMS e a UNA. Na ocasião, também foi realizada uma visita técnica na sede da universidade, em Assunção, além de reuniões entre os gestores das instituições.
Em novembro do mesmo ano, acadêmicos de cursos de graduação do Campus Ponta Porã tiveram a oportunidade de estagiar na UNA. Selecionados via edital, os estudantes receberam auxílio para custear parte das despesas com hospedagem, alimentação, seguro saúde e passagens, e foram isentos do pagamento das taxas acadêmicas da universidade.
Em 2024, a parceria possibilitou que servidores do Campus Ponta Porã participassem de uma imersão em língua espanhola durante duas semanas em Assunção, capital do Paraguai. Além de realizar um curso do idioma, o grupo pôde conhecer a cultura paraguaia e visitar locais de valor turístico e histórico.
Novas oportunidades - Está aberta uma seleção que oferta bolsas de R$ 5 mil para quatro estudantes do IFMS realizarem, no mês de setembro, o estágio curricular obrigatório na Universidade Nacional de Assunção.
Matriculados nos cursos de bacharelado em Agronomia e tecnologia em Gestão do Agronegócio do Campus Ponta Porã que tenham interesse devem ler as regras no Edital nº 057/2025 e se inscrever via formulário eletrônico. O prazo de inscrições foi prorrogado até 13 de agosto.
No caso dos servidores do campus, a previsão é de que outro edital seja publicado na primeira quinzena de agosto para cinco vagas no curso de imersão, que deverá ocorrer em outubro. Os selecionados receberão auxílio financeiro e serão isentos do pagamento das taxas acadêmicas da UNA.
* Texto modificado às 8h33 de 08/08/2025 para alteração do prazo final de inscrições, que passou de 8 para 13 de agosto, de acordo com a retificação do cronograma do processo seletivo publicada no dia 07/08/2025, na Central de Seleção do IFMS.