Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta submissão de projetos em parceria com setor produtivo

Pesquisa e Extensão

Aberta submissão de projetos em parceria com setor produtivo

Docentes efetivos do IFMS podem submeter propostas até 14 de junho. Recurso institucional estimado é de R$ 100 mil.
por Laura Silveira publicado: 18/02/2019 11h04 última modificação: 18/02/2019 11h04

A partir desta segunda-feira, 18, está aberto o prazo para submissão de projetos de Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica (PAET) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O foco é o desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos e a transferência ao setor produtivo.

Os projetos devem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio da cooperação entre o IFMS e as instituições parceiras demandantes.

A submissão deve ser feita pelo coordenador de projeto - necessariamente, um docente efetivo do IFMS -, por meio do módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O prazo segue até 14 de junho.

O projeto pode incluir estudantes matriculados em cursos de nível médio e da graduação, com a indicação do coordenador.

Os demais requisitos para submissão da proposta constam no edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção.

Proposta - Deve ser apresentada conforme o modelo descrito no anexo 1 do edital. É preciso constar os planos de trabalho, ações e atividades a serem desenvolvidas por todos os membros da equipe do projeto, com período de execução máximo de até 12 meses a partir da homologação do resultado final.

A proposta precisa ainda conter um vídeo (pitch), que apresente as necessidades da instituição parceira demandante e a forma como o IFMS pretende resolvê-las. Todos os formulários para o cadastro e a submissão do projeto constam como anexos do edital e se encontram na Central de Seleção.

Serão apoiadas preferencialmente propostas inseridas em áreas temáticas estratégicas priorizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), listadas no edital.

Seleção - Será feita em três etapas. Serão verificadas a estrutura da proposta e a documentação apresentada, a avaliação do mérito (de acordo com os critérios de análise e julgamento descritos no edital de abertura) e do esforço da equipe gestora em contribuir para as ações de empreendedorismo e inovação no âmbito do IFMS.

As propostas serão classificadas em ordem decrescente, tendo como base sua pontuação final. Após a divulgação das inscrições deferidas, haverá um período para adequação dos projetos.

O resultado provisório está previsto para ser divulgado até 27 de agosto.

Os projetos selecionados deverão ser executados entre setembro deste ano a agosto de 2020.

Recurso - As propostas aprovadas serão financiadas com recursos totais estimados em R$ 100 mil. Os projetos selecionados terão o valor de financiamento de até R$ 12,5 mil, para custeio de material de consumo, como componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação ou serviços de terceiros.

As instituições parceiras demandantes devem apresentar também uma contrapartida mínima de 15% do valor do recurso total solicitado. As informações sobre a contrapartida econômica e/ou financeira deverão constar na proposta.

Serão concedidas bolsas nas modalidades pesquisador (apenas para o proponente), estudantes de nível superior e médio. Os valores são de R$ 600,00, R$ 400,00 e R$ 100,00, respetivamente, com a duração das bolsas variando de acordo com o tipo ofertado.