Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Naviraí passará a ofertar curso de Agronomia em 2018

Graduação

Campus Naviraí passará a ofertar curso de Agronomia em 2018

Outra opção do IFMS no município é o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Serão abertas 40 vagas para cada graduação, e ingresso será pelo Sisu.
por Cleyton Lutz publicado: 01/12/2017 11h14 última modificação: 01/12/2017 13h59

O Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) terá uma nova opção de curso superior a partir de 2018, quando a unidade passará a ofertar o bacharelado em Agronomia. Serão abertas 40 vagas para a graduação, que terá duração de cinco anos e aulas nos períodos matutino e vespertino.

Essa será a segunda opção de graduação do campus, que desde o ano passado oferece o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os interessados nos cursos deverão ficar atentos ao edital de abertura do processo seletivo, que deverá ser publicado na Central de Seleção do IFMS até a segunda quinzena de dezembro.

A seleção será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A previsão é as inscrições sejam abertas em janeiro. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter participado do útimo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Novidade – O bacharelado em Agronomia é uma demanda da comunidade local, de acordo com o diretor de Ensino do Campus Naviraí, Wagner Antoniassi. “Desde que o IFMS se instalou no município, em 2014, somos questionados sobre a abertura do curso de Agronomia. Trata-se de uma opção que surge para atender à comunidade e ao setor produtivo”.

O setor agropecuário é um dos componentes mais importantes da economia de Naviraí, que possui cooperativas voltadas à produção de fecularia, olerícolas e granjas. Também fazem parte das atividades econômicas da região a criação de gado, plantações de soja, milho, cana-de-açúcar, mandioca e extração de erva-mate.

“Para o desenvolvimento dessas atividades, é importante que os profissionais, engenheiros agrônomos, sejam capacitados a suprir as demandas locais e regionais, de maneira a melhorar a quantidade e a qualidade de alimentos produzidos, utilizar tecnologias atuais, absorver tecnologias futuras e priorizar a produção em um ambiente sustentável”, destaca o coordenador do curso, Renan de Souza.

As atividades do curso serão iniciadas no campus provisório do IFMS. Segundo Antoniassi, está em andamento a possível viabilização de uma área para que seja utilizada como fazenda-escola. A ideia é que a estrutura seja implantada próximo à sede definitiva do Instituto, que está sendo construída. A aquisição deverá ser feita com a colaboração de empresas locais e do poder público.

Sistemas de Informação – Outra opção em Naviraí é o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A graduação tem duração de três anos e aulas no período noturno.

O coordenador, Flávio Medeiros, destaca que o curso utiliza a informática como ferramenta essencial para desenvolver diversas atividades administrativas e operacionais. “Há uma grande solicitação do contexto socioeconômico para a formação de profissionais dessa área, a fim de atender à crescente demanda do mercado de trabalho”.

O professor ressalta ainda a importância de sistemas de informação eficientes no mercado atual, incluindo o agronegócio. “Grandes empresas locais procuram aumentar a melhoria de sistemas informatizados, gerando demanda de profissionais desta área. Especificamente as áreas de desenvolvimento de software e sistemas de informação apresentam-se como boas possibilidades de carreira no Brasil e, especialmente, em Mato Grosso do Sul”.

Outras vagas – O IFMS vai abrir mil vagas na graduação para o primeiro semestre de 2018. A oferta é 33% maior em comparação ao ano anterior, quando a instituição abriu 750 vagas para cursos superiores.

Serão oferecidas nove opções de cursos superiores de tecnologia, cinco de bacharelado e duas licenciaturas com vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

registrado em: , ,