Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerimônias marcam celebração dos 10 anos do IFMS nos campi

IFMS 10 anos

Cerimônias marcam celebração dos 10 anos do IFMS nos campi

Homenagens, formaturas e apresentações artísticas e culturais marcaram as comemorações da primeira década de funcionamento do IFMS em Aquidauana, Corumbá e Jardim.
por Juliana Aragão publicado: 01/03/2019 10h45 última modificação: 26/03/2019 11h37

Em Jardim, os 10 anos do IFMS foram comemorados com formatura de estudantes e homenagens - Fotos: João Carlos Velazquez

A semana foi de comemorações em três campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). As unidades de Aquidauana, Corumbá e Jardim celebraram a primeira década de funcionamento da instituição - criada pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 - com cerimônias que uniram homenagens, formaturas e apresentações artísticas e culturais.

O reitor Luiz Simão Staszczak, presente nas três cerimônias, ressaltou que o IFMS tem cumprido a missão de induzir o desenvolvimento das localidades onde está inserido por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

"O resultado aparece em cada formatura de estudantes. Nessa primeira década, mais de 7,5 mil pessoas se formaram e tiveram suas vidas transformadas por meio das oportunidades que o IFMS oferece. Que nos próximos anos, esse número possa ser multiplicado muitas vezes, em prol da educação profissional e do desenvolvimento do país", destacou.

“Não tenho vergonha alguma de dizer que antes de ingressar no IFMS eu não sabia nem ligar o computador, e hoje a tecnologia faz parte da minha rotina. Foi no Instituto também que tive a oportunidade de fazer um estágio, de onde saí empregada e com um aprendizado para a vida”, comentou Rejanes Cuevas, técnica em Edificações formada pelo IFMS em Jardim.

Em Jardim, os 10 anos do IFMS foram comemorados na noite dessa quinta-feira, 28, no Centro de Convenções Oswaldo Monteiro.

Na ocasião, além de prestadas homenagens, foram realizadas a diplomação de estudantes dos cursos técnicos integrados em Edificações e Informática, e a certificação de concluintes dos cursos de qualificação profissional em Operador de Computador, Inglês e Espanhol.

Uma das homenageadas foi Rejanes Cuevas Rodrigues, 35, que se formou técnica em Edificações no ano passado e ainda fez cursos de qualificação profissional em Desenhista da Construção Civil e Operador de Computador. 

“Não tenho vergonha alguma de dizer que antes de ingressar no IFMS eu não sabia nem ligar o computador, e hoje a tecnologia faz parte da minha rotina profissional. Foi no Instituto Federal também que tive a oportunidade de fazer um estágio, de onde saí empregada e com um aprendizado para a vida”, comentou Rejanes.

Sobre a homenagem, a técnica em Edificações que pretende cursar Arquitetura no IFMS só tem a agradecer. "Eu me sinto muito honrada, e em nome dos alunos egressos gostaria de agradecer a todos os professores e servidores da instituição por terem participado dessa fase tão importante de nossas vidas. Tenho certeza que muitas vitórias estão por vir".

O IFMS iniciou as atividades em Jardim em 2014, com a oferta de qualificação profissional. No ano seguinte, foram abertas as primeiras turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

As atividades em sede definitiva iniciaram em 2016, e no ano seguinte começaram a ser ofertadas vagas na graduação.

Em Aquidauana, cerimônia contou com homenagens e apresentações artísticas e culturais - Fotos: Cristiano Dranka

Aquidauana - A primeira década de funcionamento do IFMS foi celebrada pela comunidade na noite de quarta-feira, 27. No saguão do campus, estudantes e servidores puderam conferir uma linha do tempo com fotos e projeções de vídeos que contavam a história da unidade.

A cerimônia contou com apresentações do Coro Escola, do Grupo de Teatro Aquicênicas e do Grupo de Expressão Corporal do Campus Aquidauana. Na sequência, receberam homenagens servidores, estudantes, egressos e parceiros.

"Eu me formei em Sistemas para Internet em 2016, mesmo ano em que meu filho mais velho foi diplomado técnico em Informática. Em 2017, meu outro filho terminou o técnico em Informática e, atualmente, minha filha faz Edificações. Eu me sinto parte do IFMS", afirmou Ivanaldo da Costa, um dos homenageados em Aquidauana.

Entre os homenageados estavam quatro pessoas da família Figueiredo, sendo que três são ex-alunos e uma delas ainda estuda no IFMS. Ivanaldo Figueiredo da Costa, 47, e os três filhos cresceram junto com a instituição.

"Eu me formei em Sistemas para Internet em 2016, mesmo ano em que meu filho mais velho, Jhonattan, foi diplomado técnico em Informática. Em 2017, foi a vez do meu outro filho, Ivanaldo Jr., terminar o técnico em Informática e, atualmente, minha filha Jheniffer faz o técnico em Edificações. Eu me sinto parte do IFMS", afirmou o homenageado.

Ivanaldo destaca que, além de ofertar ensino de qualidade, o IFMS incentiva o estudante a buscar o conhecimento. "Nós não ficamos presos ao conteúdo da sala de aula. Por meio de projetos de pesquisa, os estudantes da instituição podem desenvolver soluções para os problemas do cotidiano".

O IFMS iniciou as atividades em Aquidauana em 2010, com a oferta de cursos a distância. Em 2011, tiveram início os cursos técnicos integrados e de graduação. A mudança para a sede definitiva ocorreu em 2013. Mais de mil estudantes são atendidos pelo IFMS no município e região.

Um dos destaques da unidade é o ex-aluno Luiz Fernando da Silva Borges, que se formou no curso técnico em Informática e foi reconhecido internacionalmente por pesquisas nas áreas Engenharia Biomédica e Neurociência.

Recentemente, o campus do IFMS em Aquidauana foi destaque no Programa Tecno Pop, produzido pela TV Escola. O programa mostrou a pesquisa desenvolvida pela estudante indígena, Sara Machado, que estuda a criação de biodigestores para levar fogões a gás às aldeias da região.

Em Corumbá, homenagens marcaram a celebração dos 10 anos do IFMS - Fotos: Felipe Senna

Corumbá - As comemorações no Campus Corumbá foram realizadas na última terça-feira, 26.

Depois de inaugurada a 'Galeria de Ex-Diretores', foram entregues homenagens aos primeiros diretores do campus, ex-alunos e parceiros.

"O IFMS transformou minha vida porque, além de obter conhecimento técnico, cresci como ser humano. Fiz iniciação científica, participei de projetos de extensão, de feiras. Sou grato pelo que a instituição me proporcionou e por ter feito parte dessa história", destacou o técnico em Metalurgia formado em Corumbá, Matheus Cristaldo.

Um dos homenageados foi Matheus Cristaldo, 20, técnico em Metalurgia formado pelo Campus Corumbá em 2017 e um dos seis alunos do IFMS aprovados no concurso da Marinha do Brasil no mesmo ano.

"O IFMS transformou minha vida porque, além de obter conhecimento técnico, cresci como ser humano. Fiz iniciação científica, participei de projetos de extensão, de feiras. Sou grato pelo que a instituição me proporcionou e por ter feito parte dessa história", destacou o cabo da Marinha.

A formação profissional oferecida no IFMS permitiu a Matheus colocar em prática o que aprendeu em sala de aula e nos laboratórios da instituição.

"Atuo no setor de fundição da oficina de máquinas da base fluvial de Ladário, no 6º Distrito Naval. Estudei fundição no curso técnico e estou colocando em prática tudo o que aprendi", explicou Matheus, que atualmente faz o curso superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos no IFMS.

As comemorações prosseguiram com a cerimônia de diplomação dos concluintes dos cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia, e de colação de grau dos acadêmicos dos cursos superiores de tecnologia em Análise de Sistemas e Processos Metalúrgicos.

O IFMS iniciou as atividades em Corumbá em 2010, com a oferta de cursos a distância. No ano seguinte, foram abertas as primeiras turmas de cursos técnicos integrados e de graduação. Atualmente, são mais de 900 estudantes atendidos pela instituição no município e região.

Em 2015, o Campus Corumbá foi destaque no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas obteve a maior nota entre os cursos da mesma área no país.

As atividades na sede definitiva tiveram início em 2018.

Comemorações - A previsão é que os demais campi do IFMS, localizados em Campo Grande, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, promovam eventos semelhantes até abril.

No dia 14 de dezembro do ano passado, o evento 'IFMS, transformando vidas', realizado em Campo Grande, celebrou a primeira década de funcionamento da instituição em Mato Grosso do Sul.

Além de homenagens a gestores, egressos e parceiros, a ocasião marcou o lançamento do novo vídeo institucional.

No final do ano, uma campanha disponibilizada no site do IFMS reuniu fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram as vidas transformadas pela instituição.

Em 2018, os Institutos Federais utilizaram um selo comemorativo criado pelo IFMS para divulgar as comemorações dos 10 anos de criação das instituições.

registrado em: , , ,