Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Elaine Cassiano é nomeada reitora pelos próximos quatro anos

Institucional

Elaine Cassiano é nomeada reitora pelos próximos quatro anos

Decreto da Presidência da República foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira, 26. Posse ocorrerá na próxima quinta-feira, 5, em Brasília.
por Juliana Aragão publicado: 27/11/2019 10h41 última modificação: 29/11/2019 11h10

Publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira, 26, o decreto da Presidência da República que nomeia a professora Elaine Borges Monteiro Cassiano reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) pelos próximos quatro anos. Será a primeira mulher eleita a ocupar o cargo na instituição.

A reitora nomeada explica que o processo de transição entra em uma nova fase, agora tática e operacional, em que serão agendadas reuniões específicas com os atuais gestores das pró-reitorias, diretorias sistêmicas e assessorias.

“Desde o final da campanha estamos realizando reuniões com gestores e servidores interessados em ajudar. Nossa intenção é dar continuidade aos fluxos e procedimentos, amparar a comunidade, fazer uma mudança segura. À medida que as conversas avançam, que a transição se consolida, serão implantadas as melhorarias necessárias e planejadas para a instituição", comentou Elaine.

“Nossa intenção é dar continuidade aos fluxos e procedimentos, amparar a comunidade, fazer uma mudança segura. À medida que a transição se consolida serão implantadas as melhorarias necessárias e planejadas para a instituição", comentou Elaine.

A posse de Elaine ocorrerá no dia 5 dezembro, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). Até que a reitora nomeada seja empossada, o reitor pro tempore Luiz Simão Stasczack permanece no cargo.

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, a reitora nomeada e o reitor pro tempore estarão em Brasília para participar da 102ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O DOU dessa terça-feira, 26, trouxe também a Portaria nº 1.310, na qual Luiz Simão nomeia os diretores-gerais pro tempore dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Os gestores permanecerão no cargo até que Elaine, quando empossada, nomeie os diretores-gerais eleitos.

Eleições - Elaine Cassiano foi eleita com 29,07% dos votos de estudantes, professores e técnicos-administrativos. A docente de Administração do Campus Campo Grande concorreu ao cargo com o então reitor Luiz Simão Staszczak, que obteve 27,35% dos votos, e com o professor Jiyan Yari, também da capital, que recebeu 9,28% dos votos.

A eleição para os cargos de reitor e diretor-geral de campus do IFMS foi realizada no dia 9 de outubro, nos dez campi e reitoria. Participaram da votação 44,20% dos 9.374 mil eleitores aptos a votar. A abstenção foi de 55,80%. O pleito registrou, ainda, 3,53% de votos brancos e nulos.

Currículo - Graduada em Administração, Elaine Cassiano é especialista em Gestão de Pessoas e Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de mestre em Gestão Agroindustrial pela Uniderp e doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Com experiência em Gestão, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico, a reitora eleita é coaching pela SBC. 

Docente do IFMS desde 2012, ministrou as disciplinas Sistemas Integrados de Gestão, Empreendedorismo e Metodologia da Pesquisa Científica. Na gestão, foi diretora do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação e diretora da Educação Superior.

* Texto atualizado para inclusão de informações sobre a posse da reitora nomeada.

registrado em: ,