Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e servidores de Campo Grande recebem dirigentes da reitoria

Reitoria Itinerante

Estudantes e servidores de Campo Grande recebem dirigentes da reitoria

Primeira Reitoria Itinerante realizada na sede definitiva do Campus Campo Grande abordou temas como planejamento institucional, infraestrutura da unidade e orçamento para 2018.
por Vinicius Vieira publicado: 02/10/2017 11h43 última modificação: 02/10/2017 13h37
Exibir carrossel de imagens Alessandro Riquelme Este foi o primeiro encontro na sede definitiva do campus da Capital

Este foi o primeiro encontro na sede definitiva do campus da Capital

Estudantes, professores e técnicos-administrativos do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) receberam na última sexta-feira, 29, gestores da reitoria para estreitar o diálogo e promover a integração entre as equipes das duas unidades.

Foi a primeira Reitoria Itinerante realizada na sede definitiva do campus da Capital, que entrou em funcionamento no fim do mês de julho. O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, esteve acompanhado dos dirigentes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas para abordar o planejamento estratégico institucional.

Segundo Simão, o IFMS está implantando a metodologia do ciclo PDCA, composto por quatro etapas: P, do verbo plan, ou planejar; D, do verbo do, ou executar; C, do verbo check, ou analisar; e A, do verbo act, ou agir para correção de erros.

“Esta ferramenta facilita o entendimento de como deve estar estruturado o planejamento do IFMS para o alcance das metas institucionais. Estamos no início da implantação da análise crítica de resultados e indicadores, que irá fomentar a inteligência estratégica para tomada de decisões”, explicou Simão.

De acordo com o reitor, todas as etapas do planejamento do IFMS, que inclui o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Plano de Desenvolvimento dos Campi e o Plano Anual Específico, devem ter como elemento norteador a missão do IFMS.

“Os nossos macroprocessos de governança, de apoio e os finalísticos - de ensino, pesquisa e extensão - devem estar integrados e orientados para as demandas que a sociedade nos apresenta, como a formação de profissionais capacitados para as necessidades dos setores produtivos e sociais do Estado”, analisou.

Orçamento – Outro assunto abordado pelo reitor durante as reuniões com servidores e estudantes foi o orçamento do IFMS e a necessidade de fontes alternativas de recursos que não dependam diretamente do definido pelo Ministério da Educação, por meio da Matriz Conif.

“Até o momento, está sinalizada a manutenção da verba de 2017 para o custeio da instituição no próximo ano mas, por enquanto, não há previsão orçamentária para investimento em obras e aquisição de equipamentos”, disse.

Simão ressaltou, entretanto, que as verbas para a cobertura da quadra poliesportiva do campus e a construção da área de convivência previstas no plano diretor de infraestrutura da unidade, que somadas ultrapassam R$ 1 milhão em investimento, estão garantidas.

“Este investimento foi possível por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), que não estava originalmente previsto no orçamento para 2017. Para os próximos anos, será necessário pensar em alternativas. Temos intensificado nossa agenda com os parlamentares federais e estaduais”, disse.

Durante o encontro com representantes de turmas e do grêmio estudantil, além de melhorias na infraestrutura, Simão ouviu demandas por mais segurança externa e pelo reordenamento do trânsito na região do campus e apresentou ações já tomadas pela gestão.

“O poder municipal já foi oficiado em mais de uma ocasião, no sentido de que haja a melhoria na sinalização das ruas do entorno. Também já solicitamos análise quanto às linhas de ônibus que atendem a unidade”, explicou.

Segundo o reitor, é preciso que os estudantes reforcem essas solicitações junto aos órgãos responsáveis no município.

Reuniões setoriais – A programação da Reitoria Itinerante incluiu ainda reuniões de trabalho entre os representantes de cada pró-reitoria e diretoria sistêmica com os respectivos setores responsáveis pela operacionalização das ações no campus. No total, foram cerca de quatro horas de diálogos e encaminhamentos.

Participaram os pró-reitores de Administração, José Jorge Garcia; de Ensino, Delmir Felipe; de Extensão, Airton Vinholi; de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka; de Desenvolvimento Institucional, Daniela Amaro; além do diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Wiliam Dias, e de representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas.

Reitoria Itinerante – A ação pretende aperfeiçoar as atividades desenvolvidas e, consequentemente, melhorar os resultados acadêmicos e institucionais.

Este ano, além de Campo Grande, foram visitados os campi Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá. Mais informações estão disponíveis na página da Reitoria Itinerante