Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes em Corumbá podem fazer Informática ou Metalurgia

Exame de Seleção 2020

Estudantes em Corumbá podem fazer Informática ou Metalurgia

Inscrições no Exame de Seleção 2020, prova para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS, podem ser feitas até 6 de novembro.
por Juliana Aragão publicado: 25/09/2019 13h06 última modificação: 30/09/2019 15h51

Os estudantes que estão prestes a concluir o ensino fundamental em Corumbá e no município vizinho, Ladário, têm duas opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Para o primeiro semestre do ano que vem, a instituição oferece 40 vagas para o técnico em Informática e outras 40 vagas para Metalurgia.

As inscrições no Exame de Seleção 2020, prova para ingresso nesse tipo de curso, estão abertas até 6 de novembro.

No curso técnico integrado, o estudante cursa o ensino médio junto com o curso técnico escolhido. Com o certificado em mãos, é possível trabalhar na área ou ingressar em um curso de graduação.

O técnico em Informática será oferecido no período matutino e o técnico em Metalurgia no período vespertino, porém para a distribuição da carga horária total de cada curso existe a possibilidade de o estudante ter aulas também no contraturno.

No curso técnico em Informática, Yara (de óculos) teve a oportunidade de fazer pesquisa 

No curso técnico em Informática, o estudante aprende a desenvolver programas e fazer a manutenção de computadores, além de instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos, e redes em locais de pequeno porte. O técnico pode atuar em empresas de assistência técnica, além de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

“Desenvolvi um jogo de cartas para crianças disléxicas e um projeto sobre a psicopatia em relação à genética”, cita Yara da Cunha, aluna de Informática.

Yara da Cunha, 18, aluna do 8º semestre de Informática, sempre foi fã de tecnologia. No IFMS, as disciplinas que mais gosta são as que tratam de linguagem e programação. Na pesquisa, foram duas experiências.

“Como trabalho de conclusão de curso, desenvolvi um jogo de cartas para crianças disléxicas, e também já apresentei um projeto sobre a psicopatia em relação à genética na feira científica promovida pelo IFMS aqui em Corumbá”.

Frequentadora assídua da biblioteca do campus, Yara se prepara agora para concluir o curso técnico e ingressar na faculdade de Fisioterapia.

Daniel, aluno de Metalurgia, destaca a motivação dos professores como diferencial do IFMS 

No curso técnico em Metalurgia o estudante conhece todos os processos de produção na área, desde a extração e o beneficiamento de minérios à transformação de metais. Em aulas teóricas e práticas, o aluno aprende a classificar matérias-primas, controlar a qualidade de processos metalúrgicos, operar equipamentos e prestar assistência técnica.

“A estrutura do campus é incrível, pretendo aproveitar ao máximo todas as oportunidades oferecidas”, destaca o estudante de Metalurgia, Daniel da Silva.

Daniel da Silva, 17, cursa o 4º semestre de Metalurgia. Optou por esse curso porque tinha curiosidade pela área. Uma das experiências mais gratificantes no IFMS foi ter participado de um projeto de extensão.

“O objetivo era levar o conhecimento em Química a demais escolas de Corumbá. Participei com muita alegria e foi um aprendizado tanto para eles quanto para mim”, relembra o estudante que destaca também a motivação dos professores no IFMS. “Eles nos dão apoio tanto no estudo quanto no emocional. A estrutura do campus é incrível, pretendo aproveitar ao máximo todas as oportunidades oferecidas”.

Exame de Seleção 2020 - O IFMS oferta, ao todo, 1.440 vagas em 11 diferentes opção de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Metalurgia.

Além dessas opções, o IFMS passa a ofertar, a partir de 2020, dois novos cursos no Campus Coxim: o técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que será ofertado no lugar do técnico em Informática, e o técnico em Aquicultura, já ofertado pelo campus na modalidade subsequente.

Para saber mais, acesse as páginas dos cursos técnicos integrados do IFMS.

Requisitos - Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

Inscrições - Devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção.

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil até 7 de novembro.

Será concedida isenção da taxa de inscrição aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública. A isenção deve ser solicitada até 10 de outubro, no ato da inscrição. 

Confira abaixo o passo a passo das inscrições:

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Prova - Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro.

Na página do Exame de Seleção 2020 estão disponíveis mais informações sobre os cursos ofertados e as provas anteriores do processo seletivo.

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é .

Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino¹ 40
Técnico em Informática Vespertino² 80
Técnico em Mecânica Matutino¹ 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino¹ 40
Técnico em Metalurgia Vespertino² 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino² 40
Técnico em Aquicultura Vespertino² 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino² 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 80
Vespertino² 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Agricultura Matutino ¹ 40
Vespertino ² 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino² 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino¹ 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino² 80

1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.