Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes embarcam para estágio em Portugal

Internacionalização

Estudantes embarcam para estágio em Portugal

No primeiro estágio internacional oferecido pelo IFMS, dez estudantes irão desenvolver atividades no Instituto Politécnico de Bragança entre os meses de outubro e novembro.
por Paulo Gomes publicado: 27/09/2019 08h10 última modificação: 13/02/2020 10h43
  • O grupo saiu de Campo Grande na noite dessa quinta-feira, 26 - Foto: Alessandro Riquelme

Dez estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) embarcam nesta sexta-feira, 27, para uma experiência educativa internacional. Eles foram selecionados para realizar o estágio curricular – obrigatório para a conclusão dos cursos técnicos e de licenciatura – no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Este é o primeiro estágio internacional oferecido pelo IFMS após a celebração do Acordo Geral de Cooperação Técnica com o IPB, assinado simbolicamente no dia 30 de maio. 

"Além da experiência acadêmica, esses jovens terão a oportunidade de vivenciar outra cultura, refletir sobre a própria cultura e ainda ter em seus currículos um estágio internacional, o que aumenta as chances de empregabilidade", destaca o assessor de Relações Internacionais, Flávio Rocha.

O assessor de Relações Internacionais do IFMS, Flávio da Rocha, lembra que esta é mais uma ação do processo de internacionalização da instituição.

"O estágio internacional é importante para que nossos estudantes saibam, por exemplo, como o outro país lida com questões como o uso da tecnologia no mundo do trabalho. E além da experiência acadêmica, esses jovens terão a oportunidade de vivenciar outra cultura, refletir sobre a própria cultura e ainda ter em seus currículos um estágio internacional, o que aumenta as chances de empregabilidade", destaca o assessor.

No processo de internacionalização, cursos de línguas, intercâmbios e outras atividades também são oferecidos a servidores e estudantes.

Seleção  - Foi feita por meio de edital publicado na Central de Seleção do IFMS. Foram ofertadas 13 vagas e disponibilizados dez auxílios financeiros, um para cada campus da instituição. 

Puderam concorrer estudantes dos cursos técnicos integrados e da licenciatura em Química. Dez foram selecionados e nove receberam o auxílio para a viagem.

Cada um dos estudantes recebeu isenção nos pagamentos das taxas acadêmicas cobradas em Portugal e R$ 8 mil para  hospedagem, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas e outras despesas. 

O estágio será realizado na cidade de Bragança, localizada a 500 quilômetros de Lisboa. As atividades serão desenvolvidas nos meses de outubro e novembro.

Estágio Curricular Obrigatório – Tem como objetivo de complementar a formação acadêmica do estudante, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato com a vida profissional.

A participação em estágios está prevista nos projetos pedagógicos dos cursos ofertados no IFMS. No caso do estágio curricular obrigatório, a carga horária precisa ser cumprida para que o estudante consiga a aprovação e o diploma de conclusão de curso.

Experiência – Para a maioria dos selecionados, sair do Brasil – e até mesmo viajar de avião – é uma novidade. Com o apoio do IFMS, esses estudantes voltarão ao Brasil com uma bagagem capaz de enriquecer o currículo e a vida.

Samara, Dourados
"Essa é minha primeira vez viajando de avião e para fora do país. É uma experiência nova para mim. Minha família acredita que é uma oportunidade única e muito proveitosa. Eles ficaram muito felizes em saber da viagem. Nesta viagem quero ganhar conhecimentos e, sem sombra de dúvidas, será um grande diferencial na carreira".
Samara Mayer Paz
Curso Técnico de Informática para Internet, Dourados

 

Brenda, Coxim
"Essa será minha terceira viagem de avião, todas pelo IFMS e minha primeira viagem para fora do país. Para mim foi sensacional e para a minha família mais ainda, pois sempre tive um sonho de estudar fora. Espero adquirir mais conhecimento na minha área e aprender sobre a cultura do local. Será um diferencial na minha carreira".
Brenda Karylla Pereira da Rosa
Licenciatura em Química, Coxim

 

Mariele, Campo Grande
"Nunca viajei de avião e nunca sai do país. O IFMS está nos dando o suporte necessário, sempre ressaltando nosso cuidado e segurança. Espero aprender coisas novas sobre a minha área. Eles têm um laboratório que mexe com módulos fotovoltaicos e isso seria muito interessante pois é o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso".
Mariele Andressa de Oliveira Farias
Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, Campo Grande

 

Tainara, Três Lagoas
"Esta será a minha primeira viagem de avião e também a primeira para fora do país. O IFMS está nos dando todo o suporte, sempre preocupados com nossa segurança e tirando todas as nossas dúvidas. Com essa oportunidade de passar dois meses em Portugal, espero ampliar meu conhecimento tendo um contato com uma instituição".
Tainara Martins Bernardo
Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, Três Lagoas

 

Bruno, Ponta Porã
"É uma oportunidade única e será uma bela complementação para nosso currículo também. O IFMS está nos dando o suporte necessário, sempre ressaltando nosso cuidado e segurança na ida para Portugal. Eu espero aprender coisas novas sobre a minha área. Estou muito empolgado"!
Bruno Alan Ocampos Lopes
Curso Técnico Integrado em Agricultura, Ponta Porã

 

Atos, Aquidauana
"Eu nunca viajei de avião e muitos menos fui para fora do país. Foi uma coisa muito boa e muito inesperada. Minha mãe até chorou, pois isto, é uma oportunidade muito boa que não aparece toda hora. E isso com certeza nos ajudará futuramente em nossos serviços".
Atos Eduardo Gonçalo Sadhias
Curso Técnico em Informática, Aquidauana

 

Manoela, Corumbá
"Essa é minha primeira viagem de avião e para fora do país também. Para minha mãe a notícia foi inesperada, só contei quando saiu o resultado final. No primeiro momento ela não deixou, mas pra falar a verdade eu iria de qualquer jeito. Espero aprender coisas novas e com certeza esse estágio será um diferencial para meu currículo".
Manoela da Silva Carvalho
Curso Técnico Integrado de Metalurgia, Corumbá

 

Lara, Nova Andradina
"Nunca viajei de avião, mas já fui para fora do país. No início, minha família ficou surpresa com a notícia e, mesmo com receio de como tudo seria, em momento algum eles deixaram de me apoiar. O Instituto Federal também me incentivou, dando todo o suporte necessário. Espero poder contribuir cientificamente e culturalmente".
Lara Gabrielle Caetano Lemes
Curso Técnico em Agropecuária, Nova Andradina

 

Ayllon, Naviraí
"Nunca viajei de avião e para fora do país, só 'os Paraguai' da vida. O campus foi exemplar, me ajudando sempre de todas as formas possíveis. Durante o estágio pretendo evoluir pessoalmente e academicamente".
Ayllon Scherwinski
Curso Técnico Integrado de Informática para Internet, Naviraí

 

Pedro Ivo
"Nunca viajei de avião ou para o exterior. Meus familiares foram extremamente receptivos e me auxiliaram muito. O IFMS teve atuação exemplar. O pessoal da Assessoria Internacional é extremamente solícito. Além de somatório para o currículo, o IPB é uma potência tecnológica, local propício para a obtenção de novos conhecimentos".
Pedro Ivo
Licenciatura em Química, Coxim