Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Qualificação profissional é tema de ação com famílias do Programa Vale Renda

Compromisso social

Qualificação profissional é tema de ação com famílias do Programa Vale Renda

Campus Jardim realiza série de palestras sobre formação profissional com beneficiários do programa do Governo Estadual.
por Osvaldo Sato publicado: 22/05/2018 09h22 última modificação: 22/05/2018 09h35

Estimular o ingresso de famílias de baixa renda em cursos de formação profissional e tecnológica. Este é o principal objetivo de uma iniciativa do Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que teve início nessa segunda-feira, 21, no município.

A ação será composta por um ciclo de quatro palestras a serem realizadas até a próxima sexta-feira, 25, em escolas públicas do município. O público-alvo são as famílias beneficiárias do Programa Vale Renda, do Governo Estadual.

“Este público, muitas vezes, entende a importância da qualificação profissional, mas não conhece as formas de acessar ou obter as formações necessárias", analisou a assistente social do IFMS em Jardim, Priscila Kuroishi, responsável pela ação.

A primeira atividade, realizada no auditório local da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), reuniu cerca de 50 pessoas. Além de ressaltar a importância da qualificação profissional, o evento apresentou as oportunidades de formação oferecidas pelo IFMS.

"A qualificação profissional pode melhorar a vida destas pessoas, com novas chances de adentrar o mercado de trabalho, gerar renda para suas famílias, enfim, abrir horizontes de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social", avaliou a assistente social Priscila Kuroishi, responsável pela ação.

"A qualificação profissional pode melhorar a vida destas pessoas, com novas chances de adentrar o mercado de trabalho, gerar renda para suas famílias, enfim, abrir horizontes de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social", avaliou Priscila.

Nesta terça-feira, 22, a palestra será na Escola Municipal Chaquib Kadri; na quarta-feira, na Escola Estadual Coronel Juvêncio; concluindo, a palestra na sexta-feira será na Escola Estadual Antonio Pinto Pereira. Todas as ações ocorrem no período vespertino.

A expectativa, segundo a organizadora, é de que até o final da semana, as 500 famílias atendidas pelo Programa Vale Renda na região participem da palestra.

Compromisso Social – Um dos cinco valores que norteiam a ação institucional do IFMS, o Compromisso Social é contemplado em diversas ações e programas institucionais, em especial as Políticas de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas, como as cotas.

Na assistência ao estudante, como forma de estimular a permanência e êxito, o IFMS destina, em 2018, R$ 4,6 milhões, valor este 7,8% maior do que no ano anterior.

Deste montante, R$ 3,1 milhões são para oferta dos auxílios para estudantes, em áreas como alimentação, moradia e transporte. O restante será investido em projetos de extensão, de pesquisa e visitas técnicas, participação em eventos e outros auxílios. Além disso, o IFMS destina parte do investimento para confecção de uniformes, entregues gratuitamente aos estudantes.

Já para ações afirmativas, 50% das vagas ofertadas no ensino médio e no curso superior são destinadas a estudantes que venham de escolas da rede pública. Desse total, a instituição destina cotas para pessoas que comprovem baixa renda ou que tenham algum tipo de deficiência, além das cotas destinadas aos autodeclarados como pretos, pardos ou indígenas.

registrado em: ,