Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS seleciona projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

Pesquisa e Extensão

IFMS seleciona projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

Foram contempladas dez propostas de cinco campi, voltadas à solução de problemas reais do setor produtivo e da sociedade.
por Cleyton Lutz publicado: 04/09/2019 13h49 última modificação: 04/09/2019 13h52

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na última sexta-feira, 30, na Central de Seleção, o resultado final da seleção de projetos de Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica (Paet). Foram aprovadas dez propostas dos campi Campo Grande, Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Por meio do edital nº 009/2019, o IFMS investirá R$ 103,4 mil no desenvolvimento dos projetos, com a concessão de bolsas aos coordenadores, estudantes participantes e custeio para o desenvolvimento dos propostas. A seleção prevê ainda a contrapartida de, no mínimo, 15% do valor total por parte das instituições ou empresas demandantes.

Foram selecionados projetos que visam à solução de problemas reais do setor produtivo e da sociedade, com foco no desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos e sua transferência ao setor produtivo. 

Em sua quarta edição, a seleção para a Pesquisa Aplica e Extensão Tecnológica registrou o maior número de propostas selecionadas em 2019. 

“Foi a primeira vez que tivemos mais inscritos do que vagas disponíveis. Isso mostra que professores e empresas começam a conhecer o edital e usá-lo para resolver seus problemas. A demanda existe, o que ocorre é que muitas vezes os empresários não sabem a quem recorrer”, apontou o diretor de Empreendedorismo e Inovação do IFMS, Matheus Neivock. 

“Foi a primeira vez que tivemos mais inscritos do que vagas disponíveis. Isso mostra que professores e empresas começam a conhecer o edital e usá-lo para resolver seus problemas. A demanda existe, o que ocorre é que muitas vezes os empresários não sabem a quem recorrer”, apontou o diretor de Empreendedorismo e Inovação, Matheus Neivock. 

A execução das propostas aprovadas começa neste mês e segue até agosto de 2020. 

Projetos - Das dez propostas selecionadas, quatro são do Campus Três Lagoas. Uma delas, “Solução computacional para visualização de parâmetros físico-químicos aplicado a pecuária de corte”, baseia-se na aplicação da tecnologia 4.0 – entendida como a fase de digitalização do setor produção – na agropecuária.  

“Buscamos levar a tecnologia da informação ao produtor rural de tal forma que possibilite que ele melhores seus resultados na produção de bovinos, consequentemente aumentando os lucros. Com a implantação do sistema, a propriedade rural estará apta a adotar métodos para aplicação da agropecuária 4.0”, informou o responsável pelo projeto, Marcio Oliveira, professor de Informática da unidade.  

A proposta dará continuidade a um protótipo desenvolvido em edições anteriores do edital, voltado a medir parâmetros da água consumida por bovinos, mirando a utilização de inteligência artificial em fases futuras. O projeto tem como empresa demandante a Tecboi Certificadora, que fica no município.  

Parceria - Outros projetos aprovados darão prosseguimento a parcerias já firmadas. É o caso de dois deles, que serão desenvolvidos em Naviraí, tendo como demandante a Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul), sediada no município, e que participa do edital como parceira do IFMS pela segunda vez.  

Um dos selecionados é o “Implementação do modelo de balanço hídrico climatológico de Thornthwaite e Mather no aplicativo IFClima”. O objetivo é acrescentar informações ao aplicativo, em desenvolvimento desde 2017, para que os produtores da região possam tomar decisões e realizar o planejamento da maneira mais adequada.  

“O balanço hídrico é a contabilização da entrada e saída de água no solo em um determinado período. É uma variável extremamente importante para a agricultura, uma vez que a irrigação, as datas de plantio e a escolha dos melhores locais de semeadura ocorrem em função dessa variável”, explicou o coordenador do projeto e docente de Ciências Agrárias do Campus Naviraí, Lucas Aparecido.  

A primeira versão do aplicativo IFClima já está disponível para ser baixada gratuitamente.

Outro projeto, este submetido pela primeira vez e que também será desenvolvido em parceria com a Copasul, intitula-se “Desenvolvimento de dispositivo para limpeza automática de painéis fotovoltaicos”.  

A proposta se baseia no crescimento da implantação e utilização de energia solar tanto residencial quanto industrial, visando ao desenvolvimento de um protótipo automatizado para limpezas periódicas de baixo custo. 

“A deposição de impurezas na superfície das placas fotovoltaicas é um grande problema, pois diminui a eficiência da geração de energia elétrica. Para realização de limpezas, surge a necessidade da automatização, diminuído custo, riscos e perdas”, destacou o idealizador da proposta, Guilherme Torsoni, professor de Física do campus.

A pesquisa aplicada abrangerá silos da cooperativa localizados em Amandina, distrito de Ivinhema, e no município de Novo Horizonte do Sul.

Confira todos os projetos aprovados no edital de Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica do IFMS:

Campi Projeto Coordenador Demandante
Coxim Fascom SysVisa Gilson dos Santos Fundo Municipal de Saúde de Coxim
Campo Grande Desenvolvimento de estações meteorológicas para monitoramento das condições climáticas para prática de voo livre Matheus Neivock Blue Sky - Escola de Voo Livre
Campo Grande AcquaFruit: condicionamento eficiente de frutas no ambiente escolar a partir do Projeto Lanche Solidário Robson Felix Arlon César de Oliveira
Naviraí Desenvolvimento de dispositivo para limpeza automática de painéis fotovoltaicos Guilherme Torsoni Copasul
Naviraí Implementação do modelo de Balanço Hídrico Climatológico de Thornthwaite e Mather no aplicativo IFClima Lucas Aparecido Copasul
Ponta Porã Manejo de fungicidas no controle da ferrugem asiática da soja Antonio Viegas Neto Ciarama Insumos
Três Lagoas Reciclagem mecânica de PU para recobrimentos de telhados Fausto Catto Metalfrio Solutions
Três Lagoas Projeto e implementação de novos controladores de carga solar utilizando controle via abordagem LMI Paulo Gonçalves Solenergia Projetos
Três Lagoas Estudo da curva tensão versus corrente para melhoria da eficiência em sistemas fotovoltaico Estelio Amorim Nodel Soluções em Engenharia
Três Lagoas Solução computacional para visualização de parâmetros físico-químicos aplicado a pecuária de corte Marcio Oliveira Tecboi Certificadora