Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para comissões eleitorais terminam nesta sexta-feira

Eleições 2019

Inscrições para comissões eleitorais terminam nesta sexta-feira

Servidores e estudantes podem se candidatar a membros das comissões eleitorais que conduzirão processo de consulta aos cargos de reitor e diretor-geral dos dez campi do IFMS.
por Juliana Aragão publicado: 31/07/2019 09h18 última modificação: 31/07/2019 09h18

Termina nesta sexta-feira, 2, o prazo para registro de candidaturas a membros das comissões eleitorais que conduzirão o processo de consulta aos cargos de reitor e diretor-geral dos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Podem se candidatar docentes e técnicos-administrativos do quadro de pessoal ativo permanente e estudantes matriculados em cursos técnicos e superiores.

São impedidos de participar das comissões funcionários terceirizados, ocupantes de cargos de direção sem vínculo permanente com o IFMS, professores substitutos, servidores enquadrados em uma das situações previstas nos arts. 81 a 95 da Lei n° 8.112/90, e estudantes de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e extensão.

As normas do processo de escolha das comissões estão publicadas na Resolução nº 18/2019, do Conselho Superior (Cosup) – publicada no Boletim de Serviço nº 32/2019 –, e foram elaboradas pela comissão preparatória do processo de consulta, instituída no final de maio.

As inscrições devem ser feitas na Página do Candidato, da Central de Seleção

A lista preliminar dos candidatos será publicada no dia 5 de agosto, e a final no dia 8.

Votação - Será realizada no dia 9 de agosto, nos dez campi e na reitoria. A previsão é que o resultado preliminar seja publicado no mesmo dia.

Poderão votar docentes e técnicos-administrativos do quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância.

A classificação dos titulares e suplentes será feita em ordem decrescente de votos obtidos.

O resultado final está previsto para 15 de agosto.

Entenda como serão formadas as comissões eleitorais locais:

Campi
- três representantes do corpo docente;
- três representantes do corpo técnico-administrativo; e
- três representantes dos estudantes (com, no mínimo, 16 anos completos).

Reitoria
- três representantes do corpo técnico-administrativo.

Os membros eleitos para cada comissão eleitoral local decidirão entre si, em reunião agendada para 16 de agosto, quais representantes integrarão a comissão eleitoral central, que será responsável por elaborar as normas e procedimentos das eleições, definir o cronograma e coordenar todo o processo.

Eleições - O cronograma desta primeira etapa do processo de consulta para os cargos de reitor e diretor-geral do IFMS foi aprovado pela Resolução do Cosup nº 17/2019.

Os novos dirigentes, eleitos por servidores e estudantes da instituição, terão mandato de quatro anos.

Mais informações estão disponíveis na página Eleições 2019.

Cronograma - 1ª etapa da consulta para reitor e diretores-gerais

Etapa Data
Deflagração do processo de eleições 29 de julho
Inscrições dos candidatos às comissões eleitorais locais 30 de julho a 2 de agosto