Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reuniões com comunidade interna e assinatura de convênios marcam ação em Dourados

REITORIA ITINERANTE

Reuniões com comunidade interna e assinatura de convênios marcam ação em Dourados

Reitor e representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas do IFMS estiveram no Campus Dourados nessa quarta e quinta-feira, 8 e 9, para mais uma etapa da Reitoria Itinerante 2017.
por Juliana Aragão publicado: 10/11/2017 13h01 última modificação: 01/12/2017 10h58
IFMS

Na oitava etapa da ação Reitoria Itinerante 2017, dirigentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estiveram no Campus Dourados nessa quarta e quinta-feira, 8 e 9, para uma série de reuniões com docentes, técnicos-administrativos e estudantes da unidade.

Acompanhado por representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas, o reitor Luiz Simão Staszczak conversou com a comunidade interna sobre a importância do planejamento estratégico para a melhoria dos serviços prestados pela instituição.

"Temos o desafio de encontrar mecanismos para continuarmos nossa missão de formar cidadãos que vão fazer a diferença para a sociedade, estejam onde estiverem", comentou o reitor Luiz Simão Staszczak.

"Nós, gestores, temos o desafio de adotar metodologias para que façamos a análise crítica dos resultados das nossa ações e, a partir daí, saber se é preciso reformular a estratégia ou seguir em frente. Os relatórios de gestão, documentos elaborados todos os anos para envio aos órgãos de controle, é uma das ferramentas para essa autoanálise institucional", reforçou o reitor em reunião com os gestores do campus.

No encontro com os servidores da unidade, Luiz Simão também destacou as dificuldades de se fazer novos investimentos diante das restrições orçamentárias.

"Sabemos que o Campus Dourados precisa de mais blocos e, consequentemente, mobiliário e equipamentos para laboratórios. Não só aqui, mas as outras nove unidades do Instituto Federal também têm que ser ampliadas. Nós estamos em um esforço contínuo de buscar orçamento junto aos parlamentares da bancada federal do Estado para que possamos fazer novos investimentos nos campi", explicou o reitor.

Luiz Simão lembrou ainda que a implantação de uma fundação ligada ao IFMS, possibilidade que está sendo analisada pelos órgãos colegiados da instituição, é o caminho mais curto para a captação de recursos que poderão ser usados para o desenvolvimento de novos projetos. "Temos o desafio de encontrar mecanismos para continuarmos nossa missão de formar cidadãos que vão fazer a diferença para a sociedade, estejam onde estiverem", comentou.

Nas reuniões setoriais, representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas fizeram o alinhamento de processos com os respectivos gestores responsáveis pela operacionalização das ações no campus.

Parcerias - Durante a Reitoria Itinerante, foram firmados Acordos de Cooperação Técnica entre o IFMS e a Prefeitura Municipal de Dourados e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito. Assinaram os documentos a prefeita, Délia Razuk, e o diretor-geral da Agetran, Carlos Fábio Selhorst dos Santos. 

No acordo celebrado com a Prefeitura, o IFMS se compromete a ofertar o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Promotor de Vendas a estudantes de uma escola municipal. Serão abertas 40 vagas e a previsão é que as aulas tenham início ainda este mês.

Pela parceria firmada com a Agetran, professores do Campus Dourados deverão desenvolver, até fevereiro de 2018, um jogo digital voltado à educação no trânsito. O jogo educativo será disponibilizado aos 28 mil estudantes matriculados nas 45 escolas da rede municipal de ensino.

"Acreditamos que essa seja só a primeira parceria para o desenvolvimento de jogos educativos, uma vez que a partir de 2018 o Campus Dourados irá oferecer o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais. É a oportunidade de transferirmos o conhecimento produzido no IFMS para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento local e regional", destacou o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo.

Na visita a Dourados, o reitor do IFMS também se reuniu com a reitora do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), Rosa Maria D’Amato De Déa.

Codir - A 3ª Reunião Extraordinária do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFMS foi realizada durante a Reitoria Itinerante, por videoconferência.

Foram encaminhados ao Conselho Superior sete processos:

  • Regimento Interno da Incubadora de Empresas do IFMS (TecnoIF)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Gestão de Organizações (Dourados)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Formação inicial e Continuada (FIC) em Português como Língua Adicional Básico
  • Projeto Pedagógico do Curso de Pedreiro de Alvenaria (Aquidauana)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Inglês Intermediário (Corumbá)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Desenhista de Topografia (Aquidauana) 
  • Projeto Pedagógico do Curso de Espanhol Intermediário (Corumbá)

Reitoria Itinerante - Tem como objetivo aperfeiçoar as atividades desenvolvidas e, consequentemente, melhorar os resultados acadêmicos e institucionais do IFMS.

Este ano, foram visitados os campi Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande. O próximo a ser visitado será Aquidauana, nos dias 28 e 29 deste mês.